Herta desbanca Ericsson e lidera TL2 da Indy em Toronto. Castroneves é 20º
Colton Herta superou Marcus Ericsson nos minutos finais e ficou com o tempo mais rápido do treino livre 2 da Indy em Toronto. Classificação nas ruas canadenses está marcada para 15h00 (de Brasília)
A Andretti seguiu no topo dos treinos livres da Indy em Toronto, mas agora com Colton Herta. O piloto do carro #26 cravou 1min00s047 nos minutos finais da sessão disputada na manhã deste sábado (16), no Canadá, e ficou no topo da tabela da última atividade antes da classificação.
Herta tirou a liderança das mãos de Marcus Ericsson. O sueco líder do campeonato ficou na segunda posição com a Ganassi, seguido pelas Penske de Will Power e Scott McLaughlin. O surpreendente Christian Lundgaard, da RLL, fechou o top-15.
Relacionadas
O hexacampeão Scott Dixon foi sexto, seguido por Graham Rahal, David Malukas, Felix Rosenqvist e o líder da sexta-feira Alexander Rossi, que finalizou o top-10. O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi apenas o 20º colocado na atividade da manhã deste sábado. Ele anotou o tempo de 1min01s231.
Os carros voltam à pista para a classificação, que está agendada para 15h00 (de Brasília, GMT -3).
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
LEIA MAIS: Indy oficializa aumento do treino livre 1 para 75 minutos em circuitos mistos e de rua
Saiba como foi o treino livre 2 do GP de Toronto:
O início do treino livre foi atrasado em mais de 30 minutos após reparos na pista por conta de um acidente durante uma corrida de uma das categorias de suporte do fim de semana. Pelas 11h33 (de Brasília), a bandeira verde surgiu para os 45 minutos de atividade.
Os primeiros cinco minutos de sessão tiveram marcas ainda muito altas, e que terminaram com Colton Herta na ponta, cravando 1min02s110 com a Andretti. Kyle Kirkwood, da Foyt, tomou a ponta em seguida ao anotar 1min01s761, mas durou pouco, com Herta surgindo novamente em primeiro, com 1min01s512.
Enquanto David Malukas, da Dale Coyne, virou o novo líder, o atual campeão Álex Palou, da Ganassi, chamou atenção ao tocar o muro duas vezes e danificar a asa dianteira do carro #10. O espanhol conseguiu trazer o carro aos boxes sem causar uma bandeira vermelha.
Na quarta posição, Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean destruiu a roda traseira direita ao acertar o muro na saída da curva 11. O cronômetro foi paralisado e a bandeira vermelha apareceu. O top-10 era formado por Herta, Malukas, Pagenaud, Grosjean, O’Ward, Rossi, McLaughlin, Power, Dixon e Lundgaard.
A sessão foi liberada para os 26 minutos finais. Herta, com 1min00s487, seguiu na ponta, e quem surpreendeu foi Rahal com o segundo melhor tempo, anotando 1min00s532. O americano não se manteve por muito tempo no posto, já que o hexacampeão Scott Dixon cravou 1min00s528.
Melhorando os tempos, Dixon pulou para o primeiro posto, desbancando Herta com 1min00s454. Já nos minutos finais da sessão, a ponta seguiu nas mãos de um neozelandês, mas sem ser o hexacampeão da Ganassi. Scott McLaughlin, da Penske, cravou 1min00s338.
Porém, a CGR voltou a estar no topo por conta do líder do campeonato Marcus Ericsson, que pulou ao primeiro posto com 1min00s208. Herta, que liderou a maior parte da sessão, melhorou ainda mais a marca, com 1min00s047. Quando faltavam apenas 53 segundos para o fim, Takuma Sato, da Dale Coyne, deu uma pancada na curva 6, destruindo a suspensão dianteira esquerda.
A sessão foi liberada para uma volta final a cada piloto, e Herta não foi desbancado.
Indy 2022, GP de Toronto, Treino Livre 2:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:00.047 | 27 | |
2 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:00.208 | +0.161 | 21 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:00.332 | +0.285 | 26 |
4 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:00.338 | +0.291 | 26 |
5 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:00.395 | +0.348 | 27 |
6 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:00.454 | +0.407 | 19 |
7 | G RAHAL | RLL Honda | 1:00.500 | +0.453 | 28 |
8 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 1:00.683 | +0.636 | 20 |
9 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:00.685 | +0.638 | 29 |
10 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:00.692 | +0.645 | 22 |
11 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 1:00.725 | +0.678 | 29 |
12 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:00.757 | +0.710 | 25 |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:00.784 | +0.737 | 29 |
14 | T SATO | Dale Coyne Honda | 1:00.872 | +0.825 | 20 |
15 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:00.892 | +0.845 | 21 |
16 | J HARVEY | RLL Honda | 1:00.905 | +0.858 | 28 |
17 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:00.937 | +0.890 | 27 |
18 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 1:00.938 | +0.891 | 26 |
19 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:00.996 | +0.949 | 12 |
20 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:01.111 | +1.064 | 27 |
21 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | 1:01.231 | +1.184 | 27 |
22 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:01.832 | +1.785 | 28 |
23 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:01.912 | +1.865 | 7 |
24 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:02.137 | +2.090 | 29 |
25 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:21.943 | +21.896 | 1 |