Newgarden mantém 100% de aproveitamento em ovais e leva GP de Iowa 1

Josef Newgarden não deu chance para a concorrência e venceu o GP de Iowa 1, disputado neste sábado. Piloto da Penske vence pela quinta vez em Newton e mantém 100% de aproveitamento no oval

Pela quinta vez na carreira, Josef Newgarden é um vencedor da etapa de Iowa da Indy. Após triunfos em 2017, 2019, 2020 e 2022, o piloto da Penske largou de terceiro neste sábado (22), atacou Will Power na hora que precisava e assumiu a liderança para não perder mais, para vencer pela terceira vez em 2023, e todas em ovais, já que faturou a etapa do Texas e também a Indy 500

A Penske ainda emplacou um 1-2, já que o neozelandês Scott McLaughlin finalizou no segundo lugar, registrando o primeiro pódio desde a vitória no Alabama, meses atrás. Quem completou o pódio em Newton foi o mexicano Pato O’Ward, da McLaren.

Pole-position, o australiano Will Power terminou apenas na quinta posição, superado pelo sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, no stint final de prova. O hexacampeão Scott Dixon fechou no sexto lugar, seguido por Kyle Kirkwood, de Andretti.

Líder do campeonato, Álex Palou foi o oitavo colocado com a Ganassi, ficando fora do top-5 pela primeira vez desde St. Pete, além de levar uma volta de Newgarden. Takuma Sato ficou na nona posição, enquanto Alexander Rossi fechou o top-10.

O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, terminou na 14ª colocação. O piloto recebeu a bandeira quadriculada na mesma posição que largou, e, de quebra, registrou o melhor resultado desde o 10º lugar no GP do Texas.

A Indy retorna neste domingo (23) com a corrida 2 de Iowa, que tem largada marcada para 15h00 (de Brasília, GMT-3). Mais uma vez, Will Power larga na pole-position.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch 
clicando aqui!

Saiba como foi o GP de Iowa 1:

A largada em Iowa (Foto: Indycar)

A largada aconteceu às 16h05 (de Brasília, GMT-3). Power conseguiu segurar a liderança. Quem teve uma grande largada foi Alexander Rossi, saindo de 20º para 14º, assim como Takuma Sato, que saiu de 11º para 8º. Com 16 voltas, as primeiras mudanças relevantes nas primeiras posições, com Pato O’Ward superando Scott Dixon pelo quarto lugar. Álex Palou tentou superar Colton Herta, mas não conseguiu.

Com 25 voltas, o top-10 tinha Power, McLaughilin, Newgarden, O’Ward, Dixon, Palou, Malukas, Ericsson, Herta e Sato. Scott Dixon, por sua vez, começou a perder ritmo rápido nos pneus e despencou para a oitava posição.

Quando a corrida chegou a 50 voltas, Power tinha a liderança mais uma vez, seguido por McLaughlin, Newgarden, O’Ward, Palou, Malukas, Ericsson, Dixon, Sato e Kirkwood. Os pit-stops começaram na volta 62, primeiramente com O’Ward e Ericsson. Power, McLaughlin e Newgarden vieram ao mesmo tempo

Após a rodada de pit-stops, o top-4 estava intacto, e quem surpreendeu foi Rinus VeeKay, pulando de 15º para o quinto lugar, à frente de Ericsson, Sato, VeeKay, Grosjean, Palou e Rahal. E foi assim que os carros chegaram na volta 75, com a diferença de ter Palou à frente de Grosjean.

Andando no top-10, Graham Rahal passou alto e quase tocou no muro. Enquanto isso, McLaughlin aproveitou os retardatários para começar a pressionar Power de forma concreta pela vitória. Porém, o neozelandês não conseguiu a ultrapassagem e eventualmente acabou ultrapassado por Josef Newgarden.

Na marca das 100 voltas, Power ainda era líder, seguido por Newgarden, McLaughlin, O’Ward, Ericsson, Sato, Palou, Rossi, Dixon e Malukas.

Na volta 121, Newgarden aproveitou o vacilo de Power e assumiu a liderança da corrida com um movimento por dentro. Os pit-stops no pelotão da frente começaram, com Dixon e Palou. Na sequência, vieram Newgarden, Power, McLaughlin e O’Ward.

Com todos em 2 pit-stops, o top-10 tinha Newgarden, Power, McLaughlin, O’Ward, Ericsson, Kirkwood, Rossi, Palou, VeeKay e Sato. Pole, Power chegou a tocar no muro e caiu para o quarto lugar.

Com 152 voltas, finalmente veio a primeira amarela da corrida, por cortesia de Graham Rahal. O piloto da RLL acabou passando alto na curva 4 e tocou o muro, destruindo a suspensão dianteira direita. Os pilotos aproveitaram a janela para o terceiro pit-stop da prova.

(Reprodução: Sky Sports)

O novo top-10 tinha Newgarden, McLaughlin, O’Ward, Power, Ericsson, Kirkwood, Palou, Rossi, Dixon e Sato. Na relargada, Will saiu muito mal e caiu para o sexto lugar. Pato iniciou a pressão em McLaughlin pelo segundo lugar, mas o neozelandês se defendeu bem.

Na marca de 200 voltas, Newgarden tinha 4s5 de vantagem para McLaughlin. O’Ward, Power, Ericsson, Kirkwood, Palou, Dixon, Rossi e Sato formavam o top-10. Com menos de 50 voltas para o fim, veio o último ciclo de pit-stops. Uma pequena confusão nos boxes entre Pedersen, DeFrancesco e Ferrucci aconteceu, mas sem interferir no andamento da prova.

Newgarden, McLaughlin, O’Ward, Ericsson, Power, Kirkwood, Dixon, Palou, Sato e Rossi formavam o top-10.

Indy 2023, Iowa, Corrida 1:

PosiçãoPilotoEquipeDiferença
1J NEWGARDENPenske Chevrolet250 voltas
2S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+3.375
3P O’WARDMcLaren Chevrolet+9.607
4M ERICSSONGanassi Honda+14.638
5W POWERPenske Chevrolet+22.402
6S DIXONGanassi Honda+1 Volta
7K KIRKWOODAndretti Honda+1 Volta
8A PALOUGanassi Honda+1 Volta
9T SATOGanassi Honda+1 Volta
10A ROSSIMcLaren Chevrolet+1 Volta
11R GROSJEANAndretti Honda+1 Volta
12D MALUKASDale Coyne Honda+2 Voltas
13F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+2 Voltas
14H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+2 Voltas
15C ILOTTJuncos Chevrolet+3 Voltas
16A CANAPINOJuncos Chevrolet+3 Voltas
17R VEEKAYCarpenter Chevrolet+3 Voltas
18J HARVEYRLL Honda+3 Voltas
19C HERTAAndretti Honda+4 Voltas
20C LUNDGAARDRLL Honda+4 Voltas
21C DALYMeyer Shank Honda+5 Voltas
22D DEFRANCESCOAndretti Honda+5 Voltas
23R HUNTER-REAYCarpenter Chevrolet+6 Voltas
24E CARPENTERCarpenter Chevrolet+7 Voltas
25S RAY ROBBDale Coyne Honda+8 Voltas
26S FERRUCCIFoyt Chevrolet+9 Voltas
27B PEDERSENFoyt Chevrolet+15 Voltas
28G RAHALRLL HondaDNF
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.