Herta confirma favoritismo e crava pole do GP de Detroit da Indy. Newgarden sai em 3º
Colton Herta confirmou o favoritismo da Andretti e derrotou Álex Palou na disputa da pole-position do GP de Detroit. Josef Newgarden sai em terceiro, enquanto brasileiros acabaram eliminados no primeiro segmento
O americano Colton Herta confirmou o favoritismo e vai largar na pole-position do GP de Detroit da Indy. Na sessão realizada na tarde deste sábado (1), o piloto da Andretti, que já tinha liderado o treino livre 2, anotou o tempo de 1min00s547 para chegar ao número de 12 poles na carreira.
Líder do campeonato e vencedor do GP de Detroit em 2023, o espanhol Álex Palou é quem divide a primeira fila com Herta. O atual campeão levou a Ganassi ao segundo posto, com tempo apenas 0s152 mais lento que do americano.
Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden disputou a pole com a Penske, mas vai sair da terceira posição, após anotar tempo 0s413 mais lento que o de Herta. A segunda fila será inteira da equipe, já que o neozelandês Scott McLaughlin sai da quarta colocação.
Hexacampeão e atualmente em segundo no Campeonato de Pilotos, Scott Dixon sai de quinto com a Ganassi, enquanto Kyle Kirkwood largará em sexto com a Andretti após cometer um erro no Fast 6 e ter as principais voltas deletadas.
De volta ao grid, o francês Théo Pourchaire impressionou ao se colocar na sétima posição com a McLaren, quase indo para a disputa da pole. Ele dividirá a quarta fila junto do bicampeão Will Power, da Penske. Marcus Ericsson e Santino Ferrucci completam o top-10.
Uma semana após a traumática derrota na Indy 500, Pato O’Ward sofreu com um problema nos freios e vai largar apenas em 12º. O mexicano da McLaren dividirá a fila com o dinamarquês Christian Lundgaard, que foi a melhor RLL da sessão.
O brasileiro Pietro Fittipaldi, da RLL, acabou eliminado ainda no primeiro segmento. Apesar de reclamar de um bloqueio de Scott Dixon, não conseguiu avançar e vai sair em 15º. De volta aos circuitos de rua, Helio Castroneves também foi eliminado na primeira fase, e parte em 25º com a Meyer Shank
O GP de Detroit da Indy tem largada marcada para às 13h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO e transmissão de ESPN, TV Cultura e Star+ no Brasil.
Q1: Castroneves e Fittipaldi ficam pelo caminho
Grupo 1: Kyle Kirkwood, Théo Pourchaire, Scott McLaughlin, Will Power, Josef Newgarden, Alexander Rossi, Romain Grosjean, Rinus VeeKay, Christian Rasmussen, Santino Ferrucci, Kyffin Simpson, Linus Lundqvist e Tristan Vautier
O início do grupo 1 aconteceu às 13h15 (de Brasília, GMT-3). De cara, apenas Rinus VeeKay e Santino Ferrucci foram para a pista de pneus macios. Na primeira metade do período de dez minutos, a liderança era de Will Power com 1min01s279. McLaughlin, Kirkwood, Ferrucci, VeeKay e Pourchaire eram os classificados.
Os tempos começaram a cair com todos de pneus macios, e quem surpreendeu foi Pourchaire. Com 1min00s700, o campeão da Fórmula 2 liderou o grupo, puxando McLaughlin, Newgarden, Kirkwood, Power e Ferrucci para a próxima fase.
Grupo 2: Colton Herta, Álex Palou, Agustín Canapino, Christian Lundgaard, Scott Dixon, Graham Rahal, Marcus Ericsson, Pato O’Ward, Marcus Armstrong, Felix Rosenqvist, Pietro Fittipaldi, Sting Ray Robb, Helio Castroneves, Jack Harvey
Após a revisão dos resultados do Grupo 1, a bandeira verde só surgiu às 13h33. Fittipaldi e Robb optaram pelos pneus macios de cara. Ainda com marcas bem altas, a volta mais rápida era a de Lundgaard, com 1min01s443. Herta, Palou, Robb, Dixon e O’Ward eram os classificados de forma provisória.
Todos partiram para as voltas finais com pneus macios. Quem ficou com a marca mais rápida foi Álex Palou, com 1min00s347. Lundgaard, Herta, Ericsson, O’Ward e Dixon também se classificaram. Pietro Fittipaldi ficou em nono, enquanto Castroneves foi 13º.
Fast 12: Pourchaire bate na trave. O’Ward sofre
A disputa no Fast 12 foi ferrenha desde o início, com Lundgaard mais uma vez surpreendendo e se colocando como favorito ao marcar 1min01s166 para liderar a sessão, à frente de McLaughlin, Power, Pourchaire, Kirkwood e Palou, que eram os classificados de forma provisória.
Com 3min45s para o fim, veio a bandeira vermelha. Pato O’Ward errou na curva 5 e acabou passando reto após um princípio de incêndio nos freios, abandonando a disputa. Após 2 minutos, veio a bandeira verde. A Andretti mostrou força e ficou com os tempos mais rápidos. Herta foi líder com 1min00s230, Kirkwood passou com 1min00s399. Dixon, McLaughlin, Palou e Newgarden também se classificaram.
Fast 6:
A disputa da pole-position teve início às 14h18. Ainda com tempos muito altos, Scott McLaughlin foi o mais rápido com 1min01s304. Herta, mostrando o ritmo forte de todo o fim de semana, foi ao topo com 1min01s116, mas a liderança não durou muito por causa de Palou, Kirkwood e Newgarden. Todos melhores que o americano.
No minuto final, Herta cravou 1min00s547 e foi ao topo novamente. Com 43 segundos restantes para o fim, Kirkwood rodou sozinho e passou reto na curva 9. Foi definido que cada piloto ainda teria uma chance de volta cronometrada antes da bandeira quadriculada. Porém, ninguém foi capaz de desbancar Colton.
INDY 2024, GP DE DETROIT, CLASSIFICAÇÃO:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:00.547 | |
2 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:00.699 | +0.152 |
3 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:00.960 | +0.413 |
4 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:01.334 | +0.786 |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:01.390 | +0.843 |
6 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:04.292 | +3.745 |
7 | T POURCHAIRE | McLaren Chevrolet | 1:00.734 | +0.187 |
8 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:00.761 | +0.214 |
9 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:00.850 | +0.303 |
10 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:01.035 | +0.488 |
11 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:01.166 | +0.619 |
12 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:03.047 | +2.500 |
13 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:01.393 | +0.846 |
14 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:01.368 | +0.821 |
15 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:01.493 | +0.946 |
16 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:01.556 | +1.009 |
17 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:01.590 | +1.043 |
18 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:01.740 | +1.193 |
19 | G RAHAL | RLL Honda | 1:01.133 | +0.586 |
20 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:01.604 | +1.057 |
21 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 1:01.744 | +1.193 |
22 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 1:01.629 | +1.082 |
23 | S RAY ROBB | Foyt Chevrolet | 1:01.845 | +1.298 |
24 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:01.968 | +1.431 |
25 | T VAUTIER | Dale Coyne Honda | 1:02.209 | +1.662 |
26 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 1:02:118 | +1.581 |
27 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:01.777 | +1.230 |