Castroneves precisa quebrar recorde de 90 anos para conquistar penta da Indy 500

Helio Castroneves terá que repetir feito de Fred Frame, que em 1932 venceu as 500 Milhas de Indianápolis saindo da 27ª colocação no grid, se quiser alcançar o inédito quinto triunfo no Brickyard

FÓRMULA INDY: HERTA DÁ SHOW NA PISTA MOLHADA E GANHA CONFIANÇA ANTES DA INDY 500

Helio Castroneves não terá vida fácil em busca da quinta vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. O brasileiro não teve uma boa classificação no último sábado (21), e vai largar apenas na 27ª colocação, sua segunda pior posição de largada em 22 participações na prova.

Atual campeão da Indy 500, Helio terá que repetir o feito do americano Fred Frame, que em 1932 venceu a corrida saindo do 27º lugar. Em 1936, Louis Meyer saiu da 28ª colocação para vencer a corrida, e se tornar, junto com Ray Harroun em 1911, o piloto com pior posição de largada a vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

Castroneves lamentou o desempenho no primeiro dia de classificação que o impediu de se classificar para o Fast 12 que acontece na tarde deste domingo (22). Nas quatro vitórias que conquistou no Brickyard, o brasileiro sempre largou pelo menos entre os 23 primeiros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Helio Castroneves vai largar na 27ª colocação nas 500 Milhas de Indianápolis de 2022 (Foto: IndyCar)

Por outro lado, largar na pole-position não tem trazido bons resultados recentemente. Nos últimos doze anos, apenas em uma oportunidade, com o francês Simon Pagenaud em 2019, o piloto que largou na frente acabou com a vitória.

Rinus VeeKay foi o mais rápido no primeiro dia, anotando a terceira volta mais rápida da história da classificação. Se juntam ao holandês na disputa pela pole-position neste domingo seu companheiro de equipe, Ed Carpenter, o quinteto da Ganassi, com o brasileiro Tony Kanaan, Scott Dixon, Álex Palou, Jimmie Johnson e Marcus Ericsson, a dupla da McLaren composta por Pato O’Ward e Felix Rosenqvist, o líder do campeonato, Will Power, o francês Romain Grosjean e o duas vezes campeão Takuma Sato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.