GUIA 2024: Palou vira piloto a ser batido da Indy e busca tricampeonato

Álex Palou inicia 2024 com um raro status de piloto a ser batido na Indy. Espanhol abandona sonho de Fórmula 1 para focar de vez nos Estados Unidos após uma das temporadas mais dominantes da história

5 vitórias, 10 pódios, pole-position das 500 Milhas de Indianápolis, 100% de aproveitamento no top-10 e título conquistado ainda no GP de Portland. O 2023 de Álex Palou certamente foi um dos mais marcantes e empolgantes da história recente da Indy, e o piloto espanhol chega para 2024 com um raro status de nome a ser batido no campeonato.

A Indy se caracteriza muito pelo equilíbrio e pelas oportunidades apesar de ter uma ordem de forças definidas. É justo dizer que pilotos como Scott Dixon e Josef Newgarden já iniciaram temporadas recentes com certo destaque e expectativa em cima do nome, mas talvez não com o status que Palou recebe antes deste início de disputa na série americana.

Além de ser um dos pilotos mais completos da atualidade, vem ao lado do espanhol a esperança de fazer uma temporada completa sem maiores polêmicas contratuais. Após outro imbróglio em 2023, agora com a McLaren, ficou definido que o piloto vai ficar por mais um tempo na Ganassi, e nada mais justo. Afinal, é um casamento de muito sucesso. Sem chances de Fórmula 1, não faria sentido sair.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Tw
itch clicando aqui!

Alex Palou na frente nos dia 1 dos testes em Sebring (Foto: Joe Skibinski/Indy)

“Acho que o drama [com a Ganassi] nos aproximou. Por que? Não sei. Agora, temos uma relação normal. Quando você termina com a namorada e depois melhora porque um entende ao outro e todos os problemas, do nada, vira uma relação melhor”, comentou à Associated Press.

A Fórmula 1, inclusive, esteve recentemente no radar de Palou, pelo incrível desempenho na Indy e por uma possível vaga na Williams. Porém, o discurso de Álex já é de estar “velho demais” depois de ver a porta fechada pela renovação de Logan Sargeant. Nada mais justo, o foco em virar uma estrela nos Estados Unidos é só benéfico para as duas partes.

“Não existiam sinais de que abriria algo para mim na F1. Estou muito velho para esperar e ver se alguém se machuca e assim posso ter minha chance. Pato [O’Ward] pode esperar por alguém se machucando”, completou.

Outra novidade que cerca Álex em 2024 é a chegada da DHL. A empresa americana de correio expresso, uma das mais famosas do mundo, abandonou uma longa parceria com a Andretti para estampar o carro #10 da Ganassi nesta temporada. É um movimento que pode soar irrelevante para muitos fãs, mas mostra um pouco do impacto que o espanhol está tendo na categoria, ao ponto de atrair uma marca que por tanto tempo esteve atrelada com a rival.

Não é certeza que Palou vai dominar a Indy da forma que Max Verstappen domina a Fórmula 1, mas é certo que, salvo grandes azares do lado do espanhol, será muito difícil batê-lo. Um piloto completo em classificações, que sempre anda bem nos ovais e um dos melhores administradores de estratégia da atualidade. Os rivais que entreguem 200% em 2024, pois é só isso que parece tirar Álex do topo.

O GRANDE PRÊMIO publica nesta semana um guia completo da Indy 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.