Herta dá sinal de vida, bate O’Ward e crava pole do GP de Road America da Indy

Colton Herta desbancou a McLaren de Pato O'Ward e colocou a Andretti na pole-position do GP de Elkhart Lake. Americano tenta quebrar jejum de vitórias que dura mais de um ano

Pela primeira vez desde o GP de Toronto de 2022, Colton Herta vai largar na pole-position de uma corrida na Indy. Com 1min40s194, o jovem da Andretti superou o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, na sessão de classificação disputada neste sábado (17) em Elkhart Lake e vai largar na pole-position do GP de Road America.

Líder do campeonato, o espanhol Álex Palou, da Ganassi, vai partir do terceiro lugar, ao lado de Josef Newgarden, da Penske. Após comandar os treinos livres, Alexander Rossi vai partir apenas do quinto posto com a McLaren, junto do americano Kyle Kirkwood, de Andretti.

O dinamarquês Christian Lundgaard, da RLL, parte da sétima posição, dividindo fila com o neozelandês Marcus Armstrong, da Ganassi. O top-10 é completado pelo sueco Marcus Ericsson, também da Ganassi, e com o americano Benjamin Pedersen, da Foyt.

Diversos nomes pesados vão largar fora do top-10 em Elkhart Lake. Scott McLaughlin e Will Power, ambos da Penske, vão partir de 18º e 22º respectivamente. O hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, será apenas 23º. Romain Grosjean, de Andretti, também rodou no primeiro segmento e sairá apenas de 19º.

O brasileiro Helio Castroneves vai largar da 26ª colocação. O piloto da Meyer Shank teve uma classificação muito abaixo, anotando apenas 1min42s039, o pior tempo do grupo 2, mas evitou o último lugar por conta do acidente de Ryan Hunter-Reay, que acabou punido por causar uma bandeira vermelha.

O GP de Road America da Indy tem largada marcada para às 14h15 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Saiba como foi a classificação do GP de Road America:

Helio Castroneves vai largar em penúltimo (Foto: Indy)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Q1: Dixon e Power são eliminados

Grupo 1: Colton Herta, David Malukas, Santino Ferrucci, Kyle Kirkwood, Rinus VeeKay, Josef Newgarden, Benjamin Pedersen, Devlin DeFrancesco, Callum Ilott, Sting Ray Robb, Romain Grosjean, Agustín Canapino e Scott Dixon

A bandeira verde do grupo 1 foi dada às 14h55, com 12 minutos no cronômetro. Apenas Sting Ray Robb e Benjamin Pedersen se arriscaram com pneus macios. Grosjean rodou sozinho na curva 14, mas conseguiu segurar o carro e evitou a bandeira vermelha. Com metade do tempo completado, Herta era líder. Ferrucci, Kirkwood, Malukas, Newgarden e Dixon eram os que avançavam.

Na hora de todos os pilotos com pneus macios, Scott Dixon rodou sozinho, mas evitou a bandeira vermelha. O tempo mais rápido ficou com Colton Herta em 1min40s755. Também classificaram Pedersen, DeFrancesco, Newgarden, Kirkwood e Ferrucci.

Grupo 2: Alexander Rossi, Felix Rosenqvist, Marcus Armstrong, Pato O’Ward, Scott McLaughlin, Christian Lundgaard, Jack Harvey, Graham Rahal, Helio Castroneves, Ryan Hunter-Reay, Simon Pagenaud, Marcus Ericsson, Will Power e Álex Palou

A bandeira verde para os 12 minutos foi acionada às 15h16. Nenhum piloto se arriscou com pneus macios na primeira saída. Na primeira metade, o melhor tempo estava com Lundgaard, enquanto O’Ward, Armstrong, Rossi, Ericsson e Palou também avançavam.

Com todos utilizando pneus macios, deu tempo de uma bandeira vermelha surgir faltando apenas 11 segundos para o fim da sessão, causada por Ryan Hunter-Reay, passando reto na curva 12. 30 segundos foram dados para cada carro sair dos boxes e partir para uma volta final. A marca mais rápida ficou com O’Ward, que fez 1min40s915 e classificou para o Fast 12. Lundgaard, Armstrong, Rossi, Ericsson e Palou classificaram.

Fast 12: Ericsson fica pelo caminho. Kirkwood avança, mas quebra

No Fast 12, apenas Palou e Ferrucci entraram na pista com pneus macios. Na primeira metade, o tempo mais rápido ficou com Alexander Rossi, da McLaren, com 1min41s383. Os tempos foram caindo, e quem apareceu com a marca mais rápida foi Álex Palou, com 1min40s557.

Herta acabou o segmento com o melhor tempo, em 1min40s547. Palou, Kirkwood, O’Ward, Newgarden e Rossi também classificaram. Kirkwood, porém, sofreu uma quebra após a bandeira quadriculada, e não disputou a pole.

Fast 6: Herta é pole

Oito minutos foram colocados no cronômetro para a disputa da pole-position, que virou um “Fast 5”, já que Kirkwood, de problemas mecânicos, ficou na garagem. Palou surgiu na ponta com 1min40s706. Newgarden veio no limite, mas ficou apenas com 1min40s953.

Quem surpreendeu e surgiu na pole foi O’Ward, com 1min40s364, mas o esforço do mexicano não durou muito, já que com 1min40s194, Herta saiu com o primeiro posto.

Indy 2023, GP de Elkhart Lake, Road America, Classificação:

1C HERTAAndretti Honda1:40.194 
2P O’WARDMcLaren Chevrolet1:40.364+0.170
3A PALOUGanassi Honda1:40.493+0.299
4J NEWGARDENPenske Chevrolet1:40.953+0.759
5A ROSSIMcLaren Chevrolet1:41.185+0.991
6K KIRKWOODAndretti HondaSem tempo
7C LUNDGAARDRLL Honda1:41.048+0.854
8M ARMSTRONGGanassi Honda1:41.173+0.979
9M ERICSSONGanassi Honda1:41.220+1.026
10B PEDERSENFoyt Chevrolet1:41.498+1.304
11S FERRUCCIFoyt Chevrolet1:41.631+1.437
12D DEFRANCESCOAndretti Honda1:41.827+1.633
13D MALUKASDale Coyne Honda1:41.520+1.326
14G RAHALRLL Honda1:41.512+1.318
15R VEEKAYCarpenter Chevrolet 1:41.742+1.548
16F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet1:41.582+1.388
17C ILOTTJuncos Chevrolet1:41.800+1.606
18S MCLAUGHLINPenske Chevrolet1:41.700+1.506
19R GROSJEANAndretti Honda1:41.852+1.658
20S PAGENAUDMeyer Shank Honda1:41.725+1.531
21A CANAPINOJuncos Chevrolet1:41.924+1.730
22W POWERPenske Chevrolet1:41.927+1.733
23S DIXONGanassi Honda1:42.274+2.080
24J HARVEYRLL Honda1:41.932+1.738
25S RAY ROBBDale Coyne Honda1:42.686+2.492
26H CASTRONEVESMeyer Shank Honda1:42.039+1.845
27R HUNTER-REAYCarpenter Chevrolet 1:44.173+3.979
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.