Indy antecipa estreia e anuncia aparição de nova proteção de cockpit já no GP de Indianápolis

A Proteção Frontal Avançada (AFP), saliência alocada frente ao cockpit para proteger pilotos de detritos, recebeu sinal verde da Indy. Tanto que a estreia, antes prevista para a Indy 500, foi adiantada para o GP de Indianápolis

Os carros da Indy vão se tornar mais seguros, e antes até do previsto. A categoria americana anunciou nesta sexta-feira (26) que, começando no GP de Indianápolis, os carros passam a ser equipados com a Proteção Frontal Avançada, cuja sigla em inglês é AFP. Trata-se de uma saliência frente ao capacete do piloto que tem por objetivo tirar do caminho qualquer detrito que esteja em rota de colisão com o capacete.
 
O projeto inicial foi revelado em fevereiro, junto da previsão de estreia no fim de maio, com as 500 Milhas de Indianápolis. A peça foi testada nos treinos livres desta semana e foi bem vista por pilotos – provavelmente motivo suficiente para adiantar a estreia em algumas semanas.
Spencer Pigot e a Proteção Frontal Avançada (Foto: IndyCar)

“É ótimo ver que a Indy está melhorando a segurança. Claro, esse é o primeiro passo na evolução da proteção de cabeça”, disse Hinchcliffe, sobre a Proteção Frontal Avançada. “Já tendo sido atingido por um pedaço de detrito que seria evitado com essa proteção, sou totalmente a favor. Também é bom saber que, nos bastidores, estão trabalhando por uma solução”, seguiu.

 
A Proteção Frontal Avançada é um passo de uma Indy que luta para tornar os carros mais seguros. A categoria chegou a considerar o uso de equipamento semelhante ao halo, mas esbarrou em problemas de encaixe com o chassi americano. Outra solução considerada foi o windscreen, mas que teve estreia adiada por ainda não se considerado tão forte quanto necessário.
 
O GP de Indianápolis, no traçado misto de Indiana, aconteceu no próximo dia 11. Depois, a categoria volta as atenções à corrida de 500 Milhas.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.