Indy anuncia pontuação dobrada para trinca de provas de 500 milhas e traz novo sistema para Indianápolis

Indy 500, Pocono e Fontana terão pontuação final dobrada, mas etapa no Indianapolis Motor Speedway distribuirá pontos também aos 33 classificados para o grid de largada, além de um bônus aos que avançarem ao Fast Nine. "Isso só vai fazer com que a disputa pelo título se torne mais emocionante", disse Derrick Walker, diretor de competições

 
A Indy anunciou na última quinta-feira (20) pequenas mudanças no formato de pontuação para a temporada 2014 da categoria. Apesar de objetivas e relativamente simples, as alterações devem trazer um peso significativo para a decisão do campeonato deste ano.
 
A primeira grande modificação diz respeito às três etapas com distância de 500 milhas no calendário – Indianápolis, Pocono e Fontana. Nelas, a pontuação distribuída aos pilotos será dobrada. O vencedor levará 100 pontos ao invés dos 50 habituais, enquanto o segundo colocado ficará com 80 ao invés de 40, e assim sucessivamente.
 
“Colocar mais peso nos eventos de 500 milhas premia as equipes e pilotos que crescem nos momentos decisivos do ano”, afirmou Derrick Walker, diretor de competições e operações da Indy. “Analisamos várias formas de melhorar a nossa forma de decidir nossos campeões, e isso só vai fazer com que a disputa pelo título se torne mais emocionante.”
Indy 500 dará pontos também nas atividades que definirão o grid da prova (Foto: Getty Images)

A Indy 500, em particular, terá bonificações a mais, até por se tratar do evento mais badalado da categoria. O fim de semana que define o grid – previsto para os dias 17 e 18 de maio – também trará pontos de peso e com farta distribuição, como de costume.
 
Os 33 classificados para o grid, no sábado, pontuarão – 33 pontos para o pole, 32 para o segundo colocado, 31 para o terceiro, e assim por diante –, e os que conseguirem vaga para o Fast Nine, que definirá a pole e as nove primeiras colocações no domingo, levarão um bônus, com mais nove pontos ao primeiro, oito ao segundo, sete ao terceiro, sucessivamente até o nono colocado, que levará um único ponto para casa.

A temporada 2014 da Indy começa no próximo dia 30, em São Petersburgo.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube