Kirkwood celebra primeira pole da carreira em Long Beach: “Sabia que esse dia chegaria”

Kyle Kirkwood acreditou na arriscada estratégia de pneus da equipe Andretti e conseguiu extrair o máximo de performance na classificação para alcançar a primeira pole-position de sua carreira

Kyle Kirkwood está em êxtase, e deixou isso bastante evidente após ter conquistado a primeira pole-position de sua carreira na Indy, na classificação do GP de Long Beach, realizada neste sábado (15). O piloto da Andretti conseguiu o tempo de 1min06s287 e superou por 0s038 o sueco Marcus Ericsson, da Ganassi.

E não faltou estratégia para que a liderança da etapa fosse alcançada. No Fast 12, o dono do carro #27 usou apenas pneus desgastados, ao passo que todos os concorrentes estavam com compostos novos. A intenção da Andretti era poupar um jogo de pneus para o Fast Six, embora o americano ainda não estivesse garantido nesta fase. Mas Kirkwood mostrou que estava em sintonia com o carro e conseguiu não só passar do Fast 12, como extrair o máximo de performance para conseguir a pole.

“Estou apenas em êxtase no momento. Bem ali no Fast 12, do qual passamos, fizemos nossa volta no primeiro jogo de pneus, que estavam usados. Eu estava tipo, ‘cara, o carro está muito bom na segunda volta, mas vai ser difícil para fazer isso na primeira volta’, que é o que você viu ali na Fast Six”, contou Kirkwood em entrevista à emissora americana NBC.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Kyle Kirkwood e equipe Andretti arriscaram usar pneus desgastados no Fast 12 a fim de ganhar performance no Fast Six (Foto: Joe Skibinski / Indy)

“Nosso carro está voando neste fim de semana, estamos indo muito bem. Estou em êxtase com os caras da Andretti e da Honda. Eles estão fazendo um trabalho incrível neste fim de semana. Estamos constantemente melhorando e não poderia estar mais feliz. Quero dizer, este é o terceiro fim de semana com a equipe e já consegui uma pole. Eu estou tão feliz”, completou.

Mas Kirkwood sabe que está em uma das escuderias mais fortes do grid da Indy em 2023 e, por esse motivo, já imaginava que em algum momento um resultado expressivo iria chegar.

“É apenas mais um passo na direção certa. Na minha cabeça, eu sabia que esse dia chegaria, só não sabia se chegaria tão tarde ou tão cedo. Eu realmente não sabia, porque há muitos caras durões aqui. Mas estou me solidificando. É como ‘ok, ele pode fazer isso agora, ele está largando da pole’. Muitas pessoas ganham [largando] da pole. É um bom momento, sem dúvidas”, finalizou.

Além da pole de Kirkwood, a Andretti conseguiu colocar Romain Grosjean em terceiro e Colton Herta, em sétimo. O pior da equipe foi Devlin DeFrancesco que irá largar na 20ª posição. A corrida do GP de Long Beach acontece neste domingo (16), às 16h, com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.