Herta dá sinal de vida, bate O’Ward e crava pole do GP de Road America da Indy
Colton Herta desbancou a McLaren de Pato O'Ward e colocou a Andretti na pole-position do GP de Elkhart Lake. Americano tenta quebrar jejum de vitórias que dura mais de um ano
Pela primeira vez desde o GP de Toronto de 2022, Colton Herta vai largar na pole-position de uma corrida na Indy. Com 1min40s194, o jovem da Andretti superou o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, na sessão de classificação disputada neste sábado (17) em Elkhart Lake e vai largar na pole-position do GP de Road America.
Líder do campeonato, o espanhol Álex Palou, da Ganassi, vai partir do terceiro lugar, ao lado de Josef Newgarden, da Penske. Após comandar os treinos livres, Alexander Rossi vai partir apenas do quinto posto com a McLaren, junto do americano Kyle Kirkwood, de Andretti.
Relacionadas
O dinamarquês Christian Lundgaard, da RLL, parte da sétima posição, dividindo fila com o neozelandês Marcus Armstrong, da Ganassi. O top-10 é completado pelo sueco Marcus Ericsson, também da Ganassi, e com o americano Benjamin Pedersen, da Foyt.
Diversos nomes pesados vão largar fora do top-10 em Elkhart Lake. Scott McLaughlin e Will Power, ambos da Penske, vão partir de 18º e 22º respectivamente. O hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, será apenas 23º. Romain Grosjean, de Andretti, também rodou no primeiro segmento e sairá apenas de 19º.
O brasileiro Helio Castroneves vai largar da 26ª colocação. O piloto da Meyer Shank teve uma classificação muito abaixo, anotando apenas 1min42s039, o pior tempo do grupo 2, mas evitou o último lugar por conta do acidente de Ryan Hunter-Reay, que acabou punido por causar uma bandeira vermelha.
O GP de Road America da Indy tem largada marcada para às 14h15 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi a classificação do GP de Road America:
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Q1: Dixon e Power são eliminados
Grupo 1: Colton Herta, David Malukas, Santino Ferrucci, Kyle Kirkwood, Rinus VeeKay, Josef Newgarden, Benjamin Pedersen, Devlin DeFrancesco, Callum Ilott, Sting Ray Robb, Romain Grosjean, Agustín Canapino e Scott Dixon
A bandeira verde do grupo 1 foi dada às 14h55, com 12 minutos no cronômetro. Apenas Sting Ray Robb e Benjamin Pedersen se arriscaram com pneus macios. Grosjean rodou sozinho na curva 14, mas conseguiu segurar o carro e evitou a bandeira vermelha. Com metade do tempo completado, Herta era líder. Ferrucci, Kirkwood, Malukas, Newgarden e Dixon eram os que avançavam.
Na hora de todos os pilotos com pneus macios, Scott Dixon rodou sozinho, mas evitou a bandeira vermelha. O tempo mais rápido ficou com Colton Herta em 1min40s755. Também classificaram Pedersen, DeFrancesco, Newgarden, Kirkwood e Ferrucci.
Grupo 2: Alexander Rossi, Felix Rosenqvist, Marcus Armstrong, Pato O’Ward, Scott McLaughlin, Christian Lundgaard, Jack Harvey, Graham Rahal, Helio Castroneves, Ryan Hunter-Reay, Simon Pagenaud, Marcus Ericsson, Will Power e Álex Palou
A bandeira verde para os 12 minutos foi acionada às 15h16. Nenhum piloto se arriscou com pneus macios na primeira saída. Na primeira metade, o melhor tempo estava com Lundgaard, enquanto O’Ward, Armstrong, Rossi, Ericsson e Palou também avançavam.
Com todos utilizando pneus macios, deu tempo de uma bandeira vermelha surgir faltando apenas 11 segundos para o fim da sessão, causada por Ryan Hunter-Reay, passando reto na curva 12. 30 segundos foram dados para cada carro sair dos boxes e partir para uma volta final. A marca mais rápida ficou com O’Ward, que fez 1min40s915 e classificou para o Fast 12. Lundgaard, Armstrong, Rossi, Ericsson e Palou classificaram.
Fast 12: Ericsson fica pelo caminho. Kirkwood avança, mas quebra
No Fast 12, apenas Palou e Ferrucci entraram na pista com pneus macios. Na primeira metade, o tempo mais rápido ficou com Alexander Rossi, da McLaren, com 1min41s383. Os tempos foram caindo, e quem apareceu com a marca mais rápida foi Álex Palou, com 1min40s557.
Herta acabou o segmento com o melhor tempo, em 1min40s547. Palou, Kirkwood, O’Ward, Newgarden e Rossi também classificaram. Kirkwood, porém, sofreu uma quebra após a bandeira quadriculada, e não disputou a pole.
Fast 6: Herta é pole
Oito minutos foram colocados no cronômetro para a disputa da pole-position, que virou um “Fast 5”, já que Kirkwood, de problemas mecânicos, ficou na garagem. Palou surgiu na ponta com 1min40s706. Newgarden veio no limite, mas ficou apenas com 1min40s953.
Quem surpreendeu e surgiu na pole foi O’Ward, com 1min40s364, mas o esforço do mexicano não durou muito, já que com 1min40s194, Herta saiu com o primeiro posto.
Indy 2023, GP de Elkhart Lake, Road America, Classificação:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:40.194 | |
2 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:40.364 | +0.170 |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:40.493 | +0.299 |
4 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:40.953 | +0.759 |
5 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:41.185 | +0.991 |
6 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | Sem tempo | |
7 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:41.048 | +0.854 |
8 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:41.173 | +0.979 |
9 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:41.220 | +1.026 |
10 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 1:41.498 | +1.304 |
11 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:41.631 | +1.437 |
12 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:41.827 | +1.633 |
13 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 1:41.520 | +1.326 |
14 | G RAHAL | RLL Honda | 1:41.512 | +1.318 |
15 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:41.742 | +1.548 |
16 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:41.582 | +1.388 |
17 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 1:41.800 | +1.606 |
18 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:41.700 | +1.506 |
19 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:41.852 | +1.658 |
20 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 1:41.725 | +1.531 |
21 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:41.924 | +1.730 |
22 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:41.927 | +1.733 |
23 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:42.274 | +2.080 |
24 | J HARVEY | RLL Honda | 1:41.932 | +1.738 |
25 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 1:42.686 | +2.492 |
26 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:42.039 | +1.845 |
27 | R HUNTER-REAY | Carpenter Chevrolet | 1:44.173 | +3.979 |