Newgarden voa, espanta má fase e crava pole do GP de Detroit 2. Palou larga em 4º
Josef Newgarden colocou a Penske na pole da corrida 2 em Detroit, espantando a má fase. Álex Palou vai sair da quarta colocação
Ainda atrás da primeira vitória em 2021, a Penske tem boa chance de deixar a má fase para trás com a pole de Josef Newgarden no GP de Detroit 2. Neste domingo (13), o americano sobrou no Fast 12, virou 1min14s109 e colocou mais de 0s3 em cima de Colton Herta.
Rinus VeeKay ficou com a terceira colocação e, atrás dele, a definição aconteceu pela bandeira vermelha causada por Santino Ferrucci. É que o americano da RLL foi ao muro e isso fez com que Scott Dixon, Simon Pagenaud e Alexander Rossi tivessem tempos deletados pela interrupção da sessão. Assim, Álex Palou retomou a quarta posição no grid, com Romain Grosjean logo atrás.
Relacionadas
Dixon parte de sexto, seguido por Rossi, Daly, Graham Rahal, Pagenaud, Ed Jones e, claro, Ferrucci. Novo vice-líder do campeonato, Pato O’Ward sai apenas de 16º, enquanto Will Power, que perdeu a corrida 1 no azar, larga em 20º e Marcus Ericsson, que herdou o triunfo, é 22º.
A largada da corrida 2 do GP de Detroit está prevista para acontecer às 13h40 (em Brasília).
Confira como foi a definição do grid do GP de Detroit 2
Novamente, o sistema de classificação foi de dois grupos em que os seis melhores de cada avançavam, formando um Fast 12 e a definição pela pole. O primeiro grupo era formado por: Scott McLaughlin, Josef Newgarden, Oliver Askew, Scott Dixon, Sébastien Bourdais, Graham Rahal, Ed Jones, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato, Santino Ferrucci e Max Chilton.
Hunter-Reay e McLaughlin começaram bem, já na casa de 1min17s baixo quando a maior parte do grupo ainda usava os pneus médios. De macios, porém, os tempos iam despencando, com a definição ficando, de vez, para as últimas tentativas de cada um.
Foi aí que veio Herta, no gás, cravando um velocíssimo giro em 1min16s0. As RLL aproveitaram o embalo da bela corrida e melhoraram também na classificação, com Rahal em segundo e Ferrucci em quinto. Só Sato caiu. Dixon, Newgarden e Jones passaram também.
Bourdais ficou pelo caminho por inacreditáveis 0s0007, bem como Chilton, Hunter-Reay, McLaughlin e Askew, que substitui o lesionado Felix Rosenqvist.
O’Ward, Power e Ericsson caem na primeira fase
O segundo grupo foi para a pista logo na sequência. Ele era composto por Dalton Kellett, Pato O’Ward, Marcus Ericsson, Álex Palou, Will Power, Rinus VeeKay, Conor Daly, Simon Pagenaud, Alexander Rossi, James Hinchcliffe, Jimmie Johnson, Romain Grosjean e Jack Harvey.
Com os pneus duros, VeeKay e Ericsson eram os destaques, mas com marcas ainda muito altas, acima de 1min17s, acompanhados por Daly e Hinchcliffe. Assim como no grupo 1, tudo ficou para os macios e para as voltas finais de cada um.
VeeKay tratou de acabar com a brincadeira ao virar 1min15s9, depois, 1min15s8 e, por fim, 1min15s5, garantindo a segunda colocação. É que Rossi surgiu com cronômetro zerado e fez 1min15s466. Grosjean, Pagenaud, Daly e Palou, no detalhe, também avançaram.
Hinch foi eliminado com três favoritos: Pato, Power e Ericsson, vencedor da corrida 1. Além deles, Harvey, Kellett e Johnson também caíram.
Newgarden sobra e é pole
O Fast 12 começava com Dixon tomando um drive-through por a Ganassi ter mexido no carro em momento inapropriado. A decisão da pole tinha duas Penske, duas Ganassi, duas Andretti, duas RLL, duas Dale Coyne e duas Carpenter, bem equilibrada.
Os pneus duros foram praticamente figurantes na definição da pole, com bastante gente já começando a apostar nos macios desde o início. Foi assim que Palou, Ferrucci e Rossi logo baixaram de 1min16s.
Com os macios, porém, foi Newgarden quem brilhou intensamente. O americano fez 1min14s5 e até chegou a ser ameaçado por Herta, mas a resposta foi certeira: 1min14s109 e uma pole dominante.
Bem pouquinho depois, antes da tentativa final de parte do Fast 12, Ferrucci se chocou com o muro e isso teve efeito importante. Dixon, Rossi e Pagenaud perderam as voltas que fizeram pela bandeira vermelha, o que ajudou Palou, que sai do quarto lugar.
Indy 2021, GP de Detroit 2, Grid de largada:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:14.109 | |
2 | C HERTA | Andretti Honda | 1:14.430 | +0.321 |
3 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:14.818 | +0.709 |
4 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:14.843 | +0.734 |
5 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:14.906 | +0.797 |
6 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:14.923 | +0.814 |
7 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:15.352 | +1.243 |
8 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:15.416 | +1.307 |
9 | G RAHAL | RLL Honda | 1:15.419 | +1.310 |
10 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:15.529 | +1.420 |
11 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:15.948 | +1.839 |
12 | S FERRUCCI | RLL Honda | 1:16.115 | +2.006 |
13 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:16.539 | +2.430 |
14 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:15.953 | +1.844 |
15 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:16.609 | +2.500 |
16 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:16.081 | +1.972 |
17 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:16.646 | +2.537 |
18 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:16.136 | +2.027 |
19 | T SATO | RLL Honda | 1:16.895 | +2.786 |
20 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:16.439 | +2.330 |
21 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:17.182 | +3.073 |
22 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:16.551 | +2.442 |
23 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 1:19.149 | +5.040 |
24 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:16.581 | +2.472 |
25 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:17.984 | +3.875 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!