Lundqvist destaca “reconstrução da confiança” após 1ª pole da carreira na Indy

Linus Lundqvist agradeceu Ganassi pela pole-position no GP de Road America, mas admitiu oscilação na temporada 2024 da Indy: "Foram algumas corridas para nos adaptarmos", declarou.

Linus Lundqvist conquistou a pole-position do GP de Road America e viu no feito um marco para seguir evoluindo na Indy. Após seis etapas realizadas até aqui na temporada 2024, o piloto da Ganassi tem vivido altos e baixos, no entanto, acredita que a conquista deste sábado (8) vai ajudá-lo a “reconstruir a confiança”.

Campeão da então Indy Lights — atual NXT — em 2022, Lundqvist foi contratado pela Ganassi no final de 2023, após bom desempenho em três corridas pela Meyer Shank. As expectativas eram de que o sueco pudesse andar próximo das estrelas da equipe, Scott Dixon e Álex Palou, mas a oscilação tem marcado o ano do sueco.

Como ponto alto, Lundqvist subiu ao pódio no GP do Alabama, com direito a diversas ultrapassagens, saindo de 19º para chegar no terceiro lugar. Vale destacar o sexto posto no Desafio do US$ 1 Milhão, onde apresentou bom desempenho, por mais que a prova não contava para o campeonato. Fora isso, nenhum top-10 no ano, com direito a batida nas 500 Milhas de Indianápolis, quando arriscou uma desnecessária quarta linha na curva 1 na primeira metade da corrida, indo parar no muro.

Sem esconder a satisfação em desbancar Colton Herta, Marcus Armstrong, Kyle Kirkwood, Josef Newgarden e Will Power no Fast 6, Lundqvist viu na pole-position uma forma de ‘virar a página’ no campeonato de 2024.

Linus Lundqvist surpreendeu e anotou pole (Foto: Indycar)

“Acho que nenhum piloto pensou na pole quando viu a chuva. Bem, mas o que posso dizer? Honestamente, obrigado a toda equipe, mecânicos e engenheiros, por todo esforço que fizeram. Foram algumas corridas para nos ajeitamos. Foi bem legal”, apontou Lundqvist.

“Não existe melhor forma de reconstruir a confiança do que isso. Nunca conquistei uma pole na Indy. Foram situações bem difíceis e traiçoeiras. Decidimos pelos pneus slick no início do Fast 6, mas mudamos para os compostos de pista molhada e fomos para os de seco novamente. Assim trabalhamos até o final e, cara, estou muito feliz com isso tudo”, encerrou.

O GP de Road America da Indy tem largada marcada para às 16h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com transmissão de TV Cultura, ESPN e Star+, e com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.