Foyt altera número de Pedersen na Indy 2023 por conotação nazista

A Foyt optou por trocar o número #88, por conta do vínculo com o nazismo, e o novato Benjamin Pedersen vai correr com o carro #55 na Indy 2023

A Foyt anunciou nesta sexta-feira (27) que Benjamin Pedersen não vai mais correr com número 88 em sua temporada de estreia na Indy. A equipe decidiu alterar o número por conta das conotações nazistas ligadas ao número, principalmente quando combinado com o 14, que será utilizado por Santino Ferrucci. O americano vai guiar o carro #55 em 2023.

“Após a revelação da pintura do #88 na semana passada, fomos informados de que a combinação de nossos dois números inseridos individualmente carrega certas referências ideológicas e simbólicas”, disse a Foyt em comunicado oficial. “A AJ Foyt Racing não tolera nem apóia nenhuma dessas ideologias ou símbolos e, para evitar associações repreensíveis, mudamos o número de inscrição de 88 para 55.”

O número 88 se tornou um símbolo nazista por representar dois Hs (que é a oitava letra do alfabeto), em referência à “Heil Hitler”. A combinação com o 14 não caiu bem, já que este número também tem vínculo com o supremacismo branco por conta do slogan de 14 palavras.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Benjamin Pedersen é um dos quatro novatos da Indy 2023 (Foto: Foyt)

O número 14 faz parte da história da Foyt. Foi com o carro #14 que AJ Foyt conquistou as suas duas últimas vitórias das quatro nas 500 Milhas de Indianápolis, em 1967 e 1977. Sendo assim, a equipe optou por alterar apenas o número de Pedersen e manter o 14 com Ferrucci.

Inicialmente, Pedersen havia escolhido o 88 por conta dos 88 anos de idade de AJ Foyt. A equipe chegou a brincar que “AJ Foyt será lembrado de quantos anos ele tem toda vez que Benjamin Pedersen entrar na pista este ano”.

Benjamin fará sua estreia na Foyt com o carro #55 entre os dias 2 e 3 de fevereiro, quando a Indy inicia os testes coletivos de pré-temporada em Palm Springs, na Califórnia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.