Herta desbanca Canapino na reta final e lidera TL1 do GP de Indianápolis
Primeira atividade da Indy em Indianápolis foi marcada por três bandeiras vermelhas praticamente em sequência, Colton Herta ficou com a liderança
Atual líder do campeonato, Colton Herta liderou o primeiro treino livre do GP de Indianápolis, realizado na manhã desta sexta-feira (10). Já na reta final da atividade, o americano marcou o tempo de 1min09s286 e desbancou o surpreendente argentino Agustín Canapino, da Juncos, para colocar a Andretti no topo da tabela.
Vencedor da prova em cinco ocasiões diferentes, o australiano Will Power levou a Penske ao terceiro lugar, com tempo de 1min09s393. Logo atrás, veio o neerlandês Rinus VeeKay, de Carpenter. Quem finalizou o top-5 em Indianápolis foi o sueco Marcus Ericsson, companheiro de Herta na Andretti.
Relacionadas
Christian Lundgaard colocou a RLL no sexto posto, deixando o top-6 com carros de cinco equipes diferentes. Vencedor da corrida mais recente, no Alabama, Scott McLaughlin foi o sétimo colocado, de Penske. Felix Rosenqvist, Alexander Rossi e Santino Ferrucci fecharam o top-10.
O brasileiro Pietro Fittipaldi ficou na 18ª posição. O piloto da RLL marcou o tempo de 1min09s962. Ele ficou à frente do companheiro de equipe Graham Rahal, que com problemas de motor, deu apenas 3 giros na atividade.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
As atividades em Indianápolis retornam ainda nesta sexta-feira com o treino lider 2, marcado para começar às 14h20 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi o TL1 do GP de Indianápolis da Indy:
A primeira atividade da Indy durante o mês de maio teve início às 10h30 [horário de Brasília, -3 GMT], com todos os carros indo à pista assim que a bandeira verde foi agitada. Deram uma volta de instalação e retornaram aos boxes para ajustes iniciais.
Só depois de sete minutos de treino livre que alguns pilotos voltaram a acelerar em Indianápolis, sendo Sting Ray Robb, Kyffin Simpson e Luca Ghiotto os três primeiros a deixarem os boxes.
A sessão só começou a ser agitada com 15 minutos, quando Josef Newgarden foi à pista e cravou 1min10s142. Na sequência, baixou para 1min09s8152, mas a terceira volta rápida foi interrompida por rodar na curva 13. A direção de prova colocou regime de bandeira vermelha aos 16min19s de TL1, já que o #2 ficou parado entre a grama e o asfalto.
Após paralização de 3min19s, a bandeira verde permitiu os carros a voltarem à pista. Cerca de cinco minutos depois, nova bandeira vermelha: Graham Rahal perdeu potência na reta principal e parou na saída dos boxes. Newgarden seguia líder, à frente de Christian Rasmussen, Théo Pourchaire, Christian Lundgaard e Tom Blomqvist, que formavam o top-5.
A pista foi liberada restando 47 minutos para o fim do TL1. Marcus Armstrong foi um dos que foram à pista, mas retornou aos boxes, com um pequeno incêndio no carro — logo controlado, mas que fez o neozelandês permanecer por bom tempo no pit. Nova bandeira vermelha.
Foram quase sete minutos de paralização, até os carros serem liberados com cerca de 37min30s para o fim. Com o TL1 ‘travado’ pelos incidentes, apenas Simpson, Rahal, Armstrong e Alexander Rossi ficaram nos boxes e as posições se alternaram bastante. Com meia hora para o fim, Newgarden seguia na frente, mas Lundgaard pulou ao segundo lugar, ao registrar 1min09s955.
Rasmussen cravou 1min10s007 foi ao terceiro posto, à frente de Felix Rosenqvist, com 1min10s048, e Agustín Canapino, que fez 1min10s154 com a Juncos. Nesse momento, Pietro Fittipaldi, que ocupava o 22º lugar, fritou os pneus na entrada da curva 12.
Rinus Veekay assumiu a liderança da atividade com 26 minutos para o final, com 1min09s787. Newgarden melhorou, 1min09s815, mas caiu para o segundo lugar, logo à frente de Álex Palou, que fez 1min09s936. Lundgaard, Rasmussen, Rosenqvist, Colton Herta, Canapino, Pourchaire e Jack Harvey completavam o top-10.
Scott Dixon, enfim, apareceu somente com 20 minutos para o fim. O destaque não foi por um ótimo tempo — com 1min10s256, estava em 11º —, mas por deixar o carro praticamente de lado durante a volta. O neozelandês segurou no braço para não rodar.
Foram praticamente dez minutos sem alterações significativas nas primeiras posições, até que Pato O’Ward assumiu o terceiro lugar, com 1min09s9069, usando pneus macios com 15min para o fim. Com o mesmo composto, Fittipaldi pulou para sexto — 1min09s962. No giro seguinte, o mexicano foi para a liderança com 1min09s719.
Com menos de 10 minutos para o fim, Will Power surgiu com o tempo de 1min09s393 e assumiu a ponta, mas foi superado pelo surpreendente Agustín Canapino, que com 1min09s371, tirou o bicampeão do primeiro posto. O sonho do argentino em terminar a sessão em primeiro não durou tanto, com Herta reassumindo a liderança com 1min09s286.
INDY 2024, GP DE INDIANÁPOLIS, TREINO LIVRE 1:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:09.286 | 15 | |
2 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:09.371 | +0.085 | 19 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:09.393 | +0.107 | 21 |
4 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:09.419 | +0.133 | 14 |
5 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:09.468 | +0.182 | 23 |
6 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:09.478 | +0.192 | 23 |
7 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:09.507 | +0.221 | 20 |
8 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 1:09.577 | +0.291 | 17 |
9 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:09.661 | +0.375 | 16 |
10 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:09.664 | +0.378 | 22 |
11 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:09.719 | +0.433 | 21 |
12 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:09.729 | +0.443 | 21 |
13 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:09.798 | +0.512 | 19 |
14 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:09.815 | +0.529 | 20 |
15 | T BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | 1:09.824 | +0.538 | 23 |
16 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:09.855 | +0.569 | 30 |
17 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:09.936 | +0.650 | 20 |
18 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:09.962 | +0.676 | 22 |
19 | T POURCHAIRE | McLaren Chevrolet | 1:10.062 | +0.776 | 31 |
20 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 1:10.169 | +0.883 | 23 |
21 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:10.268 | +0.982 | 19 |
22 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:10.275 | +0.989 | 24 |
23 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 1:10.321 | +1.035 | 24 |
24 | L GHIOTTO | Dale Coyne Honda | 1:10.553 | +1.267 | 32 |
25 | G RAHAL | RLL Honda | 1:10.782 | +1.496 | 3 |
26 | S RAY ROBB | Foyt Chevrolet | 1:11.300 | +2.014 | 21 |
27 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 6:09.572 | +300.286 | 2 |