Herta lidera treino livre 1 encerrado por batidas em Toronto. Palou é 7º
Em treino livre marcado por acidentes na reta final, Colton Herta ficou com o primeiro lugar em Toronto. Piloto da Andretti busca acabar com seca de vitórias que já dura dois anos
O americano Colton Herta foi o mais rápido no primeiro treino livre da Indy em Toronto, realizado na tarde desta sexta-feira (19). O piloto da Andretti cravou o tempo de 1min01s040 na segunda parte da atividade, marcada por acidentes no fim, e ficou no topo.
A categoria voltou a separar o treino livre em dois segmentos. O primeiro tinha pista livre a todos os 27 carros por 45 minutos, enquanto a segunda fase, que deveria ter as simulações de classificação, tinha os pilotos divididos em grupos e com 10 minutos para cada divisão. Alexander Rossi, membro do grupo 2, acabou batendo e causando uma bandeira vermelha.
Relacionadas
Linus Lundqvist se acidentou no mesmo trecho, o que gerou uma nova interrupção, mas o cronômetro não parou, prejudicando todos os pilotos, inclusive o brasileiro Pietro Fittipaldi, que não deu volta rápida com pneus alternativos.
O sueco Felix Rosenqvist, da Meyer Shank, ficou no segundo lugar com 1min01s332, enquanto o surpreendente Marcus Armstrong, de Ganassi, foi o terceiro, com 1min01s779. Hexacampeão, Scott Dixon veio logo atrás, também com a Ganassi, enquanto Graham Rahal, de RLL, fechou o top-5.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O americano Santino Ferrucci, de Foyt, ficou em sexto, seguido pelo atual campeão e líder do campeonato Álex Palou. Rossi, apesar da batida, foi oitavo, à frente das Penske de Scott McLaughlin e Josef Newgarden.
A Indy dá sequência aos trabalhos do GP de Toronto neste sábado (20) com o treino livre 2, marcado para acontecer às 11h30 (de Brasília, GMT-3). Já a classificação está agendada para às 15h45 do mesmo dia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Toronto:
O treino livre 1 da Indy teve bandeira verde dada a todos os carros às 16h00 (de Brasília, GMT-3). Como normal, os primeiros minutos foram menos movimentados, mas a pista foi aquecendo conforme o passar do tempo. Ao fim dos primeiros 15 minutos, quem tinha a liderança era o dinamarquês Christian Lundgaard, da RLL, ainda com o alto tempo de 1min03s602.
Com 24 minutos para o fim da primeira parte do treino, Marcus Ericsson viu a Andretti #28 soltar fumaça por conta de uma falha no motor. O sueco vencedor da Indy 500 2022 conseguiu ficar fora do caminho dos companheiros de pista e recolheu o carro aos boxes sem causar bandeira amarela.
Com 30 minutos de treino, o novo líder agora era Alexander Rossi, de McLaren, com o tempo de 1min02s274. Palou vinha em segundo, enquanto Rosenqvist, Herta, McLaughlin, Kirkwood e O’Ward vinham em sequência. Will Power, que era o oitavo colocado, rodou sozinho na reta dos boxes, mas conseguiu religar o carro sozinho e voltou para a sessão sem causar bandeira vermelha.
Outro que rodou foi Agustín Canapino, na saída da curva 8. O argentino também evitou contato com o muro e evitou bandeira vermelha. Santino Ferrucci escapou da pista, mas retornou ao traçado sem grandes problemas. Quem tirou Rossi da liderança foi Rosenqvist, da Meyer Shank, ao marcar 1min02s246.
Nos últimos segundos da fase normal, Herta chegou a assumir o primeiro lugar, mas Álex Palou acabou com a graça da Andretti ao anotar 1min02s080, pulando ao topo. A bandeira quadriculada veio para a primeira parte. A segunda teria os pilotos divididos em grupos com 10 minutos de pista e utilizando pneus alternativos.
No primeiro grupo, com simulações de classificação, a marca mais rápida ficou com Colton Herta, em 1min01s039. Rosenqvist foi segundo, seguido por Armstrong, Dixon, Rahal, Ferrucci, Lundgaard, Siegel, Canapino e McElrea.
No segundo grupo, veio a primeira bandeira vermelha do dia, causada por Alexander Rossi. O americano da McLaren errou sozinho e bateu na curva 9. O piloto saiu do carro segurando o pulso esquerdo. A pista foi liberada após 5 minutos de interrupção. Porém, Linus Lundqvist bateu no mesmo trecho minutos depois. Desta vez, a vermelha foi dada sem interromper o cronômetro. A bandeira quadriculada aconteceu sem nenhum piloto dar a volta rápida. O mais rápido foi Hunter McElrea, com 1min02s610.
INDY 2024, GP DE TORONTO, TREINO LIVRE 1:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:01.040 | |
2 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 1:01.332 | +0.292 |
3 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:01.779 | +0.739 |
4 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:01.872 | +0.832 |
5 | G RAHAL | RLL Honda | 1:02.016 | +0.976 |
6 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:02.052 | +1.012 |
7 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:02.080 | +1.040 |
8 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:02.275 | +1.235 |
9 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:02.332 | +1.292 |
10 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:02.336 | +1.296 |
11 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:02.344 | +1.304 |
12 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:02.491 | +1.451 |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:02.496 | +1.456 |
14 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 1:02.557 | +1.517 |
15 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:02.558 | +1.518 |
16 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:02.563 | +1.523 |
17 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:02.571 | +1.531 |
18 | H McELREA | Dale Coyne Honda | 1:02.610 | +1.570 |
19 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | 1:02.735 | +1.695 |
20 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:02.988 | +1.948 |
21 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:03.221 | +2.181 |
22 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 1:03.399 | +2.359 |
23 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:03.483 | +2.443 |
24 | T SOWERY | Dale Coyne Honda | 1:03.602 | +2.562 |
25 | S RAY ROBB | Foyt Chevrolet | 1:03.711 | +2.671 |
26 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:03.954 | +2.914 |
27 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:04.059 | +3.019 |

