Indy aprova estreia do aeroscreen em “teste completo” no calor do Texas

Etapa foi prova de fogo pela qual o novo dispositivo de segurança passou logo em sua primeira corrida

Longos meses fora das pistas, um oval grande e muito calor. Foi assim que o aeroscreen estreou nos carros da Indy há uma semana, durante o GP do Texas. E de acordo com o presidente da categoria, Jay Frye, foi um excelente teste para a proteção de cockpit. A avaliação geral é de que o recurso superou expectativas.

Com calor que se aproximou dos 38°C e diferentes tipos de iluminação, já que andou no começo da tarde, perto do anoitecer e à noite, o fato de ter passado sem sérios problemas é importante. Frye destacou que a organização exigiu que as equipes andassem com o sistema de resfriamento ativo durante o dia.

“Texas é uma das pistas mais intensas que temos e estava calor. Estamos recebendo muitas respostas dos pilotos e das equipes sobre como o aeroscreen respondeu sábado passado. Exigimos que todas as equipes corressem com aparelhos de resfriamento conectados nos treinos, na classificação e na corrida. Tudo pareceu funcionar bem, aprendemos bastante”, afirmou à revista norte-americana ‘Racer’.

“Tivemos alguns incidentes na pista, mas não houve quebra. Nada de negativo aconteceu. Visualmente, corremos durante o dia, no anoitecer e durante a noite, passamos o dia inteiro lá. Então, para mim, foi um teste completo”, seguiu.

De acordo com Frye, pilotos e equipes tiveram, sim, observações a fazer. Como se tratou apenas da estreia, é natural, segundo ele, que as conversas sigam firmes para que times e a categoria aprendam a utilizar o aeroscreen da melhor maneira possível.

“Como eu sempre disse, uma vez que as equipes pegarem a mão do dispositivo, vamos melhorá-lo. Agora, elas farão várias coisas com o equipamento até o fim do ano, vão avaliar o que pode torná-lo melhor. Tudo que for mencionado agora é obviamente muito importante”, comentou.

“Analisaremos tudo que encontrarmos. É claro que uma coisa que for boa para alguém será bom para todos, ao menos neste contexto. É o procedimento padrão para uma novidade como essa. Estamos seguros com o ritmo com que trabalhamos para aplicá-lo no começo da temporada e isso teve um efeito no fato de o aeroscreen ter sucesso no fim de semana”, encerrou.

A Indy retorna no dia 4 de julho, direto misto de Indianápolis.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube