Herta confirma favoritismo e faz pole com 1-2 da Andretti no GP de Toronto da Indy
Colton Herta confirmou o favoritismo e forma um 1-2 da Andretti na primeira fila do GP de Toronto com a pole-position. Pietro Fittipaldi vai largar do 23º lugar
Depois de dominar os treinos livres, Colton Herta é o pole-position do GP de Toronto da Indy. O americano da Andretti cravou 59s543 no Fast 6 e confirmou que vai largar em primeiro no circuito de rua montado no Exhibition Place, no Canadá. É a 14ª pole do piloto na categoria e a segunda em sequência.
A Andretti, inclusive, tem motivos além da pole de Herta para comemorar, já que o companheiro de equipe Kyle Kirkwood cravou 59s673 e vai dividir a primeira fila com o compatriota no domingo. A equipe não vence na Indy desde que o próprio Kirkwood saiu com o triunfo no GP de Nashville de 2023.
O sueco Felix Rosenqvist emplacou outra classificação forte com a Meyer Shank e vai largar do terceiro lugar, lado a lado com o neozelandês Scott McLaughlin, da Penske, que parte em quarto. Em uma terceira fila surpreendente, o francês Romain Grosjean sai do quinto lugar com a Juncos, junto do americano David Malukas, da Meyer Shank.
Josef Newgarden, de Penske, não avançou para a disputa da pole e largará do sétimo lugar, lado a lado com Graham Rahal, da RLL. O australiano Will Power, da Penske, parte do nono posto junto do surpreendente Agustín Canapino, da Juncos.
Hexacampeão, Scott Dixon foi eliminado ainda no primeiro segmento. O neozelandês da Ganassi não conseguiu avançar na fase de grupos e vai largar em 13º no domingo. Ele dividirá fila com o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, que também não conseguiu prosseguir após ser bloqueado por diversos pilotos na volta rápida que teve.
Atual líder do campeonato, o bicampeão Álex Palou vai largar apenas de 18º. O espanhol da Ganassi tinha avançado para o Fast 12, mas foi punido por ter bloqueado O’Ward e acabou eliminado na fase de grupos, largando em um posto desfavorável.
O brasileiro Pietro Fittipaldi, da RLL, vai largar da 23ª posição. Mais uma vez, ele não conseguiu avançar do primeiro segmento da classificação e será forçado a tentar uma corrida de recuperação no domingo.
O GP de Toronto da Indy tem largada marcada para às 13h30 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi a classificação da Indy em Toronto:
Q1: Palou é punido. O’Ward e Dixon ficam pelo caminho
Grupo 1: Kyle Kirkwood, Scott Dixon, Scott McLaughlin, Josef Newgarden, Marcus Armstrong, David Malukas, Felix Rosenqvist, Hunter McElrea, Christian Rasmussen, Nolan Siegel, Santino Ferrucci, Toby Sowery e Pietro Fittipaldi
Após um leve atraso por conta de ajustes na pista, a bandeira verde foi dada às 15h52. Ainda na volta de aquecimento, o estreante Hunter McElrea atingiu a barreira de pneus na curva 9, causando a primeira bandeira vermelha da sessão. Foram 3 minutos de interrupção. Na primeira metade do grupo, Kyle Kirkwood tinha a liderança, seguido por Rasmussen, McLaughlin, Dixon, Newgarden e Malukas, que avançavam provisoriamente.
Na hora dos pneus macios, Kyle Kirkwood avançou novamente em primeiro com 1min00s169. McLaughlin, Rasmussen, Rosenqvist, Malukas e Newgarden garantiram a classificação, deixando Scott Dixon de fora.
Grupo 2: Colton Hetta, Will Power, Álex Palou, Rinus VeeKay, Christian Lundgaard, Pato O’Ward, Marcus Ericsson, Graham Rahal, Agustín Canapino, Romain Grosjean, Linus Lundqvist, Sting Ray Robb, Kyffin Simpson e Théo Pourchaire
O grupo 2 foi liberado às 16h11. Robb, Simpson e Pourchaire se arriscaram de pneus macios logo de cara. Herta tinha o melhor tempo com 1min00s502, seguido por Power, Palou, Ericsson, Grosjean e Rahal.
Na hora dos pneus macios, Will Power ficou com a volta mais rápida em 1min00s065. Ericsson, Herta, Palou, Rahal e Grosjean conseguiram avançar. O’Ward, muito atrapalhado pelo tráfego, ficou de fora. A direção de prova acabou revendo os bloqueios a Pato, e puniu Palou, promovendo Canapino ao Fast 12.
Fast 12: Newgarden e Power ficam de fora
O Fast 12 teve início às 16h38. Nenhum piloto optou pelos pneus macios de cara. Herta tinha o tempo mais rápido em 1min00s036. Kirkwood, Rasmussen, Grosjean, Rahal e McLaughlin avançavam naquele momento.
Quando os pneus macios vieram, Rosenqvist surpreendeu a todos com 59s596, assumindo a liderança. Kirkwood, Grosjean, Herta, McLaughlin e Malukas formavam o Fast 6, frustrando Newgarden e Power, que ficaram de fora.
Fast 6: Herta Pole
Logo no início do Fast 6, Romain Grosjean passou reto na curva 9, mas evitou a bandeira amarela e o muro. Kirkwood e Malukas surpreenderam e partiram para a pista de pneus duros. De cara, Herta virou a referência com 1min00s073 e tinha a pole provisória.
Com os pneus macios, os tempos caíram. Kirkwood surgiu em primeiro com 59s673, mas não foi suficiente para tirar Colton Herta, que com 59s543, cravou a pole-position e o 1-2 da Andretti.
INDY 2024, GP DE TORONTO, CLASSIFICAÇÃO:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 59.543 | |
2 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 59.673 | +0.130 |
3 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 59.825 | +0.282 |
4 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 59.908 | +0.365 |
5 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:00.001 | +0.458 |
6 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | 1:00.210 | +0.667 |
7 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 59.879 | +0.336 |
8 | G RAHAL | RLL Honda | 1:00.032 | +0.489 |
9 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:00.131 | +0.588 |
10 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:00.287 | +0.744 |
11 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:00.336 | +0.793 |
12 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:00.433 | +0.890 |
13 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:00.573 | +1.030 |
14 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:00.643 | +1.100 |
15 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:00.738 | +1.195 |
16 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:00.751 | +1.208 |
17 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:01.007 | +1.464 |
18 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:00.833 | +1.290 |
19 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 1:01.240 | +1.697 |
20 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:00.950 | +1.407 |
21 | T SOWERY | Dale Coyne Honda | 1:01.336 | +1.793 |
22 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:01.084 | +1.541 |
23 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:01.379 | +1.836 |
24 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 1:01.209 | +1.666 |
25 | H McELREA | Dale Coyne Honda | Sem tempo | |
26 | T POURCHAIRE | McLaren Chevrolet | 1:01.607 | +2.064 |
27 | S RAY ROBB | Foyt Chevrolet | 1:01.735 | +2.192 |