Newgarden vence duelo acirrado com Herta e crava pole do GP de Mid-Ohio. Palou é 7º

Josef Newgarden levou a melhor em um duelo apertado com Colton Herta e, por 0s003, garantiu a pole do GP de Mid-Ohio

A briga pela pole estava claramente entre Josef Newgarden e Colton Herta desde o primeiro momento da classificação e, no fim das contas, é Newgarden quem sai da posição de honra, superando o rival da Andretti por incríveis 0s003. O piloto da Penske, assim, emenda a terceira pole seguida.

Marcus Ericsson viveu um de seus melhores dias na Indy, garantindo a terceira colocação no grid de largada. Will Power, após ter problemas no Q1, sobreviveu e foi quarto, com Scott Dixon e Alexander Rossi na sequência.

Líder do campeonato, Álex Palou ficou no quase no Q2 e, por isso, larga em sétimo, seguido por Graham Rahal, James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay. De volta após cirurgia na clavícula, Rinus VeeKay parte de 11º.

As grandes decepções da primeira fase da classificação ficaram por conta de Simon Pagenaud, Romain Grosjean e Pato O’Ward. O trio larga, respectivamente, em 15º, 18º e 20º na corrida deste domingo.

O GP de Mid-Ohio tem mais um treino livre, ainda neste sábado, a partir das 16h30. A corrida está prevista para o domingo (4), com largada às 13h (em Brasília).

Josef Newgarden é pole em Mid-Ohio ao bater Colton Herta (Foto: IndyCar)

Confira como foi a definição do grid em Mid-Ohio

A classificação da Indy em Mid-Ohio começou, pontualmente, às 13h (em Brasília), no esquema de sempre dos mistos: dois grupos, um Q2 com os doze melhores e o Fast Six, definindo a pole. O primeiro grupo vinha com Josef Newgarden, Dalton Kellett, Felix Rosenqvist, Álex Palou, Will Power, Sébastien Bourdais, Graham Rahal, Simon Pagenaud, Takuma Sato, Alexander Rossi, Jimmie Johnson, Max Chilton e Jack Harvey. Como acontece normalmente, todo mundo saiu de pneus duros e Rossi e Harvey fizeram bonito, ainda que as marcas não representassem nada realmente competitivo. A briga pelas seis vagas viria com os pneus macios.

Newgarden foi o primeiro a romper a barreira de 1min07s, mas Chilton surpreendia e colava no americano. Pagenaud, Harvey, Rossi e Sato vinham atrás. Enquanto isso, Rosenqvist e Power se enroscavam na curva 2, em uma sessão tenebrosa para o australiano, que também tinha problemas de potência.

As marcas iam caindo na última tentativa de cada um e Chilton, claro, sucumbiu forte. Newgarden melhorou 0s9, cravou 1min06s0 e colocou mais de 0s4 em cima de todo mundo. Harvey, Pagenaud e Palou vieram logo atrás, com Power, superando todos os dramas, em quinto. Rahal pegou a última vaga no Q2.

Bourdais, Rossi, Rosenqvist, Chilton, Sato, Kellett e, para variar, Johnson ficavam ainda na primeira fase, alinhando a partir da 13ª colocação do grid, sempre nas posições ímpares. Só que a sessão foi bem além, com punições depois do término. É que Harvey rodou, causou uma amarela que atrapalhou Rossi e, por isso, foi punido, caindo para 12º. Pagenaud também foi sancionado por não ter tirado o pé em amarela e, assim, as coisas mudaram: Newgarden, Palou, Rahal, Power, Bourdais e Rossi classificados. Rosenqvist, Pagenaud, Chilton, Sato, Kellett, Harvey e Johnson fora.

Romain Grosjean caiu na primeira fase (Foto: IndyCar)

Favoritos, Grosjean e O’Ward caem na primeira fase

Depois da confusão toda no primeiro grupo, o Grupo 2 foi para a pista com Scott McLaughlin, Pato O’Ward, Marcus Ericsson, Ed Jones, Conor Daly, Rinus VeeKay, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe, Santino Ferrucci, Romain Grosjean, Ryan Norman e Scott Dixon.

Apenas McLaughlin começou já de macios, mas não conseguiu fazer muita coisa no início, com Herta na frente, virando 1min07s9. Grosjean, O’Ward e VeeKay vinham atrás, com todas as marcas que não garantiam ninguém no Q2. Era hora dos macios.

Rapidamente, os tempos foram caindo, com Colton ainda na frente com 1min06s8, colocando 0s1 em McLaughlin e, de novo, O’Ward e Grosjean surgindo bem e dentro da zona de classificação até ali.

Na volta mais rápida de todo mundo, uma grande surpresa: Grosjean e O’Ward ficaram pelo caminho. Herta confirmou o domínio e liderou com 1min06s269, seguido bem de pertinho por Dixon. Ericsson, Hunter-Reay, Hinch e VeeKay se classificaram também. Foram eliminados: McLaughlin, Jones, Grosjean, O’Ward, Ferrucci, Daly e Norman.

Álex Palou parte de sétimo (Foto: IndyCar)

Líder, Palou fica no quase e cai no Q2

A segunda fase da classificação começou pouquinho depois do fim da primeira, com quatro Andretti, três Ganassi, duas Penske, a RLL de Rahal, a Carpenter de VeeKay e a Foyt de Bourdais. Já com uma macios, Palou fez 1min07s3 e pisou forte na sessão.

Só que Newgarden e Herta pareciam um nível acima e continuaram mostrando isso no segundo grupo. O piloto da Penske cravou 1min06s163, acompanhado muito de pertinho pelo compatriota da Andretti. Na mesma balada vieram Power e Rossi.

Dixon se destacou na Ganassi e também avançou, com a última vaga sendo, de certa forma, surpreendente: Ericsson tirou o companheiro de equipe e líder do campeonato, Palou, por meros 0s03. Além do catalão, Rahal, Hinch, Hunter-Reay, VeeKay e Bourdais também caíram.

Marcus Ericsson larga em um excelente terceiro lugar (Foto: IndyCar)

Newgarden bate Herta por 0s003 e é pole

A decisão da pole foi daquele jeito tradicional: são duas voltas, de fato, valendo a primeira posição, com a definição sempre acontecendo no estouro do cronômetro. E foi assim que Newgarden e Herta duelaram bravamente.

Na volta da decisão, Josef achou um detalhezinho que Colton não encontrou. Assim, com 1min06s674, garantiu a terceira pole consecutiva. Herta sai de segundo, bastante vivo na disputa deste domingo.

A surpresa ficou logo abaixo, com Ericsson derrotando os mais badalados Power, Dixon e Rossi para se firmar como melhor Ganassi do dia, em terceiro. O sueco parte em busca do segundo triunfo na temporada.

Indy 2021, GP de Mid-Ohio, Lexington, Grid de largada:

1J NEWGARDENPenske Chevrolet1:06.674 
2C HERTAAndretti Honda1:06.677+0.003
3M ERICSSONGanassi Honda1:07.072+0.398
4W POWERPenske Chevrolet1:07.116+0.442
5S DIXONGanassi Honda1:07.136+0.462
6A ROSSIAndretti Honda1:07.218+0.544
7A PALOUGanassi Honda1:06.488
8G RAHALRLL Honda1:06.595
9J HINCHCLIFFEAndretti Honda1:06.613
10R HUNTER-REAYAndretti Honda1:06.752+0.078
11R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:06.767+0.093
12S BOURDAISFoyt Chevrolet1:06.923+0.249
13F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet1:06.790+0.116
14S McLAUGHLINPenske Chevrolet1:06.731+0.057
15S PAGENAUDPenske Chevrolet1:06.844+0.170
16E JONESDale Coyne Honda1:06.788+0.114
17M CHILTONCarlin Chevrolet1:06.847+0.173
18R GROSJEANDale Coyne Honda1:06.864+0.190
19T SATORLL Honda1:07.095+0.421
20P O’WARDMcLaren Chevrolet1:06.868+0.194
21D KELLETTFoyt Chevrolet1:07.587+0.913
22S FERRUCCIRLL Honda1:06.925+0.251
23J HARVEYMeyer Shank Honda1:07.674+1.000
24C DALYCarpenter Chevrolet1:07.070+0.396
25J JOHNSONGanassi Honda1:08.408+1.734
26R NORMANDale Coyne Honda1:07.471+0.797

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Meyer Shank divulga pintura azul para carro de Castroneves no GP de Nashville

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar