Hinchcliffe supera Bourdais nos minutos finais e mantém Honda na frente no TL3 no Alabama. Leist é 16º
A Honda manteve a dianteira no Alabama, mas viu a Chevrolet mais perto em um TL3 que também foi cheio de bandeiras vermelhas. Melhor para James Hinchcliffe, que superou Sébastien Bourdais. Matheus Leist andou bem com a Foyt e ficou em 16º
Hinchcliffe foi o único piloto a conseguir andar abaixo de 1min09s, virando um tempo excelente em 1min08s735, já em uma volta extra que a direção de prova deu pela quantidade impressionante de bandeiras vermelhas, algo que se repetiu em relação aos outros treinos livres de Barber.
O top-5 foi todo da Honda, com Scott Dixon sendo outro piloto a ter aproveitado a espécie de prorrogação proporcionada pela direção de prova, superando o novato Colton Herta, que se manteve no topo. Takuma Sato veio logo abaixo do americano.
Relacionadas
O melhor piloto da Chevrolet voltou a ser Spencer Pigot, que colocou a Carpenter na sexta colocação, seguido por Simon Pagenaud, surpreendentemente o mais veloz carro da Penske. Felix Rosenqvist, Max Chilton e Alexander Rossi completaram o top-10 do TL3.
Historicamente dominante na pista, Josef Newgarden segue discreto. O americano foi 17º, ficando justamente entre os dois brasileiros da Foyt, que deram um passo adiante em relação aos outros treinos livres.
Confira como foi o TL3 em Barber
O último treino livre da Indy antes da classificação no Alabama começou pontualmente às 12h45 (em Brasília), com uma impressionante firmeza no céu, já que a chuva parecia ainda ser algo bem distante. Após um primeiro dia em que muitos erraram e os pneus macios não funcionaram bem, metade do grid resolveu atacar a pista logo de cara.
Foi aí que, com 20 minutos para o encerramento da sessão, Sébastien Bourdais resolveu voar. O francês acertou um giro preciso em 1min09s035 e de pneus duros, uma tônica que era seguida pelo grid inteiro. Sato melhorava e pulava para quarto.
Before Practice 3 wrapped up, @RyanHunterReay and @Ericsson_Marcus both went off-track. BarberMotorPark?ref_src=twsrc%5Etfw">@BarberMotorPark continues to prove tricky ?#INDYCAR // #HIGPA pic.twitter.com/cllW1BYhNi
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) April 6, 2019
Aí foi quando a confusão começou de novo. Harvey rodou, Ryan Hunter-Reay escapou da pista, mas foi com Marcus Ericsson o pior. O sueco perdeu o carro e acertou o muro na curva 1, causando a segunda bandeira vermelha.
Indy, GP do Alabama, Barber, TL3
1 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 1:08.735 | 12 | |
2 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | 1:09.035 | +0.300 | 12 |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:09.233 | +0.498 | 10 |
4 | C HERTA | Harding Honda | 1:09.244 | +0.509 | 14 |
5 | T SATO | RLL Honda | 1:09.269 | +0.534 | 16 |
6 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | 1:09.278 | +0.543 | 12 |
7 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:09.284 | +0.549 | 16 |
8 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:09.288 | +0.553 | 14 |
9 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:09.311 | +0.576 | 15 |
10 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:09.348 | +0.613 | 12 |
11 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | 1:09.427 | +0.692 | 13 |
12 | E JONES | Carpenter Chevrolet | 1:09.454 | +0.719 | 12 |
13 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:09.479 | +0.744 | 9 |
14 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:09.528 | +0.793 | 14 |
15 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:09.596 | +0.861 | 14 |
16 | M LEIST | Foyt Chevrolet | 1:09.629 | +0.894 | 13 |
17 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:09.741 | +1.006 | 13 |
18 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 1:09.863 | +1.128 | 12 |
19 | G RAHAL | RLL Honda | 1:09.972 | +1.237 | 13 |
20 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:10.038 | +1.303 | 10 |
21 | M ERICSSON | SPM Honda | 1:10.155 | +1.420 | 7 |
22 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:10.559 | +1.824 | 11 |
23 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | 1:10.912 | +2.177 | 15 |
24 | Z VEACH | Andretti Honda | 1:11.086 | +2.351 | 2 |