Herta bate Rossi e crava pole em 1-2 da Andretti no grid de Laguna Seca. Palou é 4º

Colton Herta bateu Will Power no detalhe no Fast Six e assegurou a pole em Laguna Seca. Na briga pelo título, Álex Palou sai em quarto, com Pato O'Ward pouco atrás, em sexto

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Colton Herta fez valer o favoritismo construído durante a classificação e garantiu a pole do GP de Laguna Seca. Neste sábado (18), o americano virou 1min10s799 e comandou o 1-2 da Andretti no grid de largada, com Alexander Rossi novamente andando forte em um misto.

Will Power sai em terceiro, seguido pelos dois principais favoritos ao caneco da Indy 2021: Álex Palou, o líder, e Pato O’Ward, o vice, quarto e sexto no grid, respectivamente. Entre os dois, Oliver Askew, bem de novo com a RLL.

Ainda com chances matemáticas de título, Marcus Ericsson vai largar em sétimo, com Scott Dixon logo atrás. O top-10 ainda tem Simon Pagenaud e Max Chilton, bem de novo com a Carlin.

Dos candidatos ao título, quem mais se complicou foi Josef Newgarden, classificando muito mal pela segunda vez consecutiva. O americano vai largar só em 17º, quatro posições atrás de Romain Grosjean, que também não avançou ao Q2.

Helio Castroneves vai em busca de mais uma corrida de recuperação, saindo de 22º no grid. A largada do GP de Laguna Seca está prevista para 16h (em Brasília) deste domingo (19). A TV Cultura transmite.

Colton Herta sai na pole em Laguna Seca (Foto: IndyCar)

Confira como foi a definição do grid em Laguna Seca

A classificação do GP de Laguna Seca começou pontualmente às 18h05 (em Brasília), com o esquema de dois grupos na primeira fase, classificando os seis melhores de cada grupo. No primeiro estavam: Josef Newgarden, Pato O’Ward, Scott Dixon, Felix Rosenqvist, Marcus Ericsson, Graham Rahal, Sébastien Bourdais, Simon Pagenaud, Colton Herta, Takuma Sato, Ryan Hunter-Reay, Jimmie Johnson e Romain Grosjean. Três candidatos ao título, pois.

Com os pneus duros, o destaque ficou para Grosjean, virando 1min12s4. De todo modo, uma volta ainda bem lenta perto do que foi visto nos treinos livres, ou seja: definição seria nos pneus macios.

Rahal começou na frente no primeiro giro dos macios, mas vinha Herta voando para baixar da casa de 1min11s e se garantir na segunda fase. Restava ver quem mais conseguiria. Foi aí que Rahal, O’Ward, Ericsson, Pagenaud e Dixon, no limite, fizeram bonito.

E Newgarden, de forma quase que inacreditável, repetia Portland e caía fora de cara, em nono no grupo, junto com Grosjean, Rosenqvist, Hunter-Reay, Bourdais, Sato e Johnson.

Josef Newgarden ficou no Q1 de novo (Foto: IndyCar)

Palou avança no limite para o Q2

O segundo grupo foi para a pista logo na sequência, com 14 carros: Scott McLaughlin, Dalton Kellett, Álex Palou, Helio Castroneves, Will Power, Ed Jones, Rinus VeeKay, Conor Daly, Oliver Askew, Alexander Rossi, James Hinchcliffe, Max Chilton, Callum Ilott e Jack Harvey.

Novamente, tempos bem pouco relevantes com os pneus duros, com Palou em 1min12s1. Daly, que optou por uma tática diferente e calçou os macios mais cedo, liderava com 1min11s6, com Castroneves fazendo o mesmo logo atrás.

Quando todo mundo colocou macios, os tempos foram melhorando gradativamente. E aí surgiu Askew, brilhando em sua segunda prova pela RLL, virando 1min11s0. Rossi, Chilton, Power, Hinch e Palou também avançaram. O líder seguia em frente, na bacia das almas, só 0s03 mais veloz que Jones.

Além de Jones, McLaughlin, líder do TL2, Daly, Harvey, Castroneves, VeeKay, Ilott e Kellett também acabaram eliminados logo de cara no Q1.

Scott Dixon ficou no Q2 e larga em oitavo (Foto: IndyCar)

Palou e O’Ward avançam, Dixon e Ericsson caem

A segunda fase foi iniciada às 18h43, com três Ganassi, três Andretti, duas RLL, duas Penske, a Carlin de Chilton e a McLaren de O’Ward. Askew foi quem começou com os macios mais cedo, ditando o ritmo dos primeiros minutos da sessão.

Quando todos colocaram os macios, Askew ainda segurou a ponta mais alguns minutos, mas logo começou a cair. Power, Palou e Rossi baixaram da casa de 1min11s e dificilmente ficariam de fora do Fast Six. No fim, Herta foi para a ponta com 1min10s585, avançando com Power, Palou, Askew, Rossi e O’Ward.

Ericsson e Dixon, que ainda têm alguma chance de taça, ficaram no Q2, com Pagenaud, Chilton, Hinch e Rahal também eliminados. A briga pela pole teria os dois primeiros colocados na tabela.

Pato O’Ward sai do sexto posto (Foto: IndyCar)

Herta brilha e busca mais uma pole

Na hora da decisão, ficou claro que Herta era o cara a ser batido. Sem surpresas, o americano tomou conta da definição da pole na reta final, depois de Power achar boa volta no início.

Mas Power nem a primeira fila conseguiu, com Rossi arrumando o segundo lugar, 0s2 mais lento que o companheiro de Andretti. A briga, então, ficava direta entre Palou e O’Ward, pelo quarto lugar. O catalão levou a melhor, com Pato ainda punido e caindo para sexto, atrás de Askew.

Indy 2021, GP de Laguna Seca, Monterey, Grid de largada:

1C HERTAAndretti Honda1:10.799 
2A ROSSIAndretti Honda1:10.995+0.196
3W POWERPenske Chevrolet1:11.132+0.333
4A PALOUGanassi Honda1:11.332+0.533
5O ASKEWRLL Honda1:11.894+1.095
6P O’WARDMcLaren Chevrolet1:24.272+13.473
7M ERICSSONGanassi Honda1:11.258+0.459
8S DIXONGanassi Honda1:11.277+0.478
9S PAGENAUDPenske Chevrolet1:11.307+0.508
10M CHILTONCarlin Chevrolet1:11.309+0.510
11J HINCHCLIFFEAndretti Honda1:11.457+0.658
12G RAHALRLL Honda1:12.593+1.794
13R GROSJEANDale Coyne Honda1:11.530+0.731
14E JONESDale Coyne Honda1:11.469+0.670
15F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet1:11.545+0.746
16S McLAUGHLINPenske Chevrolet1:11.577+0.778
17J NEWGARDENPenske Chevrolet1:11.550+0.751
18C DALYCarpenter Chevrolet1:11.592+0.793
19R HUNTER-REAYAndretti Honda1:11.672+0.873
20J HARVEYMeyer Shank Honda1:11.669+0.870
21S BOURDAISFoyt Chevrolet1:11.978+1.179
22H CASTRONEVESMeyer Shank Honda1:11.807+1.008
23T SATORLL Honda1:12.144+1.345
24R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:12.284+1.485
25J JOHNSONGanassi Honda1:12.287+1.488
26C ILOTTJuncos Chevrolet1:12.356+1.557
27D KELLETTFoyt Chevrolet1:12.606+1.807
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.