Classificação da F1 após o GP em Ímola
O grid de largada do GP da Emília-Romanha
A classificação da F1 no GP da Emília-Romanha
Os treinos livres da F1 na Emília-Romanha
Indy

“Isso é mentira”: Herta rejeita justificativa e diz que Newgarden contou “balela”

Colton Herta sugere que ação do #2 da Penske, desclassificado do GP de St. Pete por usar push-to-pass em relargadas, tenha sido premeditada

Colton Herta (esq.) deu duras respostas ao discurso de Josef Newgarden (dir.)

Colton Herta (esq.) deu duras respostas ao discurso de Josef Newgarden (dir.)

 

Colton Herta reagiu às justificativas de Josef Newgarden quanto a desclassificação no GP de São Petersburgo, anunciada pela Indy nesta última quarta-feira (24). Após o campeão das 500 Milhas de Indianápolis de 2023 garantir que não teve intenção de trapacear e dizer que “não sabia que fiz algo errado”, o piloto da Andretti vociferou e não mediu palavras ao dizer que a versão de seu concorrente é mentirosa.

Praticamente 45 dias depois da etapa que abriu a temporada 2024, a Indy anunciou punição ao trio da Penske em St. Pete, após terem verificado em Long Beach que o software responsável pelo funcionamento do push-to-pass nos carros da equipe permitia a utilização do sistema antes da linha de chegada, o que não é permitido por regulamento. Will Power perdeu dez pontos no campeonato, enquanto Newgarden e Scott McLaughlin foram desclassificados por terem apertado o botão antes da área demarcada.

Após longa entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (26) no Barber Motorsports Park, que abriga o GP do Alabama, Newgarden, bastante emocionado, afirmou que não houve dolo por parte dos envolvidos — a Penske e os próprios pilotos. O estadunidense admitiu que quebrou as regras ao acionar o push-to-pass antes da linha de chegada, mas alegou que apertar o botão de maneira prévia é hábito na categoria, pois o sistema só é liberado após cruzar a marcação da pista.

Com a voz embargada em quase todos os 30 minutos de entrevista, Newgarden falou que poderiam chamá-lo de “incompetente, idiota e trapaceiro”, mas não de “mentiroso”. O piloto, apesar de reconhecer que a situação pode parecer uma “piada”, ressaltou que falou toda a verdade.

Colton Herta questiona versão de Josef Newgarden (Foto: Joe Skibinski | IMS Photo)

Poucos minutos após a entrevista terminar, Herta disparou contra Newgarden e questionou os argumentos do piloto da Penske. “Não, isso é besteira. Está errado. Se fosse desse modo, por que não apertou o botão na largada? Não fez assim e só acionou na relargada. Seria de se esperar ativar o sistema quando todos estivessem mais próximos. Então, isso é mentira”, afirmou.

Com as penalizações, Pato O’Ward herdou a vitória em St. Pete, com Power finalizando em segundo e Herta alçado do quinto para o terceiro lugar. O campeonato também teve alterações e agora Scott Dixon é o novo líder com 79 pontos, dois a mais que Herta e com dez de vantagem para Álex Palou.

Com o clima quente e envolto a essa polêmica, a Indy retorna para a terceira etapa do campeonato neste final de semana, com o GP do Alabama, que será realizado entre os dias 26 e 28 de abril. O evento no Barber Motorsports Park tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!