Rahal e Simpson perdem seis posições no grid do GP de Detroit após troca de motor

Após seis corridas na temporada 2024, Indy anuncia punição para Graham Rahal e Kyffin Simpson. Ambos utilizam motores Honda

Graham Rahal e Kyffin Simpson serão punidos em seis posições no grid de largada do GP de Detroit da Indy, marcado para este domingo (2). Ambos competidores trocaram os motores ainda durante a preparação para as 500 Milhas de Indianápolis, excedendo o limite de quatro unidades de potência da temporada, o que acarretou na penalização.

A punição para Rahal e Simpson foi prematura no campeonato, que teve apenas cinco etapas realizadas, além do Desafio do US$ 1 Milhão. Terão mais 12 corridas pelas frente no certame, o que sugere novas trocas para os pilotos da RLL e Ganassi, respectivamente. Ambos utilizam motores Honda, que mostraram falta de confiabilidade durante as 500 Milhas de IndianápolisMarcus Armstrong, Katherine Legge e Felix Rosenqvist tiveram problemas na prova.

De acordo com o divulgado pela Indy, Rahal e Simpson violaram o artigo 16.2.3.2, que é referente a utilização do quinto motor na temporada. Os comissários agora vão analisar se as unidades de potência anteriores cumpriram a quilometragem mínima para que o #15 e o #4 estejam habilitados para marcar pontos no campeonato de fabricantes.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Graham Rahal utilizou o quinto motor diferente em seis corridas em 2024 (Foto: IndyCar)

A consequência por esta violação está no artigo 16.6.1.2: “Penalização de seis posições no grid em circuitos mistos e de rua e nove colocações em ovais. A punição é cumprida no evento seguinte do campeonato”.

Curiosamente, Álex Palou sofreu com isso na temporada de 2021, quando conquistou o primeiro título. Na mesma Detroit, o espanhol foi punido com seis posições no grid da corrida por exceder o número de motores. Mais tarde naquele campeonato, perdeu nove colocações na largada do GP de Gateway por trocar a unidade de potência — neste caso, a penalização foi diferente por se tratar de um circuito oval.

Indy retorna neste final de semana com o GP de Detroit, que acontece no próximo dia 2, em circuito de rua montado no centro da principal cidade do Michigan, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.