Indy anuncia pontuação dobrada para trinca de provas de 500 milhas e traz novo sistema para Indianápolis

Indy 500, Pocono e Fontana terão pontuação final dobrada, mas etapa no Indianapolis Motor Speedway distribuirá pontos também aos 33 classificados para o grid de largada, além de um bônus aos que avançarem ao Fast Nine. "Isso só vai fazer com que a disputa pelo título se torne mais emocionante", disse Derrick Walker, diretor de competições

 
A Indy anunciou na última quinta-feira (20) pequenas mudanças no formato de pontuação para a temporada 2014 da categoria. Apesar de objetivas e relativamente simples, as alterações devem trazer um peso significativo para a decisão do campeonato deste ano.
 
A primeira grande modificação diz respeito às três etapas com distância de 500 milhas no calendário – Indianápolis, Pocono e Fontana. Nelas, a pontuação distribuída aos pilotos será dobrada. O vencedor levará 100 pontos ao invés dos 50 habituais, enquanto o segundo colocado ficará com 80 ao invés de 40, e assim sucessivamente.
 
“Colocar mais peso nos eventos de 500 milhas premia as equipes e pilotos que crescem nos momentos decisivos do ano”, afirmou Derrick Walker, diretor de competições e operações da Indy. “Analisamos várias formas de melhorar a nossa forma de decidir nossos campeões, e isso só vai fazer com que a disputa pelo título se torne mais emocionante.”
Indy 500 dará pontos também nas atividades que definirão o grid da prova (Foto: Getty Images)

A Indy 500, em particular, terá bonificações a mais, até por se tratar do evento mais badalado da categoria. O fim de semana que define o grid – previsto para os dias 17 e 18 de maio – também trará pontos de peso e com farta distribuição, como de costume.
 
Os 33 classificados para o grid, no sábado, pontuarão – 33 pontos para o pole, 32 para o segundo colocado, 31 para o terceiro, e assim por diante –, e os que conseguirem vaga para o Fast Nine, que definirá a pole e as nove primeiras colocações no domingo, levarão um bônus, com mais nove pontos ao primeiro, oito ao segundo, sete ao terceiro, sucessivamente até o nono colocado, que levará um único ponto para casa.

A temporada 2014 da Indy começa no próximo dia 30, em São Petersburgo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.