Kirkwood cresce em batalha estratégica e vence na Indy pela primeira vez em Long Beach
Kyle Kirkwood se valeu de acerto estratégico da Andretti para retomar a liderança e vencer pela primeira vez na Indy. Romain Grosjean e Marcus Ericsson completaram o pódio
O americano Kyle Kirkwood é o mais novo vencedor de corridas da Indy. Aos 24 anos, o piloto da Andretti faturou o GP de Long Beach, disputado neste domingo (16), após largar da pole-position. Kyle liderou a maior parte da corrida, e mesmo perdendo a liderança para Josef Newgarden, se recuperou e contou com acerto estratégico da equipe.
O franco-suíço Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, companheiro de Kirkwood na Andretti, repetiu o feito de 2022 e voltou ao pódio no segundo lugar na Califórnia. Quem completou o top-3 foi o sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, que retomou a liderança do campeonato.
Relacionadas
Vencedor em 2021, Colton Herta finalizou a prova na quarta colocação, deixando 3 carros da Andretti no top-5. Quem veio atrás foi o espanhol Álex Palou, da Ganassi. Atual campeão, Will Power levou a Penske ao sexto lugar, enquanto Felix Rosenqvist, da McLaren, foi sétimo.
Novato, o neozelandês Marcus Armstrong foi nono colocado com a Ganassi, seguido pelo bicampeão Josef Newgarden, que apesar de liderar parte da prova, sofreu com os pneus na reta final e ficou longe dos líderes. Scott McLaughlin, companheiro de Newgarden na Penske, foi décimo.
Líder do campeonato antes da prova, Pato O’Ward errou em uma relargada e bateu. Sem ritmo com a McLaren, fechou apenas no 17º lugar e viu Ericsson tomar a dianteira do campeonato.
O brasileiro Helio Castroneves teve o dia prejudicado por um acidente logo na largada. O brasileiro da Meyer Shank fechou a prova na 21ª posição, uma volta atrás do vencedor Kirkwood.
A Indy retorna em duas semanas, no dia 30 de abril, com o GP do Alabama, que será realizado no Barber Motorsport Park, localizado na cidade de Birmingham.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o GP de Long Beach da Indy:
A bandeira verde veio às 16h45 (de Brasília). Na largada, Kirkwood fez boa defesa e segurou o primeiro lugar. O’Ward superou Dixon pelo quinto lugar. A bandeira amarela, porém, rapidamente apareceu. Helio Castroneves rodou sozinho na entrada na curva 2 e acertou a asa dianteira no muro. O brasileiro conseguiu recuperar o carro antes de tomar uma volta e foi aos boxes. Pilotos como Canapino, Ilott e Daly também aproveitaram a janela para o primeiro pit-stop.
O safety-car foi aos boxes e a corrida foi reiniciada na volta 4. O’Ward foi quem saiu perdendo, sendo superado por Palou e Dixon, caindo ao sétimo lugar. Newgarden já aparecia na quarta posição após largar de oitavo. Já nas últimas posições, Ilott triscou o muro e furou o pneu, precisando de uma nova parada.
Com pneus duros, Newgarden ganhou bastante ritmo e ultrapassou Grosjean na curva 1 e na volta 20, assumindo o terceiro lugar. A bandeira amarela voltou a aparecer. Agora, por causa de Scott Dixon. O piloto recebeu um toque de Pato O’Ward e passou reto na curva 8, atingindo a barreira de pneus. O neozelandês, porém, conseguiu retornar para a corrida.
Todo o pelotão dianteiro aproveitou para realizar pit-stops com bandeira amarela. Canapino, que não entrou nos boxes, assumiu a liderança. Kirkwood se manteve na frente, com o segundo lugar, entre os pilotos do pelotão dianteiro. Newgarden se deu bem e surgiu à frente de Ericsson. Grosjean e O’Ward fechavam o top-5.
Bandeira verde na volta 26, Canapino estava atrás de Castroneves, que era retardatário, e ao tocar no brasileiro, criou um efeito sanfona e também tocou em Kirkwood. Newgarden aproveitou a confusão para assumir a liderança. Pato tentou se aproveitar da situação para ultrapassar Kyle, mas rodou e tocou a barreira de pneus com a asa traseira, caindo na ordem dos carros.
Com 30 voltas, Newgarden era líder, com Kirkwood em segundo, Grosjean em terceiro, McLaughlin em quarto, Herta em quinto. Ericsson, Rossi, Power, Rosenqvist e Armstrong completavam o top-10. Pato era apenas 13º, enquanto Dixon apareceu na 21ª posição.
Com problemas mecânicos, Dixon recolheu e abandonou a corrida. Com a prova chegando na metade, Newgarden tinha a liderança, com Kirkwood em segundo e Grosjean em terceiro. Herta e Ericsson superaram McLaughlin. Rossi, Power, Rosenqvist e Armstrong fechavam o top-10. Benjamin Pedersen escapou na curva 1 e precisou de ajuda para religar o carro. Despencando em ritmo, McLaughlin perdeu o sexto lugar para Rossi. Eventualmente, o neozelandês saiu do top-10.
Na volta 52, Josef Newgarden foi aos boxes e colocou pneus duros para o stint final. Grosjean veio na 53. Na 54, vieram Kirkwood, Ericsson e Herta. Palou assumiu a liderança, e Kirkwood tomou a liderança virtual, saindo à frente de Grosjean e Newgarden.
Palou foi aos boxes e voltou no sétimo lugar. Kirkwood retomou a ponta, com Grosjean, Newgarden, Ericsson e Herta na sequência. Atrás de Palou, vinham Power, Rosenqvist e Armstrong. Marcus cresceu em ritmo e tomou a posição de pódio de Josef na volta 60. O bicampeão também perdeu terreno para Herta.
Nas voltas finais, a corrida ficou desenhada em uma briga por vitória entre Kirkwood, Grosjean e Ericsson. O americano abriu distância na casa de 1s para o francês. Mesmo tendo mais push-to-pass, Romain foi instruído pela Andretti a economizar combustível.
A distância até encurtou nas voltas finais, com Grosjean utilizando o push-to-pass e entrando na casa de menos de 1 segundo, mas sem sucesso. Bandeira quadriculada e primeira vitória de Kyle Kirkwood na Indy
Indy 2023, GP de Long Beach, Corrida:
1 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:43:17.374 | 85 voltas |
2 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +0.990 | |
3 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +2.058 | |
4 | C HERTA | Andretti Honda | +7.637 | |
5 | A PALOU | Ganassi Honda | +8.777 | |
6 | W POWER | Penske Chevrolet | +30.322 | |
7 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +30.974 | |
8 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | +31.911 | |
9 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +33.784 | |
10 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +42.832 | |
11 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +45.435 | |
12 | G RAHAL | RLL Honda | +46.280 | |
13 | J HARVEY | RLL Honda | +47.282 | |
14 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +47.778 | |
15 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +49.486 | |
16 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +59.934 | |
17 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +1 volta | |
18 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
19 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
20 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
21 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +1 volta | |
22 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | +2 voltas | |
23 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +2 voltas | |
24 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | +3 voltas | |
25 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | +33 voltas | NC |
26 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +37 voltas | NC |
27 | S DIXON | Ganassi Honda | +48 voltas | NC |