Kirkwood vira realidade em Long Beach e dá primeiro passo para ser gigante na Indy

Kyle Kirkwood firmou uma grande carreira nas categorias de base, mas ainda precisava de provas de que traduziria isso na elite. Em Long Beach, americano deu indicações

Kyle Kirkwood é, indiscutivelmente, o melhor piloto da história das categorias de base da Indy. Na USF2000, conquistou o título com 12 vitórias em 14 corridas. Na Pro 2000, título com 9 triunfos em 16 provas. Na Indy Lights, foram 10 em 20. Após um início tortuoso pela Foyt, teve o voto de confiança da Andretti, e logo em sua terceira corrida pelo time, deu os primeiros passos para ser o gigante que se espera.

Depois da pole-position no sábado, fez uma prova praticamente impecável neste domingo. Segurou o ritmo nas voltas iniciais, só foi perder a liderança em uma confusão após relargada, onde acabou tocando em Agustín Canapino e viu Josef Newgarden assumir a ponta. Porém, não foi motivo de desespero para Kyle. Com ajuda da estratégia da Andretti, retomou o primeiro posto nos boxes.

A briga, então, passou a ser contra o companheiro de equipe Romain Grosjean, e mesmo precisando segurar combustível, teve excelente performance, que lembrou muito os tempos de Road to Indy: assim que está em primeiro, fica difícil de tirar. Não à toa venceu 31 corridas em 50 disputadas na base. Hoje, ele se sentiu nos tempos em que destoava contra a concorrência.

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Kyle Kirkwood se recuperou de início ruim e com a certeira estratégia da Andretti conseguiu a vitória (Foto: Joe Skibinski / Indy)

“Sinto que precisava dessa vitória e conseguimos hoje. É um momento de alívio, sem dúvida, e eu não posso agradecer a equipe o suficiente. Bryan [Herta, estrategista de Andretti] fez um trabalho fantástico com a estratégia. Meu engenheiro, Jeremy [Milles]… Não mudamos nada para a classificação. O carro foi o mesmo o tempo todo, então é de tirar o chapéu”, destacou Kirkwood.

E o alívio de Kyle é compreensível. Difícil pensar em outro piloto nos anos recentes que chegou com tanta pompa após escalar o Road to Indy. E a temporada pela Foyt foi bastante difícil, se envolvendo em uma penca de acidentes e tendo enorme dificuldades de conquistar resultados. Outro piloto seria fritado, mas a Andretti sabia que Kirkwood valia a aposta em um contexto melhor. Hoje, foi o primeiro passo para virar um grande.

No campeonato, quem termina em cotação baixa é Pato O’Ward. O mexicano tinha um top-10 certeiro até tentar mergulhar dentro do próprio Kirkwood em uma relargada. Danificou a asa traseira, perdeu ritmo e a liderança do campeonato para Marcus Ericsson. Por mais que o mexicano seja um showman, quem disputa título precisa medir riscos. É um longo campeonato, e todo ponto importa. É só ver como Álex Palou, de forma quieta, é o terceiro.

Em terceiro neste domingo, Marcus Ericsson retomou a ponta do campeonato e dá indicações de que deve disputar mesmo o título, O sueco, inclusive, merece ser elogiado pelo tanto que anda bem em pistas de rua. Poderia até ter almejado uma vitória ou segundo lugar em Long Beach, mas o pódio é de bom tamanho para um piloto que, não apenas melhorou de nível, mas está aprendendo a disputar o campeonato.

Em duas semanas, a Indy visita Barber, no Alabama. É o primeiro circuito misto do ano, um dos melhores do calendário. É uma oportunidade de ver como está a ordem de forças para esse tipo de pista. Se Ganassi e Andretti vão seguir com bom ritmo das ruas e o quanto McLaren e Penske vão conseguir se aproximar.

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