Kirkwood cresce em batalha estratégica e vence na Indy pela primeira vez em Long Beach

Kyle Kirkwood se valeu de acerto estratégico da Andretti para retomar a liderança e vencer pela primeira vez na Indy. Romain Grosjean e Marcus Ericsson completaram o pódio

O americano Kyle Kirkwood é o mais novo vencedor de corridas da Indy. Aos 24 anos, o piloto da Andretti faturou o GP de Long Beach, disputado neste domingo (16), após largar da pole-position. Kyle liderou a maior parte da corrida, e mesmo perdendo a liderança para Josef Newgarden, se recuperou e contou com acerto estratégico da equipe.

O franco-suíço Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, companheiro de Kirkwood na Andretti, repetiu o feito de 2022 e voltou ao pódio no segundo lugar na Califórnia. Quem completou o top-3 foi o sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, que retomou a liderança do campeonato.

Vencedor em 2021, Colton Herta finalizou a prova na quarta colocação, deixando 3 carros da Andretti no top-5. Quem veio atrás foi o espanhol Álex Palou, da Ganassi. Atual campeão, Will Power levou a Penske ao sexto lugar, enquanto Felix Rosenqvist, da McLaren, foi sétimo.

Novato, o neozelandês Marcus Armstrong foi nono colocado com a Ganassi, seguido pelo bicampeão Josef Newgarden, que apesar de liderar parte da prova, sofreu com os pneus na reta final e ficou longe dos líderes. Scott McLaughlin, companheiro de Newgarden na Penske, foi décimo.

Líder do campeonato antes da prova, Pato O’Ward errou em uma relargada e bateu. Sem ritmo com a McLaren, fechou apenas no 17º lugar e viu Ericsson tomar a dianteira do campeonato.

O brasileiro Helio Castroneves teve o dia prejudicado por um acidente logo na largada. O brasileiro da Meyer Shank fechou a prova na 21ª posição, uma volta atrás do vencedor Kirkwood.

A Indy retorna em duas semanas, no dia 30 de abril, com o GP do Alabama, que será realizado no Barber Motorsport Park, localizado na cidade de Birmingham.

Kyle Kirkwood é pole (Foto: Chris Owens / Indy)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o GP de Long Beach da Indy:

A bandeira verde veio às 16h45 (de Brasília). Na largada, Kirkwood fez boa defesa e segurou o primeiro lugar. O’Ward superou Dixon pelo quinto lugar. A bandeira amarela, porém, rapidamente apareceu. Helio Castroneves rodou sozinho na entrada na curva 2 e acertou a asa dianteira no muro. O brasileiro conseguiu recuperar o carro antes de tomar uma volta e foi aos boxes. Pilotos como Canapino, Ilott e Daly também aproveitaram a janela para o primeiro pit-stop.

Acidente de Castroneves na largada (Vídeo: Indycar)

O safety-car foi aos boxes e a corrida foi reiniciada na volta 4. O’Ward foi quem saiu perdendo, sendo superado por Palou e Dixon, caindo ao sétimo lugar. Newgarden já aparecia na quarta posição após largar de oitavo. Já nas últimas posições, Ilott triscou o muro e furou o pneu, precisando de uma nova parada.

Com pneus duros, Newgarden ganhou bastante ritmo e ultrapassou Grosjean na curva 1 e na volta 20, assumindo o terceiro lugar. A bandeira amarela voltou a aparecer. Agora, por causa de Scott Dixon. O piloto recebeu um toque de Pato O’Ward e passou reto na curva 8, atingindo a barreira de pneus. O neozelandês, porém, conseguiu retornar para a corrida.

Todo o pelotão dianteiro aproveitou para realizar pit-stops com bandeira amarela. Canapino, que não entrou nos boxes, assumiu a liderança. Kirkwood se manteve na frente, com o segundo lugar, entre os pilotos do pelotão dianteiro. Newgarden se deu bem e surgiu à frente de Ericsson. Grosjean e O’Ward fechavam o top-5.

Bandeira verde na volta 26, Canapino estava atrás de Castroneves, que era retardatário, e ao tocar no brasileiro, criou um efeito sanfona e também tocou em Kirkwood. Newgarden aproveitou a confusão para assumir a liderança. Pato tentou se aproveitar da situação para ultrapassar Kyle, mas rodou e tocou a barreira de pneus com a asa traseira, caindo na ordem dos carros.

Com 30 voltas, Newgarden era líder, com Kirkwood em segundo, Grosjean em terceiro, McLaughlin em quarto, Herta em quinto. Ericsson, Rossi, Power, Rosenqvist e Armstrong completavam o top-10. Pato era apenas 13º, enquanto Dixon apareceu na 21ª posição.

Com problemas mecânicos, Dixon recolheu e abandonou a corrida. Com a prova chegando na metade, Newgarden tinha a liderança, com Kirkwood em segundo e Grosjean em terceiro. Herta e Ericsson superaram McLaughlin. Rossi, Power, Rosenqvist e Armstrong fechavam o top-10. Benjamin Pedersen escapou na curva 1 e precisou de ajuda para religar o carro. Despencando em ritmo, McLaughlin perdeu o sexto lugar para Rossi. Eventualmente, o neozelandês saiu do top-10.

Na volta 52, Josef Newgarden foi aos boxes e colocou pneus duros para o stint final. Grosjean veio na 53. Na 54, vieram Kirkwood, Ericsson e Herta. Palou assumiu a liderança, e Kirkwood tomou a liderança virtual, saindo à frente de Grosjean e Newgarden.

Palou foi aos boxes e voltou no sétimo lugar. Kirkwood retomou a ponta, com Grosjean, Newgarden, Ericsson e Herta na sequência. Atrás de Palou, vinham Power, Rosenqvist e Armstrong. Marcus cresceu em ritmo e tomou a posição de pódio de Josef na volta 60. O bicampeão também perdeu terreno para Herta.

Nas voltas finais, a corrida ficou desenhada em uma briga por vitória entre Kirkwood, Grosjean e Ericsson. O americano abriu distância na casa de 1s para o francês. Mesmo tendo mais push-to-pass, Romain foi instruído pela Andretti a economizar combustível.

A distância até encurtou nas voltas finais, com Grosjean utilizando o push-to-pass e entrando na casa de menos de 1 segundo, mas sem sucesso. Bandeira quadriculada e primeira vitória de Kyle Kirkwood na Indy

Indy 2023, GP de Long Beach, Corrida:

1K KIRKWOODAndretti Honda1:43:17.37485 voltas
2R GROSJEANAndretti Honda+0.990 
3M ERICSSONGanassi Honda+2.058 
4C HERTAAndretti Honda+7.637 
5A PALOUGanassi Honda+8.777 
6W POWERPenske Chevrolet+30.322 
7F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+30.974 
8M ARMSTRONGGanassi Honda+31.911 
9J NEWGARDENPenske Chevrolet+33.784 
10S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+42.832 
11S FERRUCCIFoyt Chevrolet+45.435 
12G RAHALRLL Honda+46.280 
13J HARVEYRLL Honda+47.282 
14C LUNDGAARDRLL Honda+47.778 
15S PAGENAUDMeyer Shank Honda+49.486 
16D DEFRANCESCOAndretti Honda+59.934 
17P O’WARDMcLaren Chevrolet+1 volta 
18S RAY ROBBDale Coyne Honda+1 volta 
19C ILOTTJuncos Chevrolet+1 volta 
20D MALUKASDale Coyne Honda+1 volta 
21H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+1 volta 
22A ROSSIMcLaren Chevrolet+2 voltas 
23C DALYCarpenter Chevrolet+2 voltas 
24B PEDERSENFoyt Chevrolet+3 voltas 
25A CANAPINOJuncos Chevrolet+33 voltasNC
26R VEEKAYCarpenter Chevrolet+37 voltasNC
27S DIXONGanassi Honda+48 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.