Newgarden recorda vitória dramática na Indy 500 e diz que O’Ward fez “melhor possível”

Josef Newgarden também mira quebrar a escrita e se tornar o primeiro piloto a vencer por três vezes seguida as 500 Milhas de Indianápolis

Josef Newgarden se tornou o primeiro a vencer de maneira consecutiva as 500 Milhas de Indianápolis após 22 anos, quando Helio Castroneves conquistou as edições de 2001 e 2002. Em 2024, o bicampeonato na Indy 500 veio com ares dramáticos. O norte-americano foi superado por Pato O’Ward na abertura da última volta, mas conseguiu dar o troco na reta oposta, executando a ultrapassagem por fora na curva 3 sobre o mexicano, apontando para receber a bandeira quadriculada na frente. O representante da Penske enalteceu o rival, declarando que ele fez o melhor possível.

Newgarden revelou que viu o replay da última volta das 500 Milhas de Indianápolis por “mais de 25 vezes” e ainda não consegue definir qual foi a decisão correta que o fez bicampeão, apenas que ambos entregaram o melhor na 200ª volta da corrida.

“É uma pergunta genuína. Não tenho ideia do que é preciso fazer na última volta. Tudo é instintivo, e acho que foi o mesmo com Pato”, opinou Newgarden.

“Se voltarmos atrás, analisarmos a corrida e tentarmos determinar quem fez o quê na hora certa, é que é difícil tomar essa decisão no momento. Se avaliarmos mutuamente, nós fizemos o melhor que era possível naquela altura. Acredito que fizemos o nosso melhor”, prosseguiu.

INDY 2024, INDY500, 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS, JOSEF NEWGARDEN, VITÓRIA
Josef Newgarden venceu pela segunda vez consecutiva a Indy 500 (Foto: Indycar)

Agora, Newgarden quer fazer história e conquistar tricampeonato, algo que nunca aconteceu nos 113 anos de história da prova. Realizada desde 1911, a Indy 500 nunca teve um tricampeão consecutivo, bem como foram raras as vezes em que pilotos venceram duas vezes seguidas — além de Newgarden e Castroneves, somente Al Unser Sr. [1970 e 1971], Bill Vukovich [1953 e 1954], Mauri Rose [1947 e 1948] e Wilbur Shaw [1939 e 1940] atingiram o feito.

“Estatísticas não estiveram do nosso lado [em 2024], no entanto, olha o que aconteceu. Então, as coisas mudam. Vamos ver se conseguiremos de novo”, declarou Newgarden.

A Indy 500 de 2024 teve o início atrasado em praticamente 4h em decorrência de uma forte tempestade que caiu em Speedway, cidade onde está localizado o lendário autódromo. Por conta do protocolo de raios que existe nos Estados Unidos, os torcedores tiveram de procurar um lugar coberto, deixando as dependências das arquibancadas.

Mesmo diante da intercorrência, os assentos foram todos ocupados após a chuva cessar e o show começar. Isso, na visão de Newgarden, tornou a edição de 2024 da corrida ainda mais especial.

“Só de ver a torcida [nota-se que a Indy 500 é especial]. Houve uma enorme tempestade antes da prova, todo mundo foi embora e, depois, voltaram. É uma edição daquelas que ficam para sempre”, encerrou.

Indy retorna agora somente no dia 2 de março de 2025, com o GP de São Petersburgo, no circuito de rua na Flórida, que abre a próxima temporada da categoria. 

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.