Hunter-Reay bate combo de jovens, lidera 1-2 da Andretti e larga na pole em Long Beach. Castroneves sai em nono
Ryan Hunter-Reay fez valer sua experiência para superar uma turma de jovens no Fast Six: Josef Newgarden, James Hinchcliffe e Jack Hawksworth brilharam e duelaram décimo a décimo pela pole. Helio Castroneves sai em nono, com Tony Kanaan em 13º
“A Andretti voltou”, diriam os torcedores norte-americanos, fossem eles tupiniquins. Ryan Hunter-Reay usou sua experiência para bater um combo de jovens no Fast Six e ficou com a pole-position para o GP de Long Beach, segunda etapa da Indy na temporada 2014.
O norte-americano tirou o doce da boca de James Hinchcliffe com o cronômetro já zerado e cravou 1min07s821, deixando seu parceiro de equipe na segunda posição.
Ryan Hunter-Reay larga na pole em Long Beach (Foto: IndyCar)
O terceiro posto ficou com Sébastien Bourdais, que fez ótima classificação com a KV e superou Josef Newgarden, em excelente jornada com a quarta posição.
A quinta colocação ficou com o excelente estreante Jack Hawksworth, que mais uma vez mostrou competitividade e, nos instantes finais, superou Simon Pagenaud, sexto.
Os brasileiros seguiram a tônica de todo o fim de semana e foram mal: Helio Castroneves caiu no G3 e larga em nono, com Tony Kanaan só em 13º.
A ficha dos 23 inscritos para o GP de Long Beach | |
A galeria de fotos do sábado da Indy em Long Beach |
Confira como foi a sessão classificatória da Indy em Long Beach:
Grupo 1: Queda de Kanaan e punição a Sato
O Grupo 1 contou com as participações de Sébastien Bourdais (KV), Takuma Sato (Foyt), Josef Newgarden (Fisher Hartman), Justin Wilson e Carlos Huertas (Dale Coyne), James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay (Andretti), Mike Conway (Carpenter), Tony Kanaan e Charlie Kimball (Ganassi) e Oriol Servià (RLL).
O primeiro tempo registrado foi de Sato, ainda na casa de 1min11. Rapidamente, Kanaan melhorou a marca do japonês em 0s8, e Wilson pulou para 1min10s912, ficando momentaneamente na liderança. Os tempos demoraram muito a cair.
As marcas só começaram a melhorar de fato quando Hunter-Reay pulou para 1min08s991. Sato, Hinchcliffe e Newgarden superaram o norte-americano da Andretti, o que jogou Kanaan para fora da zona de classificação do top-6. Até Huertas chegou a superar o brasileiro, claramente sofrendo com o desempenho de sua Ganassi.
Hinchcliffe e Newgarden ficaram se revezando na ponta, melhorando em centésimos as voltas um do outro, até que Bourdais colocou ordem na casa, voou e chegou a 1min07s906, fechando a disputa e ficando no topo da tabela de tempos do G1.
Junto com o francês da KV, avançaram ‘Hinch’, Wilson, Newgarden, Hunter-Reay e Servià. Kanaan, Conway, Kimball e Huertas caíram junto com Sato, que ficou com a oitava melhor marca do grupo mas acabou punido com a perda de suas duas melhores voltas por ter atrapalhado o tráfego.
Tony Kanaan, da Ganassi, caiu no Grupo 1 e sai em 15º (Foto: Getty Images)
Grupo 2: Muñoz voa, Power cai
O Grupo 2 teve as presenças de Simon Pagenaud e Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson), Jack Hawksworth (Bryan Herta), Ryan Briscoe e Scott Dixon (Ganassi), Marco Andretti e Carlos Muñoz (Andretti), Sebastián Saavedra (KV), Graham Rahal (RLL) e do trio da Penske, Will Power, Juan Pablo Montoya e Helio Castroneves.
Os tempos do G2 já começaram muito mais rápidos do que os registrados pela turma do G1. Dixon abriu a contagem com 1min10s750 e fechou a primeira rodada de tentativas na liderança, seguido por Muñoz e Andretti. Quando os pilotos foram para os pneus vermelhos, Pagenaud desbancou o neozelandês e foi a 1min09s002.
Em seguida, o pessoal da Penske acordou: Montoya pulou para a liderança, com 1min08s862, e trouxe junto Castroneves, 0s074 mais lento que o colombiano. Ambos, no entanto, acabaram desbancados momentaneamente por Aleshin e Pagenaud, que subiram para as duas primeiras posições, junto com Power, terceiro.
Dixon, então, reagiu e retomou a ponta com 1min08s062. Mas o que ninguém esperava é que o novato Muñoz voasse: o colombiano da Andretti cravou uma supervolta em 1min07s874 e fechou a conta no G2, seguido por Castroneves – que melhorou e pulou para segundo –, Dixon, Pagenaud, Andretti e Hawksworth.
Surpreendentemente, Power foi o primeiro dos eliminados e caiu fora tendo a companhia de Montoya, Briscoe, Aleshin, Saavedra e Rahal.
Grupo 3: O show da nova geração
O Grupo 3, como sempre, contou com a soma dos 12 pilotos classificados nos Grupos 1 e 2: Castroneves, Dixon, Bourdais, Servià, Wilson, Andretti, Hinchcliffe, Hunter-Reay, Muñoz, Newgarden, Pagenaud e Hawksworth.
Hunter-Reay foi o primeiro a marcar tempo, em 1min09s824, e fechou a primeira parte da disputa na liderança. Já com pneus vermelhos, Muñoz foi o primeiro a desbancar o norte-americano, inaugurando a casa de 1min08 e sendo mais de 1s mais veloz que o piloto da Andretti. Newgarden pulou junto para segundo, com Bourdais em terceiro.
Os tempos seguiram caíndo. Pagenaud e Newgarden desbancaram Muñoz e, na sequência, foi a vez de Castroneves dar sinal de vida e superar Pagenaud, cravando 1min08s111 e liderando momentaneamente o quadro de tempos.
Mas o show era da molecada: não demorou muito para que o promissor Newgarden tomasse a liderança de Helinho, que foi superado por um comboio: Hinchcliffe, Hawksworth, Dixon, Andretti e Hunter-Reay. Mas tudo mudaria segundos depois.
Jack Hawksworth mostrou que veio para ficar (Foto: IndyCar)
Relacionadas
Quando o cronômetro encerrou a contagem, houve tempo para alguns ‘pulos do gato’. Começando por Bourdais, que veio do nada e fechou o G3 em primeiro, com uma voltaça em 1min07s791, e avançou ao Fast Six junto com Hinchcliffe, Newgarden, Hunter-Ray e o incrível Hawksworth. Surpreendidos pelos jovens, Dixon, Andretti, Helio, Wilson e Servià, mais o novato Muñoz, deram adeus ao sonho da pole californiana.
Fast Six: A consagração da Andretti
Como de costume, os pilotos deixaram a maior parte da disputa para os minutos finais, visando economizar pneus. Pagenaud abriu o marcador, com 1min09s939. Instantes depois, Newgarden chamou o francês para o duelo e cravou 1min08s009.
Outro jovem que logo em sua primeira volta mostrou que estaria na briga pela pole foi Hinchcliffe, sendo só 0s026 mais lento que o piloto da Fisher Hartman.
Quando Bourdais entrou em cena e cravou 1min07s958, a impressão que ficava era a de que o dia era, mesmo, do francês, que já havia liderado o G1 e o G3. Ledo engano: ainda houve tempo para o próprio ‘Hinch’ baixar para 1min07s940 e, quando já se aprontava para celebrar a pole, ver Hunter-Reay chegar a 1min07s821 e ficar no topo.
Sobrou para ‘Seb’ o terceiro lugar, à frente de Newgarden e do incrível Hawksworth, que conseguiu superar Pagenaud depois do encerramento do tempo e sai em quinto.
O GP de Long Beach ocorre neste domingo (13), às 17h45 (de Brasília).
Indy 2014, GP de Long Beach, grid de largada:
1 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | 1:07.821 | ||
2 | 27 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | ANDRETTI HONDA | 1:07.940 | +0.119 | |
3 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | 1:07.958 | +0.137 | |
4 | 67 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | FISHER HARTMAN HONDA | 1:08.009 | +0.188 | |
5 | 98 | JACK HAWKSWORTH | ING | BRYAN HERTA HONDA | 1:08.052 | +0.231 | |
6 | 77 | SIMON PAGENAUD | FRA | SCHMIDT PETERSON HONDA | 1:08.073 | +0.252 | |
7 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | 1:07.998 | +0.177 | |
8 | 25 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | 1:08.017 | +0.196 | |
9 | 3 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | 1:08.111 | +0.290 | |
10 | 19 | JUSTIN WILSON | ING | DALE COYNE HONDA | 1:08.121 | +0.300 | |
11 | 34 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | 1:08.150 | +0.329 | |
12 | 16 | ORIOL SERVIÀ | ESP | RLL HONDA | 1:08.353 | +0.532 | |
13 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | 1:08.442 | +8.442 | |
14 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | 1:08.115 | +0.175 | |
15 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | P | 1:08.481 | +0.660 |
16 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | 1:08.364 | +0.424 | |
17 | 20 | MIKE CONWAY | ING | CARPENTER CHEVROLET | 1:08.570 | +0.630 | |
18 | 8 | RYAN BRISCOE | AUS | GANASSI CHEVROLET | 1:08.369 | +0.429 | |
19 | 83 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | 1:08.650 | +0.710 | |
20 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT HONDA | 1:08.432 | +0.492 | |
21 | 18 | CARLOS HUERTAS | COL | DALE COYNE HONDA | 1:08.705 | +0.765 | |
22 | 17 | SEBASTIÁN SAAVEDRA | COL | KV CHEVROLET | 1:08.961 | +1.021 | |
23 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | 1:09.056 | +1.116 |