Rosenqvist renasce das cinzas, mas Penske surge com favoritismo no Texas

Após um longo tempo apagado, Felix Rosenqvist brilha no momento em que precisa dar respostas para seguir na Indy. Penske demonstra força e surge como fortíssima candidata no Texas

O’WARD DEVE ESQUECER FÓRMULA 1 E PENSAR NO TÍTULO DA INDY

Quase 3 anos separam Felix Rosenqvist de sua última pole-position na Indy. Em seu primeiro grande momento desde que foi contratado pela McLaren, em 2021, o sueco surpreendeu ao cravar a pole para o GP do Texas, por apenas 0s003 de vantagem sobre Scott McLaughlin. O sueco foi o oitavo piloto a entrar na pista neste sábado, e encarou a pista muito menos emborrachada do que vários rivais. Mesmo assim, conseguiu o feito.

A pole vem na hora certa para o caminhão de pressão que Felix vive. Sensação na Europa, Rosenqvist nunca engatou como o esperado na Indy. Teve bons momentos na Ganassi, como o título de novato do ano, em 2019, e a vitória em Road America, em 2020, mas sempre deveu muito desde a transferência para a McLaren. Foram apenas duas idas ao top-10 pela equipe enquanto o companheiro Pato O’Ward é um dos ponteiros da categoria e que brigou pelo título no ano passado.

Com contrato expirante ao fim de 2022, Rosenqvist precisa mostrar serviço para manter o emprego na McLaren, e o Texas parece um grande palco. Longe de ser especialista em ovais, Felix teve um de seus melhores momentos na categoria na prova de 2020, mas ousou demais no segundo lugar e acabou batendo.

Rosenqvist comemora pole para o GP do Texas com a equipe (Foto: McLaren)

“Isso é enorme para a equipe, para mim é ajuda muito a elevar minha confiança. É uma volta por cima depois de tempos difíceis, e estou feliz por todo mundo da equipe por conseguir esse resultado, é ótimo. Agora mudamos o foco para a corrida e vamos ver o que podemos fazer”, ressaltou o sueco.

Além de Felix, quem roubou a cena no sábado foram os carros da Penske, com todos largando do top-10. O principal deles é o líder do campeonato Scott McLaughlin, que por apenas 0s003 não tirou a pole das mãos de Rosenqvist. Foi justamente em Fort Worth que o neozelandês subiu no pódio da Indy pela primeira vez, em 2021, e o bom desempenho do sábado comprova um fenômeno estranho do piloto: de como mesmo oriundo do turismo, se adaptou muito mais fácil aos ovais do que os mistos. Um bom resultado para Scott no Texas é crucial para oficializar o piloto como um candidato ao título em 2022.

Na segunda fila, vem Will Power. O australiano, rei dos sábados da Indy, tem experiência e ótimas memórias no Texas, como a épica vitória em 2017 na batalha incrível contra Graham Rahal e Alexander Rossi. Na incógnita sobre a aderência de Fort Worth, ter posição de grid boa é fundamental para Power, que segue como piloto de ótimo nível, mas peca na consistência que o impede de brigar mais à frente nos campeonatos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Will Power larga na segunda fila (Foto: Indycar)

LEIA MAIS: Rosenqvist surpreende favoritos e anota pole do GP do Texas da Indy. Castroneves é 6º

Quem também surge no top-10 é Josef Newgarden, partindo da sétima posição. Vencedor da prova em 2019, Josef é um dos melhores pilotos da Indy em ovais, e tem ao seu favor o combo de talento e boa posição de grid. Depende das próprias forças e do bom trabalho estratégico da Penske para se colocar como candidato a vencer. No último treino livre, marcado por simulações de corrida, terminou como o mais rápido. É um nome que nunca pode ser descartado.

A grande incógnita no Texas é sobre a aderência na pista. Até que ponto a parte alta permitirá disputas? Os pilotos serão conservadores com medo do muro como nos últimos anos? Posturas mais cautelosas podem gerar estratégias mais previsíveis? A Indy trabalhou muito nos últimos dias para eliminar o PJ1 e tornar um de seus principais ovais em um lugar mais agradável de se correr. Porém, qualquer resposta só vem no domingo.

FÓRMULA 1 AO VIVO 2022: TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO BAHREIN | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.