Rahal elogia “bom trabalho” de Fittipaldi, mas pede Rossi na RLL: “Precisamos progredir”

Graham Rahal destacou experiência de Alexander Rossi e faz coro para norte-americano ser parte da RLL na temporada 2025 da Indy

A RLL tem duas vagas abertas para a temporada 2025 da Indy. Enquanto Pietro Fittipaldi não tem a permanência confirmada, a equipe já sabe que Christian Lundgaard não fica para o próximo ano. Graham Rahal, piloto e filho de Bobby Rahal, um dos sócios da equipe, destacou o trabalho do brasileiro, mas fez coro para que o time contrate Alexander Rossi.

Campeão das 500 Milhas de Indianápolis de 2016 e dono de outras sete vitórias na categoria, Rossi seria uma adição de experiência à RLL, como o próprio Graham apontou. Em teoria, Rahal tem essa função na estrutura — ser o piloto com mais vivência na categoria —, mas as coisas não tem funcionado tão bem no time.

Em julho, dias após Lundgaard ser confirmado no lugar de Rossi na McLaren, Bobby Rahal descartou o norte-americano. Para o dirigente, a ideia seria ter outro piloto jovem no #45, visando o longo prazo. Na ocasião, Bobby disse que Graham seria o piloto mais velho, que “educaria as duas promessas”.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alexander Rossi (Foto: Indycar)

No entanto, o #15 pede ajuda nessa missão de liderar a RLL. “Acho que estamos procurando alguém que ajude a resolver a equação. Como equipe, precisamos seguir em frente e melhorar. Quero um piloto que seja capaz de entrar e me ajudar. Não só a mim, mas também a equipe”, declarou Graham Rahal.

“Precisamos progredir, tentar coisas diferentes e sermos melhores. Achamos um bom caminho em Gateway… mas seria ótimo ter alguém com experiência. Não tenho vergonha de falar isso”, completou.

Graham Rahal deu a entender que o desejo é ter Rossi e Fittipaldi formando com ele o trio da RLL para 2025. O #15 aproveitou para destacar o trabalho desenvolvido pelo brasileiro na temporada de 2024, que trabalha para seguir no #30 para o próximo ano.

“Sou um torcedor [da chegada] do Rossi. Sempre fui muito próximo dele, desde dos tempos de Andretti. Ainda não tomo as decisões na equipe, quem sabe um dia. Por enquanto, posso dar minha opinião, mas falar isso não significa que é o que vai acontecer”, disse Rahal.

Pietro Fittipaldi (Foto: Indycar)

“Seria ótimo ter um cara como Alex [Rossi], mas, obviamente, Pietro está fazendo um trabalho muito bom. As pessoas não veem que o ritmo de corrida de Pietro é sempre muito forte. É um bom piloto. Ritmo de classificação é algo para melhorar, mas, em provas, é um cara duro, bom. Quando ele está atrás de você, é como ser perseguido por um bulldog”, prosseguiu.

Rahal também elogiou Jüri Vips, piloto reserva da RLL neste ano, que teve a oportunidade de disputar o GP de Portland em um quarto carro da equipe, quando terminou em 19º. Graham relembrou que o piloto esteve envolvido em um episódio de falas racistas durante uma live na Twitch, que gerou a demissão do estoniano do programa de jovens da Red Bull em 2022. O norte-americano disse que Vips merece uma oportunidade, mesmo que em outra equipe da Indy.

“Jüri merece uma chance. Se não for conosco, espero que alguém veja Jüri, pois é um cara profissional. Entendo o que aconteceu no passado, mas precisamos seguir em frente. Todos nós cometemos erros na vida. Temos de seguir. Vips é muito talentoso e merece uma oportunidade. O que ele fez em Portland foi muito bom. Foi rápido de cara, mas sofreu um pouco na classificação e na corrida, mas dentro do esperado”, afirmou Rahal.

A temporada de negociações da Indy promete ser bastante desafiadora para os pilotos, pois são muitos interessados e com poucas vagas disponíveis. Isso pode render uma negociação mais favorável à RLL.

“Vamos ver o que vai acontecer. Não sei agora como as coisas estão ou como serão definidas, mas temos muitas opções, com certeza”, finalizou Rahal.

Indy retorna com a etapa final da temporada 2024 em duas semanas, no dia 15 de setembro, com a corrida no oval de Nashville, localizado em Lebanon, no Tennessee. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.