Newgarden derrota Herta e crava pole do GP de Elkhart Lake. Líder, O’Ward é 10º
Josef Newgarden levou a melhor em um duelo pesado com Colton Herta e sai na pole em Elkhart Lake. Pato O'Ward é só décimo, enquanto Scott Dixon sai de 13º
Josef Newgarden aproveitou o embalo dos treinos livres e garantiu a pole do GP de Elkhart Lake. Neste sábado (19), o americano superou Colton Herta em um duelo apertado, cravando 1min46s019, enquanto o rival, destaque nos primeiros grupos, foi 0s243 mais lento.
Jack Harvey, que foi segundo no grid em Road America em 2020, quase repetiu o feito e sai de terceiro, seguido por Will Power e Álex Palou, vice-líder do campeonato. Na sequência aparece Simon Pagenaud.
Relacionadas
Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean caiu por pouco na segunda fase e larga em sétimo, na frente de Ryan Hunter-Reay, Alexander Rossi e Pato O’Ward, líder do campeonato.
Scott Dixon segue em uma fase complicadíssima, especialmente em classificações. O neozelandês sai de 13º, na frente de Graham Rahal, que decepcionou após ótimos treinos livres. Kevin Magnussen começa a vida na Indy no 21º lugar do grid.
A largada do GP de Elkhart Lake, neste domingo, está prevista para acontecer às 13h40 (em Brasília).
Confira como foi a definição do grid em Elkhart Lake
A classificação do GP de Elkhart Lake teve o formato padrão dos mistos da Indy: dois grupos iniciais em que os seis melhores de cada avançavam para a segunda fase e, dos 12, seis disputariam a pole na sequência.
O primeiro grupo era formado por Scott McLaughlin, Scott Dixon, Álex Palou, Kevin Magnussen, Sébastien Bourdais, Simon Pagenaud, Conor Daly, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe, Romain Grosjean e Jimmie Johnson.
Ainda com os pneus duros, quem abriu os trabalhos na frente foi Herta, virando em 1min46s6. Magnussen fez a sétima marca, se mostrando bem competitivo em um primeiro momento. Johnson era o único que já iniciava de macios, mas não se colocava no top-6 nem assim.
O controle do grupo foi inteiramente de Herta. O americano virou 1min46s0 e, na sequência, 1min45s7, garantindo a primeira posição. Palou, Bourdais, Pagenaud, Grosjean e Hunter-Reay avançaram também.
Confirmando a tendência do TL2, Dixon ficou pelo caminho. O neozelandês quase ainda tirou Hunter-Reay, foram meros 0s03 entre os dois, mas o suficiente para o 13º lugar no grid. Daly, McLaughlin e Hinch também foram eliminados, bem como Magnussen, que ao menos derrotou Johnson.
Newgarden lidera, Rahal cai na primeira fase
O segundo grupo entrou na pista logo depois, com Josef Newgarden puxando a fila, ao lado de Dalton Kellett, Pato O’Ward, Marcus Ericsson, Will Power, Graham Rahal, Ed Jones, Oliver Askew, Alexander Rossi, Takuma Sato, Jack Harvey, Cody Ware e Max Chilton.
Chilton, Kellett e Ware já abriram os trabalhos de macios, mas só Max se colocou no top-6, ao menos no primeiro momento. Rossi e Newgarden comandavam o grupo, os dois em 1min47s4, mas isso, claro, cairia de pneus macios.
Vieram os macios e Newgarden assumia a liderança de vez. Primeiro, o americano fez 1min46s7, mas logo baixou para 1min46s0, com Harvey e Askew aparecendo na cola.
Ainda deu tempo de Newgarden cravar 1min45s6 e ficar mais tranquilo na frente, mesmo que Rossi e Power tenham até encostado. O’Ward, Jones e Harvey completaram o grupo dos classificados.
Rahal, que foi tão bem nos treinos livres, caiu e vai largar de 14º, com Askew, Ericsson, Sato, Chilton, Kellett e Ware também ficando pelo caminho logo de cara.
Harvey comanda segunda fase, Grosjean bate na trave
A segunda fase da classificação teve início às 16h08, com o grupo formado por três Penske, três Andretti, duas Dale Coyne, a Meyer Shank de Harvey, a Foyt de Bourdais, a McLaren de O’Ward e uma única Ganassi, de Palou.
Ainda que a rodada de voltas de pneus duros não representasse quase nada, Power e Pagenaud iam na frente, seguidos por Herta e Newgarden, os únicos quatro abaixo de 1min47s até ali. Seriam menos de 5 minutos de macios definindo tudo.
Herta foi o grande nome da segunda fase quase que o tempo todo, mas acabou derrotado por Harvey, que virou 1min45s361 já com o cronômetro zerado. Mesmo dando um susto, Newgarden passou com a terceira marca, acompanhado por Pagenaud, Palou e Power no Fast Six.
Grosjean parecia seguro na decisão da pole, mas acabou em sétimo, 0s04 mais lento que Will. Hunter-Reay, Rossi, o líder O’Ward, Bourdais e Jones também ficaram de fora.
Newgarden confirma favoritismo e é pole
Chegou o Fast Six e, por mais que todos merecessem respeito e atenção, a pole parecia destinada a Newgarden ou Herta. Harvey, no máximo, era alguém para correr por fora, simplesmente por ter surgido tão bem na segunda fase.
O Fast Six foi daquele jeito clássico: bastante estudado, pouquíssimas voltas para todo mundo e, no fim, deu a lógica: Newgarden na frente com 1min46s019 e sem tomar sustos. Herta, o segundo, ficou 0s243 atrás e colocou quase 0s5 em Harvey. Power, Palou e Pagenaud completaram o grupo.
Indy 2021, GP de Elkhart Lake, Road America, Grid de largada:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:46.019 | |
2 | C HERTA | Andretti Honda | 1:46.262 | +0.243 |
3 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:46.721 | +0.702 |
4 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:46.824 | +0.805 |
5 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:46.863 | +0.844 |
6 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:47.127 | +1.108 |
7 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:45.902 | |
8 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:45.951 | |
9 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:46.104 | +0.085 |
10 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:46.107 | +0.088 |
11 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:46.223 | +0.204 |
12 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:46.227 | +0.208 |
13 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:46.343 | +0.324 |
14 | G RAHAL | RLL Honda | 1:46.278 | +0.259 |
15 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:46.398 | +0.379 |
16 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 1:46.290 | +0.271 |
17 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:46.862 | +0.843 |
18 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:46.407 | +0.388 |
19 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:47.029 | +1.010 |
20 | T SATO | RLL Honda | 1:46.513 | +0.494 |
21 | K MAGNUSSEN | McLaren Chevrolet | 1:47.378 | +1.359 |
22 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:46.555 | +0.536 |
23 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:47.789 | +1.770 |
24 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:46.979 | +0.960 |
25 | C WARE | Dale Coyne Honda | 1:47.732 | +1.713 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Meyer Shank divulga pintura azul para carro de Castroneves no GP de Nashville