Colton Herta confirmou o favoritismo e fez a pole do GP de Nashville. Neste sábado (7), o americano apareceu justamente no Fast Six, na hora que precisava, virando 1min13s684 e sobrando para cima dos rivais. Foi a sexta pole da carreira do jovem da Andretti.
Scott Dixon foi muito bem e se colocou na segunda posição, ainda que mais de 0s5 distante de Herta. Álex Palou foi terceiro nos tempos, mas, punido pela troca de motor, vai partir de nono. A segunda fila, assim, terá Alexander Rossi e Felix Rosenqvist, com Romain Grosjean logo atrás.
Na primeira corrida após saber que não fica na Meyer Shank em 2022, Jack Harvey larga em sexto, seguido por Simon Pagenaud. Vice-líder do campeonato, Pato O’Ward sai em oitavo, com James Hinchcliffe em décimo e Will Power atrás.
Josef Newgarden tinha a vaga no Fast Six nas mãos, mas bateu no fim do Q2 e, punido, sai em 12º. Helio Castroneves vai partir da 15ª colocação em sua segunda prova em 2021.
O GP de Nashville está marcado para este domingo, com largada às 18h30 (em Brasília).
Confira como foi a definição do grid em Nashville
Com um ligeiro atraso de 10 minutos, a classificação do GP de Nashville teve início às 17h40 (em Brasília). O primeiro grupo vinha formado por Josef Newgarden, Scott McLaughlin, Dalton Kellett, Pato O’Ward, Helio Castroneves, Felix Rosenqvist, Álex Palou, Will Power, Graham Rahal, Alexander Rossi, Santino Ferrucci, Jimmie Johnson e Max Chilton.
O calor fortíssimo continuava ali, na casa dos 31ºC. E também seguia por lá a tendência de muitas batidas e bandeiras vermelhas. Não deu nem tempo de ninguém registrar volta rápida quando Johnson estampou o muro, arrebentando sua Ganassi.
Com o americano fora, a ação recomeçava faltando só 3 minutos, ou seja, seriam duas voltas para cada um e aí sairiam os seis classificados para a segunda fase da definição do grid. E tudo ficou ali para o estouro do cronômetro.
Palou, que perde seis posições no grid por troca de motor, foi para a ponta com 1min15s339, seguido muito de perto por Rossi e O’Ward. Rosenqvist, que já tinha andado muito bem no TL2, foi quarto, com Newgarden e Power colocando a Penske no Q2.
Apesar da confusão toda, não foi um grupo de tanta surpresa. Caíram, assim, Rahal, Castroneves, Ferrucci, Kellett, Chilton, McLaughlin e Johnson, claro.
Dixon ameaça domínio de Herta
O segundo grupo foi para a pista logo na sequência. Nele estavam Marcus Ericsson, Scott Dixon, Sébastien Bourdais, Ed Jones, Rinus VeeKay, Conor Daly, Simon Pagenaud, Colton Herta, James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay, Jack Harvey, Takuma Sato, Romain Grosjean e Cody Ware.
O início foi bem embolado, com VeeKay puxando o ritmo, ainda longe do ideal, acima de 1min16s. Grosjean era outro que aparecia bem, mas parecia questão de tempo até que Herta, que sobrou no TL1 e no TL2, tomasse conta das ações.
Herta, então, achou uma volta que parecia imbatível, em 1min14s7, liderando o grupo quase que até o fim. Quase porque Dixon resolveu surgir e, com 1min14s667, ficou com a melhor marca da primeira fase. Herta, Harvey, Hinch, Pagenaud e Grosjean completaram um top-6 de um grupo, ao menos em tese, mais fraco que o primeiro.
Hunter-Reay, Bourdais, Ericsson, Daly, VeeKay, Sato, Jones e Ware ficaram pelo caminho, sendo que Ericsson e VeeKay, de certa forma, foram decepções importantes.
Newgarden bate e cai no Q2
Depois de um tempinho para preparação dos carros, o Q2 foi à pista com três Andretti, três Penske, duas Ganassi, duas McLaren, a Dale Coyne de Grosjean e a Meyer Shank de Harvey. Ali, Herta já resolveu sair na frente, mandando a marca de 1min15s4.
Ainda de pneus duros, Palou tomava o controle das ações com 1min15s2. Estava claro que os tempos cairiam muito e que, no fim das contas, os dois minutos finais seriam cruciais, com os compostos mais velozes sendo usados.
Palou novamente foi o mais rápido, com 1min14s4. Aí vinham Rossi, Herta, Dixon e Rosenqvist. Até ali, tudo nos conformes. Havia, porém, um mistério em volta da sexta colocação.
É que Newgarden foi sexto, mas estampou o carro no muro. Começava, ali, uma longa investigação: o americano, que não causou bandeira vermelha, atrapalhou alguém? Grosjean esperava a resposta para saber se ia ou não ao Fast Six.
Depois de bons 10 minutos, a resposta: Newgarden perdia a volta mais rápida e caía para 12º, com Grosjean avançado à disputa da pole. Harvey, Pagenaud, O’Ward, Hinch e Power fizeram companhia ao americano entre os eliminados.
Herta é pole em Nashville
Palou e Dixon até chegaram com certa moral para o Fast Six pelo desempenho na classificação e conseguiram colocar bom ritmo nos momentos iniciais da decisão da pole. Só que, quando a onça bebeu água, lá estava Herta para tirar da cartola algo que nenhum outro ali tinha.
Com 1min13s684, o americano da Andretti fez, de longe, o melhor tempo do fim de semana, sobrando para a pole. Dixon bateu Palou, mas aquilo era mera formalidade, já que o catalão estava punido pela troca de motor. Melhor para Rossi, Rosenqvist e Grosjean, que ganharam uma posição no grid liderado por Herta em Nashville.
Indy 2021, GP de Nashville, Grid de largada:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:13.684 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:14.233 | +0.549 |
3 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:14.665 | +0.981 |
4 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:15.005 | +1.321 |
5 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:15.398 | +1.714 |
6 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:15.131 | +1.447 |
7 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:15.135 | +1.451 |
8 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:15.191 | +1.507 |
9 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:14.632 | +0.948 |
10 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:15.326 | +1.642 |
11 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:15.502 | +1.818 |
12 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:15.506 | +1.822 |
13 | G RAHAL | RLL Honda | 1:16.110 | +2.426 |
14 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:15.498 | +1.814 |
15 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:16.348 | +2.664 |
16 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:15.606 | +1.922 |
17 | S FERRUCCI | RLL Honda | 1:16.465 | +2.781 |
18 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:15.638 | +1.954 |
19 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:17.152 | +3.468 |
20 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:15.669 | +1.985 |
21 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:17.555 | +3.871 |
22 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:15.703 | +2.019 |
23 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:18.190 | +4.506 |
24 | T SATO | RLL Honda | 1:15.850 | +2.166 |
25 | J JOHNSON | Ganassi Honda | ||
26 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:15.877 | +2.193 |
27 | C WARE | Dale Coyne Honda | 1:18.093 | +4.409 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Mid-Ohio?