7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Indy

Indy põe agosto como prazo para decidir em quais áreas do carro vai permitir desenvolvimento das equipes em 2019

Os chefões da Indy, Jay Frye e Bill Pappas, confirmaram a intenção de abrir áreas em que as equipes poderão desenvolver os carros vindos da Dallara durante a temporada 2019. Ainda não sabem, no entanto, que áreas serão essas. A definição vai chegar não antes do penúltima mês da temporada

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Os novos carros da Indy estrearam esse ano e tiveram bons e maus momentos na primeira parte da temporada – as partes ruins apareceram sobretudo nos ovais. Existe uma conversa da Indy sobre quais tipos de desenvolvimento serão permitidos para 2019, mas a decisão sobre o mérito será tomada apenas daqui a alguns meses. Nada antes de agosto.

 
O presidente e operações e competição da Indy, Jay Frye, confirmou que as áreas do carro que serão abertas para desenvolvimento particular de cada equipe será definida "não antes de agosto, mas talvez depois disso". A intenção é conhecer mais do carro até lá.
 
"Nós conversamos sobre quais 'caixas' abrimos nos carros para que as equipes desenvolvam. E com mais ou menos 3/4 da temporada vamos conversar com os times como sempre fazemos e perguntar que tipo de ajustes eles não podem fazer e gostariam de passar a poder fazer", disse ao site norte-americano 'Motorsport.com'.
 
"Sim, existem mudanças possíveis de serem feitas. Olhando para a asa traseira nos carros de superovais, por exemplo, são menores que no projeto original, porque depois dos primeiros testes nós descobrimos que precisava ser reduzido assim para diminuir o arrasto. Então tem coisa que dá para fazer durante o trabalho se alguma peça não estiver funcionando como esperado", explicou. 
Scott Dixon (Foto: IndyCar)
O vice-presidente de competição, Bill Pappas, registrou com a Indy pretende ouvir as opiniões de cada equipe e depois se reunir com a Dallar, fabricante dos carros, para ajustar as diretrizes. A demora é fruto da calma da categoria, que quer ver como o chassi se comporta em cada pista do calendário.
 
"Primeiro de tudo, respeitamos o que a Dallara está fazendo como parceira da categoria. Mas vamos recolher informações dos times – só que ainda não ouvimos os times e não sabemos que mudanças querem da Dallara para o ano que vem. Alguns querem seguir um caminho próprio em certas áreas, alguns estão felizes com a forma como o pacote está agora e o nível de customização com que contam, por exemplo, em programas como impacto e amortecedor", falou.
 
"Pessoalmente, acredito que algumas áreas podem ser gerais e outras podem ser abertas para o ano que vem. Mas isso não pode ser resolvido até que vejamos como os carros e os kits aerodinâmicos reagem em cada pista que vamos. É por isso que podemos resolver depois da temporada", seguiu.
 
A temporada da Indy segue com a décima etapa, o GP de Road America, em 24 de junho. A temporada termina em 16 de setembro.