FBI investiga sede da RLL por possível roubo de propriedade intelectual
FBI não explicou motivo da apuração, enquanto Racer disse que envolve um ex-funcionário da Andretti, que teria transferido propriedade intelectual para RLL
Agentes do FBI conduziram nesta quarta-feira (18) uma investigação dentro da sede da RLL, equipe da Indy e que opera os dois protótipos da BMW na categoria GTP do IMSA SportsCar. O FBI confirmou a apuração e que os agentes chegaram por volta de 8h30 [horário local, -4 GMT], mas a entidade não revelou o motivo, apenas que não se trata de “perigo ao público”. Transferência de propriedade intelectual seria a razão, segundo a revista norte-americana Racer.
Na noite de quarta-feira, Kathi Lauterbach, vice-presidente de comunicações da RLL, respondeu à FOX59/CBS4, emissoras de TV coligadas dos Estados Unidos. “Estamos cooperando totalmente com os investigadores. Com a investigação em andamento, estamos limitados sobre as informações que podemos compartilhar agora, mas temos a intenção de providenciar mais detalhes assim que for possível”, declarou.
De acordo com John Stehr, prefeito de Zionsville, cidade de Indiana onde está localizada a RLL, o FBI solicitou assistência da polícia local para a ação, mantendo a segurança do entorno das instalações da equipe.
A revista norte-americana Racer reportou que os funcionários da RLL precisaram deixar computadores e dispositivos eletrônicos no lugar, recolher os demais pertences e deixar o prédio da equipe enquanto a investigação acontecia.
A publicação, no entanto, apontou para uma possível razão da investigação. A Racer informou que o FBI apurou uma suposta transferência de propriedade intelectual, que supostamente envolve um funcionário que deixou a Andretti e se juntou ao departamento de engenharia da RLL. Este teria cargo sênior na equipe de Bobby Rahal.
A investigação estaria em curso desde agosto, quando agentes do FBI teriam visitado a Andretti para procurar possíveis provas com relação às propriedades intelectuais.
Rob Edwards, chefe de operações da Andretti, foi procurado pela Racer para comentar a visita do FBI às instalações da equipe em agosto, bem como as investigações na sede da RLL. “Sem comentários”, respondeu o dirigente.
A RLL volta à pista neste final de semana, com as 6 Horas de Indianápolis, etapa do IMSA SportsCar. O GRANDE PRÊMIO transmite a corrida neste domingo (22), à partir das 12h30 [horário de Brasilia, -3 GMT].
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Drugovich opta por teste com Ganassi na Indy e desfalca 4H de Mugello da ELMS