GUIA 2025: Palou inicia ano como homem a ser batido e busca tetra da Indy
Álex Palou já colocou o nome entre os grandes da história da Indy. A partir de 2025, a corrida do espanhol é para subir de prateleira. E é claro, beijar o Brickyard em maio para se eternizar de vez na história
Três títulos em apenas cinco temporadas. Os feitos de Álex Palou na Indy já são de um piloto histórico. Poucos imaginavam que o piloto de boa passagem pela Dale Coyne no ano de novato, em 2020, arrasaria a categoria assim que pisasse na Ganassi. Com o que tem feito até aqui, o espanhol não apenas se tornou um excelente sucessor para Dario Franchitti no #10, mas já virou a cara de uma equipe que tem Scott Dixon também na garagem.
Álex tem crescido cada vez mais na Indy pelas várias características de ser um piloto difícil demais a ser batido. Anda bem em todo tipo de pista, se classifica bem com frequência e sempre ajuda o time pelo gerenciamento de equipamento. Em 2024, foi possível aprender outra característica boa sobre o catalão: a capacidade de saber lidar com a pressão. Tanto na batida em Iowa quanto no problema de motor em Milwaukee, soube responder muito bem nos momentos seguintes.
Relacionadas
E é justamente por isso que Álex entra favorito mais uma vez em 2025. Há dúvidas sobre o quanto Josef Newgarden, Scott McLaughlin e Will Power podem ser constantes e crescer nos momentos que pedem. Há dúvidas se Scott Dixon ainda tem o mesmo fogo de anos atrás para bater de frente com o companheiro de equipe. Não há confiança de que a McLaren vai ser capaz de entregar a Pato O’Ward um carro suficiente para igualar Palou o ano inteiro. É difícil colocar fé que a Andretti tem condições de estar no limite para que Colton Herta possa competir.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além da missão pela terceira Astor Cup em sequência, Álex também tem um outro motivo para animar 2025: já está na hora de vencer as 500 Milhas de Indianápolis. Ele passou muito perto em 2021, foi pole em 2023 e tinha boas chances até ser atingido por Rinus VeeKay nos boxes, e foi um bom coadjuvante e que poderia se colocar mais na briga em 2024. É uma cereja no bolo que pode fazer toda a diferença para que ocupe a primeira prateleira dos grandes da história.
Foi em uma ascensão meteórica, mas a partir de 2025, Palou não corre mais para ser campeão da Indy. Ele corre para galgar espaço e se colocar entre os grandes da história do automobilismo americano. E é de se espantar que o espanhol ainda tenha 28 anos de idade. Ou seja, é praticamente um bebê quando falamos dos feitos e do que ainda pode alcançar.
Uma pena que o #10 da Ganassi não anda mais com o patrocínio da rede de lojas de departamento Target, como nos tempos áureos de Dario Franchitti, pois Álex inicia o ano com um alvo nas costas e é, de fato, o homem a ser batido em 2025.

