Honda choca com domínio e transforma GP de Long Beach em Andretti contra Palou
Kyle Kirkwood, Colton Herta, Álex Palou e Marcus Ericsson comandam o domínio dos carros de motores Honda e são os principais candidatos a vencer no GP de Long Beach. Penske agoniza
Kyle Kirkwood repetiu o filme de 2023 e vai largar o GP de Long Beach da pole-position. As coincidências com a edição de dois anos atrás não param por aí, já que Colton Herta também largará da primeira fila, formando um 1-2 da Andretti, que enxerga os circuitos de rua como as principais oportunidades para brigar por vitórias e tentar sonhar um pouco mais alto em 2025.
O feito de Kirkwood não é surpresa. O início de temporada do piloto do #27 é bem digno, seja em classificação ou corridas. O que foi visto neste sábado foi assustador. Um tempo absurdo para desbancar pilotos mais cascudos na briga pela pole-position. E partir de primeiro em Long Beach é crucial, especialmente se a corrida se desenrolar sem maiores ocorrências e com o nível de desgaste de pneus semelhante ao que vimos nas últimas corridas, como visto com o próprio Kyle em 2023.
A Andretti vem firme em Long Beach. Não apenas com Kirkwood e Herta, que já surgem como favoritos de forma natural pela posição de grid, mas também com Marcus Ericsson partindo da quinta posição. Mesmo que o sueco nem tenha vencido pela equipe ainda, é certo que houve evolução em termos de ritmo de classificação, algo que não existiu em 2024. Apesar de mais atrás, ainda é um candidato.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Kirkwood puxa 1-2 da Andretti e crava pole do GP de Long Beach da Indy

E, é claro, não podemos jamais descartar Álex Palou. O atual campeão e líder do campeonato vem de duas vitórias consecutivas e vai largar atrás das Andretti, no terceiro lugar. Com o ritmo que arranja com a Ganassi e a capacidade de efetuar grandes estratégias, surge como favorito se conseguir escapar de confusões na largada e se a corrida não for um festival de amarelas.
O curioso é ver como a disputa da pole ficou basicamente restrita aos melhores pilotos de carro Honda. Scott McLaughlin, de Penske, foi o único a chegar no Fast 6, reduzindo a má impressão que a equipe deixou com as eliminações precoces de Will Power e Josef Newgarden. Porém, o tempo muito abaixo do neozelandês na disputa da pole indica que a coisa não é tão fácil para o trio.
Por fim, a McLaren soa melhor que a Penske por ter um frio mais forte e bem posicionado. Uma pena para Christian Lundgaard, que depois de uma grande volta no Fast 12, bateu forte no muro e não pôde disputar a pole-position.
O GP de Long Beach nem sempre empolga, mas o que foi visto nos treinos livres e na classificação é que há a chance do muro ser inimigo de muitos pilotos e trazer uma movimentação maior para a corrida, com diferentes personagens surgindo na frente. Porém, se as coisas transcorrerem sem muitos incidentes, o trio da Andretti deve disputar a vitória contra Álex Palou.

