Indy surpreende e anuncia corrida com acesso ao público em Iowa

A Indy já começou a flexibilizar a presença de público em suas corridas. A primeira a ser liberada foi a rodada dupla de Iowa, em 17 e 18 de julho, que vai ter um número reduzido de ingressos comercializados e protocolos a serem seguidos, como distanciamento entre torcedores

Parecia improvável, mas aconteceu. Nesta quinta-feira (18), a Indy anunciou que vai ter corridas com presença de público já a partir de julho. A confirmação veio com a rodada dupla de Iowa, que acontece nos dias 17 e 18, respectivamente, quinta e sexta provas da temporada 2020.

A flexibilização nas regras da categoria em relação ao coronavírus vem depois de apenas uma prova efetivamente disputada sem público, o GP do Texas. Os portões também vão estar fechados no GP de Indianápolis 1, em 4 de julho, enquanto que a rodada dupla de Elkhart Lake, uma semana antes de Iowa, ainda busca receber alguns fãs.

A Indy informou que a decisão de ter público em Iowa foi tomada junto a órgãos de saúde e autoridades municipais, estaduais e federais. Ainda não se sabe ao certo quanto, mas um número limitado de ingressos será comercializado, com um protocolo de segurança entrando em vigor. Na arquibancada, cada torcedor vai ficar separado por cerca de 2 metros.

O GP de Iowa vai ter público em 2020, mas sem o contato com os pilotos (Foto: IndyCar)

Além do distanciamento social, a categoria confirmou checagem de temperatura nos fãs ainda dentro de seus carros, distribuição de um kit com máscara e produtos para higienização das mãos, bem como a proibição do acesso aos torcedores à área mais próxima da pista.

Os ingressos que já tinham sido adquiridos antes da pandemia seguem valendo e uma nova leva vai ser comercializada a partir da sexta-feira da semana que vem (26), já com as instruções de local exato para acompanhar a corrida com distanciamento social.

A decisão vai na mesma linha do que defendeu Roger Penske semanas atrás. O novo chefão da Indy explicou que fará o possível para ter a Indy 500 com portões abertos, ainda que precise adiar novamente a prova. A data prevista para a principal prova do calendário é 23 de agosto.

Iowa é um dos estados americanos que apresentam redução nos números do coronavírus nas contagens mais recentes. Ao todo, o estado tem 24.738 casos e 678 mortes, com 353 novos casos e sete mortes registradas nas últimas 24 horas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.