Família agradece por “manifestação de amor” a De Ferran: “Luz brilhará para sempre”

Em nome de toda a família, Anna de Ferran, filha de Gil de Ferran, usou as redes sociais para agradecer por todas as homenagens prestadas ao pai, que morreu em 29 de dezembro

A família de Gil de Ferran usou as redes sociais para agradecer a todos pelas homenagens prestadas ao bicampeão da Indy, que morreu no último 29 de dezembro, vítima de uma parada cardíaca. A filha, Anna de Ferran, falou sobre o carinho presente nas mensagens e descreveu o ex-piloto como “uma luz que brilhará para sempre”.

Gil sofreu a parada cardíaca entre 14h e 15h do horário local (entre 17h e 18h em Brasília, GMT-3) enquanto guiava um carro no Concours Club, uma pista privada localizada em Opa-locka, na Flórida, que fica a 25 minutos do centro de Miami. Acompanhado do filho Luke, Gil parou na entrada dos boxes e viu o apoio demorar a aparecer, já que não houve acidente. Amigo e piloto de GT, Ozz Negri também estava no local.

Gil tinha apenas 56 anos. Anna começou o texto dizendo que foi muito comovente ver as palavras em comum usadas para descrever o pai. Termos como “campeão” e “humilde” eram alguns dos que constantemente apareciam nas mensagens direcionadas a Gil.

A DJ também lembrou que embora tenha partido ainda jovem, De Ferran morreu “do jeito que acreditamos que ele teria desejado: pilotando um carro de corrida” com o filho ao seu lado. Anna ainda citou que o fato de ter parado o carro para que não houvesse acidente “só prova o nível de altruísmo e amor que ele colocou em tudo o que fez”.

Gil de Ferran recebeu homenagens de várias personalidades do automobilismo (Foto: Reprodução)

Nascido em Paris, De Ferrari era filho do engenheiro francês Luc de Ferran, um dos principais cabeças da Ford e mentor de diversos projetos de carros de passeio brasileiros. Mudou-se para o Brasil com apenas quatro anos de idade e iniciou a carreira no esporte a motor pelo kartismo, ainda na adolescência. Competindo na Europa, foi subindo a escada do automobilismo e chamou a atenção pelo título de 1992 da Fórmula 3 Inglesa.

Apesar do processo natural nas principais categorias de fórmula na Europa, foi nos Estados Unidos que De Ferran se transformou em um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro. 

O apogeu veio em 2000, quando De Ferran conquistou o seu primeiro título na Indy, com duas vitórias e outros cinco pódios. No ano seguinte, repetiu a dose, chegando ao bicampeonato. Em 2003, escreveu para sempre seu nome na história dos esportes a motor ao vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

Confira o texto de Anna de Ferran na íntegra:

“No dia 29 de dezembro de 2023, perdemos Gil de Ferran. Um marido, um pai, um filho, um campeão e um amigo.

Em nome de toda a família De Ferran, gostaria de agradecer a manifestação de amor que recebemos nos últimos dias.

Houve temas comuns nas mensagens que lemos sobre meu pai. É realmente comovente ver as palavras respeito, campeão, inteligente, humilde, conexão profunda e integridade surgirem com tanta frequência.

Embora meu pai nos tenha deixado muito jovem, ele morreu do jeito que acreditamos que ele teria desejado: pilotando um carro de corrida com meu irmão ao seu lado. Ele nos deixou sem dor e seu último ato foi pisar no freio para que meu irmão pudesse voltar para casa conosco em segurança naquela noite. Essa história por si só é uma prova do nível de pensamento, cuidado, altruísmo e amor que ele colocou em tudo o que fez.

Meu pai era um homem muito profundo e pensativo e não tinha medo de discutir a morte. Ele queria que todos continuassem suas vidas com curiosidade, determinação e graça. Então é isso que faremos. Continuaremos a rir, continuaremos a amar, continuaremos a fazer perguntas, continuaremos a ter ideias novas e excitantes, continuaremos a perseguir os nossos sonhos e continuaremos a viver a vida ao máximo, tal como ele fez. Meu pai era marcante, e acho que ele cresceu um pouco além desta vida, mas a luz com a qual brilhou neste mundo brilhará para sempre.

Obrigada pelo seu tempo conosco, GdF!”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.