GUIA 2024: Indy NXT renasce e tem Collet no bolo de favoritos

A Indy NXT vai para sua terceira temporada sob o comando da Penske Entertainment, também dona da Indy. Se não tem a premiação de outrora, que era suficiente para o campeão fazer uma temporada completa na categoria principal, a empresa de Roger Penske revitalizou a categoria e consegue formar um grid numeroso, com 22 carros […]

A Indy NXT vai para sua terceira temporada sob o comando da Penske Entertainment, também dona da Indy. Se não tem a premiação de outrora, que era suficiente para o campeão fazer uma temporada completa na categoria principal, a empresa de Roger Penske revitalizou a categoria e consegue formar um grid numeroso, com 22 carros confirmados para a corrida de estreia em 2024, entre os dias 8 e 10 de março, com o GP de São Petersburgo.

A situação atual é quase inimaginável para quem viveu a Indy Lights, então nome da categoria até 2022, na década passada. Os grids eram muito menores e lutava pela sobrevivência, sendo que em 2020 não teve disputa — a pandemia acentuou a crise da categoria. Não só mais pilotos disputam a NXT, como pilotos oriundos do automobilismo europeu estão na competição, como Caio Collet, Josh Mason e Jamie Chadwick, que vai para o seu segundo ano.

O brasileiro até desembarca como um dos favoritos, após três anos na Fórmula 3. Collet se destacou nos treinos que fez pela HMD Motorsports e encantou Henry Malukas, dono do time, que faz uma aposta no piloto, que conciliará sua jornada como piloto de testes da Nissan na Fórmula E.

Myles Rowe é um nome que se destaca. Vai ser companheiro de equipe de Collet na HMD Motorsports — o time, ao todo, terá 10 carros no grid — e chega com o título da USF Pro 2000, categoria logo abaixo da Indy NXT, além de contar com o apoio de Will Power. Já recebeu apoio financeiro de Roger Penske, quando não tinha patrocínio para completar a temporada de 2022 da USF 2000, que nunca escondeu o desejo de aumentar a diversidade na Indy — fez algo parecido com Ernie Francis Jr. nas últimas duas temporadas, mas o piloto não correspondeu na pista com as expectativas. Já há quem diga que Rowe está sendo trabalhado para substituir o próprio Power na Penske.

Myles Rowe é campeão da Pro 2000 (Foto: USF Championships)

Louis Foster é outro nome a ficar de olho. O britânico começou em seu país-natal com bastante destaque, terminando entre os três primeiros na Ginetta Junior, F4 Britânica, F3 e Euroformula Open entre 2018 e 2021. Migrou para os Estados Unidos em 2022 e foi campeão da Indy Pro 2000 logo de cara. Foi pinçado pela Andretti e conquistou duas vitórias na sua estreia na Indy NXT em 2023 e parte para 2024 com a experiência de um ano na bagagem.

Reece Gold e Nolan Siegel também vão para seus segundos anos na Indy NXT, após vencerem em seus anos de estreia. Ambos são companheiros de Collet e Rowe, logo, partem em boas condições de disputar o título. O que pode pesar para Siegel é que ele vai compartilhar sua programação na NXT com a Indy, pois vai correr quatro corridas na categoria principal, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis, pela Dale Coyne em 2024.

Jacob Abel, da Abel Motorsports, pode aparecer entre os candidatos ao título. Chegou a testar pela Dale Coyne e quase subiu para a Indy, mas optou por permanecer na categoria de base e acelera sua preparação para estar pronto para dar o passo adiante em 2025.

Para ficar de olho

Jamie Chadwick é um nome para ficarmos atentos em 2024. A pilota da Andretti teve muitas dificuldades para se adaptar à Indy NXT, um salto considerável se comparado com o antigo carro da W Series, mas melhorou na reta final da competição e o sexto lugar em Portland é prova disso.

Josh Mason vem com a experiência de quem disputou parte do campeonato de 2023 da Fórmula 2 e agora vai tentar a sorte no automobilismo norte-americano. Se conseguir se adaptar rápido, pode aparecer entre os primeiros em algumas etapas desse ano.

Michael d’Orlando e Yuvem Sundaramoorthy tem histórias similares. Disputaram o título da USF 2000 palmo-a-palmo contra Kiko Porto, que saiu campeão daquela competição, mas não conseguiram o mesmo destaque na USF Pro 2000. Se reencontrarem o ritmo de três temporadas atrás, podem surpreender e entrarem no radar da Indy.

Salvador de Alba conciliou por muitos anos sua carreira entre fórmula e a Nascar mexicana, mas parece estar focado no caminho da Indy. Vem de três vitórias na USF Pro 2000 e pode crescer na Indy NXT, caso, de fato, o alvo esteja nos fórmulas.

Josh Pearson não fez testes tão bons, mas tem a experiência de quem já disputou campeonatos acirrados e importantes, como o Mundial de Endurance [WEC] e a IMSA. Outro nome a observar é Bryce Aron, terceiro colocado no Euroformula Open, que vai estrear no automobilismo norte-americano.

Além de Jamie Chadwick, a categoria tem outra mulher competindo. Lindsay Brewer vai correr pela Juncos Hollinger em 2024, mas não teve muito destaque até aqui. Vem de duas temporadas na USF Pro 2000 e seu melhor resultado foi um 13º lugar. Por enquanto, sua equipe não anunciou ninguém para estar ao seu lado, apesar de colocar o carro na lista de presença em St. Pete.

Os demais pilotos do grid estão entre estreantes na categoria, mas que chegam sem maiores expectativas, além de outros competidores que estão há mais tempo e sem destaque. Mas o fato importante a destacar é que a Indy NXT renasceu e vem para 2024 como um dos campeonatos mais disputados de sua história.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.