“Lenda absoluta” e “mentor dentro e fora das pistas”: esporte reage à morte de De Ferran
Automobilismo brasileiro perdeu um dos maiores representantes: morreu Gil de Ferran. O mundo do esporte a motor reage com choque e tristeza
O dia 29 de dezembro chegou ao fim com uma notícia das mais tristes possíveis no esporte a motor do Brasil e do mundo: morreu, aos 56 anos, Gil de Ferran. Bicampeão da Indy, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e envolvido com o esporte em diferentes cargos e papéis desde que deixou as pistas em meados dos anos 2000. De Ferran sofreu uma parada cardíaca repentina enquanto participava de um evento em Opa-Locka, na Flórida.
Figura de renome e respeito de internacional, De Ferran começou a receber homenagens nas redes sociais tão logo a notícia foi confirmada. O GRANDE PRÊMIO traz todas conforme forem sendo feitas.
Relacionadas
Confira as reações à morte de De Ferran:
Tony Kanaan
Felipe Massa
McLaren
“Todos na McLarne estão chocados e muito tristes de saber que perdemos um membro amado da nossa família. Enviamos nossas condolências a família e amigos” do Gil de Ferran.”
Pato O’Ward
Confederação Brasileira de Automobilismo
“A Confederação Brasileira de Automobilismo recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento, nos Estados Unidos, do piloto brasileiro Gil de Ferran, na tarde desta sexta-feira, 29.
Aos 56 anos, completados no dia 11 de novembro, Gil foi vítima de um enfarto em um clube privado de automobilismo, localizado em Opa Locka, na Flórida. Socorrido prontamente, foi levado para um hospital da região, mas não resistiu.
Gil de Ferran brilhou nas pistas brasileiras e internacionais, com destaque para o título inglês de Fórmula 3, o bicampeonato na Indy (sob a bandeira CART) e a vitória na Indy 500 de 2003. Venceu também como piloto e dono de equipe no Endurance estadunidense. Atualmente, atuava na equipe McLaren como um de seus diretores.
Em meu nome e de toda a família CBA, rogamos a Deus para que receba nosso irmão com todas as glórias e ampare sua família, amigos e milhões de fãs em todo o mundo.”
Andretti
Zak Brown
Palmeiras
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Marco Andretti
Graham Rahal
Conor Daly
“Nossa, que perda devastadora… Gil sempre foi muito bom comigo. Sempre tão solidário. Ele fará muita falta. Enviando todo o amor e apoio para Angela, Anna e Luke”.
Oliver Askew
“Lenda e piloto puro. Vamos sentir sua falta, Gil”.
Sage Karam
“Muito triste. Gil foi um ser humano incrível. Minhas orações a todas a família”.
Ryan Hunter-Reay
“Gil. Um dos melhores de sempre. Dentro e fora da pista. Não posso dizer o bastante sobre este homem, esta lenda e sua família. A primeira vez que saímos com nosso primogênito de casa, nos encontramos com os De Ferrans. Poderia continuar… como separou tempo para falar comigo quando eu era um fã de 11 anos. Inspirador. Sem palavras, sinceramente. Estou com a família dele em espírito. Sinto sua falta, amigo”.
James Hinchcliffe
“Estou completamente sem palavras. Gil de Ferran foi uma lenda do nosso esporte, inspiração e mentor para muitos, inclusive eu. Absolutamente chocado com a notícia da sua morte. Meu coração está com sua família e fãs.”
Mario Andretti
“Meu coração desmoronou com a notícia da morte de Gil de Ferran. É de partir o coração. Estou pensando nele agora e saboreando cada conversa. Muitos sentirão sua falta. Um homem maravilhoso e um amigo querido e leal.”
Andretti Global
Alexander Rossi
Scott McLaughlin
Indy
“A Indy está profundamente triste com o falecimento do bicampeão da série e lenda do automobilismo Gil de Ferran.
Nossos pensamentos estão com sua família, amigos e entes queridos.”
Oscar Piastri
“Foi um prazer conhecer o Gil esse ano, sua falta será muito sentida. Descanse em paz.”
Michael Andretti
Felix Rosenqvist
Haas
“Nós nos unimos à comunidade do automobilismo em luto pela morte de Gil de Ferran. Os pensamentos de todos na Haas estão com sua família, amigos e os muitos fãs em todo o mundo.”
Williams
“Estamos tristes e chocados em saber da perda repentina de Gil de Ferran, uma figura enorme no automobilismo, que teve muito sucesso nas pistas, assim como em seus papéis de liderança posteriormente na Fórmula 1. Nosso pensamentos estão nesse momento tão triste com sua família e amigos.”
Andrea Stella
“O falecimento de Gil deixou um vazio profundo na comunidade automobilística e aqui na McLaren. Estamos chocados e profundamente tristes por esta perda e seremos eternamente gratos por suas contribuições inestimáveis para o sucesso de nossa equipe. integridade e um exemplo de como ser um piloto duro e competitivo não excluía o respeito e a humanidade. Gil possuía a mente mais brilhante e era um pensador estratégico com um conhecimento único, movido pela curiosidade e pelo rigor. Seu impacto extremamente positivo foi sentido por todos que trabalharam ao lado dele. Sentiremos muita falta dele.”
Bruno Junqueira
“Meus sentimentos à Angela e à família. Gil, grande campeão, era minha referência quando comecei na Indy. Acelerava muito, inteligente, estrategista, piloto completo. Além disto, uma pessoa alegre e engraçada. Descanse em Paz.”
Bia Figueiredo
“Inacreditável perder alguém como o Gil tão cedo. Privilégio de ter conhecido e convivido em bons momentos. Um piloto fenomenal , um dos mais inteligentes e técnicos que conheci. Um ser humano ímpar. Meus pensamentos com a família”
Romain Grosjean
“Sem palavras. Descanse em paz, lenda. Foi uma honra e um prazer conhecer você ao longo dos anos.”
Aston Martin
“Estamos enviando nosso amor e suporte à família de Gil, amigos e a todos da comunidade do automobilismo que tiveram a sorte de conhecê-lo e trabalhar com ele”
Fórmula E
“Um ícone das corridas que fará muita falta. Enviamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de Gil.”
Sauber
“A Sauber estende as suas mais sinceras condolências a toda a família McLaren em decorrência da morte de Gil de Ferran. Gil foi uma pessoa extraordinária, cuja influência no automobilismo foi imensurável, cuja abordagem, tanto no cockpit quanto na sala de reuniões, deixou uma impressão duradoura sobre todos aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele. Nesse momento de perda, nossos pensamentos estão com todos que amavam Gil, seus amigos e toda a família McLaren.”
Felipe Giaffone
“Vai com Deus, meu amigo. Ainda é muito difícil de acreditar. Pensa num piloto completo, técnico como poucos e que acelerava igualmente como poucos. Depois de ganhar dois campeonatos e uma Indy 500, em 2003 ele resolve parar de correr e, na sua última prova, faz pole e vence no Texas. Lembro de perguntar porque ele iria parar com tanto chão pela frente. A resposta: ‘esses ovais estão perigosos demais, e não preciso mais disso.’ Fora das pistas, um cara com uma visão incrível de negócios e um grande amigo. Esse ano, foi um grande conselheiro do ‘Nic’ e, nos últimos anos, me ajudou muito a entender os carros de F1. Muita força a Ângela, Luke, Ana e toda a família.”
Jenson Button
“Ainda chocado por termos perdido um dos melhores tão jovem. Gil de Ferran foi um dos melhores ao volante e no geral, como um grande cara. Vou sentir falta daquele sorriso maravilhoso. Descanse em paz, meu amigo. Envio todo meu amor a Ângela, Anna e Luke.”
Stoffel Vandoorne
“Foi embora cedo demais. Envio minhas preces a Ângela, Anna e Luke.”
Carlos Sainz
“Estou de coração partido ao saber da morte de meu amigo Gil. Meus pensamentos estão com sua família e entes queridos, especialmente com Ângela, Anna e Luke. Vamos sentir sua falta, descanse em paz.”
Lando Norris
“Um cara realmente incrível. Obrigado por todas as memórias maravilhosas, vou sentir falta das conversas pós-corrida que tivemos juntos. Foi uma honra poder passar algum tempo com você nos últimos anos. Vou sentir sua falta, e você sempre será parte da equipe. Descanse em paz, Gil.”