Scott Dixon esteve muito perto da pole neste sábado (15) em Sonoma, mas Ryan Hunter-Reay apareceu e, com o cronômetro zerado, reduziu os danos da classificação para o companheiro de equipe Alexander Rossi. O americano da Andretti cravou 1min17s628, 0s132 mais veloz que Dixon. Foi a sétima pole da carreira de Ryan e a primeira desde Long Beach em 2014, encerrando um longo jejum.
Rossi andou bem a classificação toda, mas caiu bastante de produção justamente na decisão da pole, no Fast Six. Assim, o americano vai ter de remar a partir do sexto lugar, saindo quatro posições atrás do rival na disputa pelo título.
Josef Newgarden, que ainda tem chances remotas de título, andou bem melhor que os companheiros de Penske e ficou com a terceira colocação no grid, na frente de Marco Andretti e de Pato O'Ward, que vai para sua corrida de estreia em um excelente quinto lugar.
Will Power parte de sétimo, acompanhado na quarta fila pelo parceiro Simon Pagenaud, que venceu em Sonoma em 2016 e 2017. Graham Rahal e Zach Veach foram os que completaram o top-10.
Pietro Fittipaldi foi o melhor brasileiro na definição do grid e vai partir de 13º no grid californiano. Tony Kanaan, em seu 300º GP consecutivo, conseguiu ainda a 18ª colocação, mais do que a Foyt vinha produzindo no final de semana. Matheus Leist sai de 23º.
Ryan Hunter-Reay é pole em Sonoma (Foto: IndyCar)
Confira como foi a definição do grid em Sonoma
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
O primeiro grupo da decisão da Indy em Sonoma foi à pista pontualmente às 19h (em Brasília). Nele estavam: Matheus Leist, James Hinchcliffe, Will Power, Graham Rahal, Pietro Fittipaldi, Spencer Pigot, Simon Pagenaud, Takuma Sato, Max Chilton, Colton Herta e Marco Andretti, além de um dos postulantes ao título, Alexander Rossi.
A sessão foi extremamente estudada, com os tempos caindo sequencialmente e Rossi assustando no início, completando a primeira metade do grupo apenas em décimo.
E tudo foi se decidir no minuto final, na realidade, na última volta de cada um. E Rossi passou longe de qualquer sufoco, virando 1min17s928 e ficando atrás apenas de Pagenaud, que venceu as últimas duas edições da prova. Além deles, Power confirmou o favoritismo e avançou junto com Sato, Andretti e Rahal.
Fittipaldi não conseguiu passar por pouco menos de 0s3, mas não quer dizer que tenha ido mal. O brasileiro, aliás, largará em 13º. Hinchcliffe, Pigot, o estreante Herta, Chilton e Leist também ficaram pelo caminho.
Pietro Fittipaldi quase passou para a segunda fase (Foto: IndyCar)
Dixon confirma favoritismo e O'Ward brilha na estreia
O segundo grupo da primeira fase foi para a pista poucos minutos depois. Nele estavam: Josef Newgarden, Carlos Muñoz, Pato O'Ward, Ed Jones, Tony Kanaan, Sébastien Bourdais, Jordan King, Charlie Kimball, Zach Veach, Ryan Hunter-Reay, Santino Ferrucci e Jack Harvey, além do líder do campeonato Scott Dixon.
Desde o início, O'Ward voltava a chamar a atenção. O estreante, que andou muito bem no TL2, se colocava entre os primeiros e dava sinais de que poderia avançar mesmo quando as marcas caíssem no final.
Dixon foi quem virou 1min17s5 e carimbou primeiro sua vaga sem nenhum susto. Hunter-Reay até conseguiu superar o neozelandês, mas nada que mudasse a cotação do dólar. Newgarden, Veach, o incrível estrante O'Ward e Bourdais também passaram de fase.
Companheiro de Dixon, Jones ficou pelo caminho, junto com Harvey, Kanaan, Ferrucci, Muñoz, Kimball e King.
Pato O'Ward chegou ao Fast Six (Foto: IndyCar)
Rossi e Dixon seguem em frente e O'Ward dá show
A segunda fase da classificação em Sonoma começou quando os relógios marcavam 19h35. Nela estavam os três pilotos da Penske, os quatro da Andretti – mais O'Ward, de Harding, mas com a Andretti auxiliando -, os dois da RLL, Dixon com a Ganassi e Bourdais com a Dale Coyne.
Andretti foi quem andou na frente a maior parte do tempo, mas ainda liderava com uma marca alta em 1min18s. Foi, de novo, no final que as coisas mudaram. O'Ward surgiu e se colocou outra vez como uma força, junto com os dois candidatos ao título e Andretti, que sobrevivia.
Mas apenas dois pilotos baixaram de 1min17s: Hunter-Reay e Newgarden. Os dois ficaram como ponteiros, com Dixon, O'Ward, Rossi e Andretti também garantidos no Fast Six. A Penske, tirando Josef, decepcionou, com Power e Pagenaud de fora. Rahal, Veach, Bourdais e Sato também caíram.
Scott Dixon na classificação em Sonoma. Quase deu pole (Foto: IndyCar)
Hunter-Reay arranca Dixon da pole no último lance
O Fast Six veio com Andretti, Newgarden e O'Ward buscando puxar a fila, mas com marcas ainda bem elevadas. Aí veio Dixon, já botando ordem na casa e, no segundo giro, cravando 1min17s7, volta com cara de pole.
Newgarden e Andretti até conseguiram encostar, enquanto Rossi andava em ritmo consideravelmente mais lento e parecia fadado ao quinto lugar. Mas a coisa ainda ficou pior – ou não, depende do ponto de vista.
Isso porque Rossi caiu para sexto, mas caiu porque Hunter-Reay, seu companheiro, apareceu do nada para fazer a pole com 1min17s628. Aquilo, então, significou que Dixon não só perdeu a pole como também o ponto extra que ganharia.
Indy, GP de Sonoma, Grid de largada
1 |
R HUNTER-REAY |
Andretti Honda |
1:17.628 |
|
2 |
S DIXON |
Ganassi Honda |
1:17.760 |
+0.132 |
3 |
J NEWGARDEN |
Penske Chevrolet |
1:17.794 |
+0.166 |
4 |
M ANDRETTI |
Andretti Honda |
1:17.800 |
+0.172 |
5 |
P O'WARD |
Harding Chevrolet |
1:17.974 |
+0.346 |
6 |
A ROSSI |
Andretti Honda |
1:18.002 |
+0.374 |
7 |
W POWER |
Penske Chevrolet |
1:17.650 |
+0.022 |
8 |
S PAGENAUD |
Penske Chevrolet |
1:17.749 |
+0.121 |
9 |
G RAHAL |
RLL Honda |
1:17.904 |
+0.276 |
10 |
Z VEACH |
Andretti Honda |
1:17.911 |
+0.283 |
11 |
S BOURDAIS |
Dale Coyne Honda |
1:17.924 |
+0.296 |
12 |
T SATO |
RLL Honda |
1:17.992 |
+0.364 |
13 |
P FITTIPALDI |
Dale Coyne Honda |
1:18.528 |
+0.900 |
14 |
E JONES |
Ganassi Honda |
1:18.509 |
+0.881 |
15 |
J HINCHCLIFFE |
SPM Honda |
1:18.574 |
+0.946 |
16 |
J HARVEY |
Michael Shank Honda |
1:18.589 |
+0.961 |
17 |
S PIGOT |
Carpenter Chevrolet |
1:18.669 |
+1.041 |
18 |
T KANAAN |
Foyt Chevrolet |
1:18.597 |
+0.969 |
19 |
C HERTA |
Harding Chevrolet |
1:18.682 |
+1.054 |
20 |
S FERRUCCI |
Dale Coyne Honda |
1:18.617 |
+0.989 |
21 |
M CHILTON |
Carlin Chevrolet |
1:18.754 |
+1.126 |
22 |
C MUÑOZ |
SPM Honda |
1:18.721 |
+1.093 |
23 |
M LEIST |
Foyt Chevrolet |
1:18.967 |
+1.339 |
24 |
C KIMBALL |
Carlin Chevrolet |
1:18.850 |
+1.222 |
25 |
J KING |
Carpenter Chevrolet |
1:19.152 |
+1.524 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.