▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Colton Herta comandou o primeiro treino livre da Indy no GP de Long Beach. Nesta sexta-feira (24), o americano foi o mais veloz em uma sessão que teve a Andretti na frente quase que o tempo todo. Álex Palou cresceu no final e ainda salvou o terceiro lugar.
Herta cravou 1min09s268, 0s165 mais veloz que Simon Pagenaud. Até 5 minutos antes do fim, o domínio da Andretti era completo, com o time chegando até a ter uma quadra. No fim, todos os quatro ao menos ficaram no top-10.
Felix Rosenqvist foi o quarto, com Ryan Hunter-Reay na quinta colocação. A seguir, Helio Castroneves, crescendo bem no final. Scott McLaughlin ficou em sétimo, com James Hinchcliffe, Alexander Rossi e Josef Newgarden também no grupo dos dez primeiros.
Newgarden, aliás, chegou a causar uma bandeira vermelha, assim como Scott Dixon, que não passou de 13º. Praticamente único rival real de Palou na briga pela taça, Pato O’Ward foi só 16º, em jornada bastante apagada.
A Indy em Long Beach segue neste sábado, com o treino livre 2 acontecendo às 13h (em Brasília) e a definição do grid de largada marcada para 16h05.
Confira como foi o TL1 em Long Beach
A única atividade de pista da Indy nesta sexta-feira começou pontualmente às 19h (em Brasília), mas a pista demorou alguns minutinhos para ser tomada de vez. Quando a movimentação foi iniciada, Romain Grosjean foi o primeiro a baixar de 1min15s.
Mas a marca ainda era bastante elevada e foi gradativamente caindo, com Marcus Ericsson, Scott Dixon, Oliver Askew e, claro, Álex Palou, sempre evoluindo, volta após volta. Foi aí que o catalão chegou a 1min11s baixo, o que dava a liderança após 15 minutos de sessão.
Foi aí que veio a primeira bandeira vermelha do fim de semana. E justamente com Josef Newgarden, dono de chances remotíssimas de título. O americano perdeu o controle e parou na barreira de pneus da curva 9.
A parada ali não foi das mais longas. Poucos minutos depois, a verde voltava a ser acionada e Colton Herta ia para a ponta, com 1min09s8. Dixon encostou, mas quem tomou a dianteira de Colton foi outra Andretti, a de Alexander Rossi, que cravava 1min09s794.
Só que outra bandeira vermelha era acionada ali. Oliver Askew, na curva 8, danificou consideravelmente a asa traseira com um toque. A bandeira verde só foi voltar com 17 minutos para o fim, imediatamente com Pato O’Ward finalmente dando boa volta, subindo para oitavo. Até ali, aliás, todos de pneus duros.
O domínio da Andretti aumentava ainda mais: Herta passava para a frente, com 1min09s2, mas até Ryan Hunter-Reay e James Hinchcliffe também andavam forte, montando uma quadra do time na ponta. Na sequência vinham Romain Grosjean e Newgarden.
Nova bandeira vermelha pintou no final, com Dixon tocando a curva 1 e Dalton Kellett emperrado na curva 9. Seriam apenas 6 minutos para o fim do dia, caso alguém ainda quisesse tirar as Andretti da ponta.
E quase deu tempo, mas Herta se segurou firme. O que mudou foi o resto do top-5, com o crescimento de Pagenaud, a volta de Palou e Rosenqvist aparecendo forte também.
Indy 2021, GP de Long Beach, Treino livre 1:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:09.268 | 17 | |
2 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:09.433 | +0.165 | 17 |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:09.455 | +0.187 | 22 |
4 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:09.487 | +0.219 | 17 |
5 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:09.515 | +0.247 | 15 |
6 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:09.570 | +0.302 | 21 |
7 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:09.621 | +0.353 | 21 |
8 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:09.628 | +0.360 | 14 |
9 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:09.794 | +0.526 | 15 |
10 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:09.856 | +0.588 | 14 |
11 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:09.881 | +0.613 | 18 |
12 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:09.992 | +0.724 | 16 |
13 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:10.054 | +0.786 | 18 |
14 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:10.115 | +0.847 | 15 |
15 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:10.176 | +0.908 | 15 |
16 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:10.245 | +0.977 | 17 |
17 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:10.315 | +1.047 | 17 |
18 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:10.379 | +1.111 | 18 |
19 | G RAHAL | RLL Honda | 1:10.511 | +1.243 | 18 |
20 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:10.737 | +1.469 | 21 |
21 | T SATO | RLL Honda | 1:10.768 | +1.500 | 15 |
22 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:10.784 | +1.516 | 17 |
23 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:10.904 | +1.636 | 17 |
24 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 1:11.062 | +1.794 | 16 |
25 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 1:11.118 | +1.850 | 22 |
26 | O ASKEW | RLL Honda | 1:11.225 | +1.957 | 8 |
27 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:11.437 | +2.169 | 20 |
28 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:11.797 | +2.529 | 18 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!