Foster domina ações e vence corrida 1 da Indy NXT em Laguna Seca. Collet é 2º

Caio Collet repetiu melhor resultado na Indy NXT, o segundo lugar, posto que também alcançou no GP de Detroit, no início do mês

Louis Foster dominou as ações e não deu chances para os rivais, conquistando a vitória na primeira corrida da Indy NXT em Laguna Seca. Após largar na pole-position, o piloto da Andretti viu uma bandeira amarela reagrupar todo mundo, mas abriu novamente caminho e venceu de ponta a ponta neste sábado (22), terminando a prova de 35 voltas com vantagem para Caio Collet, que repetiu o resultado de Detroit, finalizando em segundo.

Os ritmo dos dois primeiros foi tremendamente superior aos demais. Foster cruzou a linha de chegada com 8s244 de frente para Collet, que colocou 20s731 para Jacob Abel. O norte-americano havia perdido a terceira posição para Yuvem Sundaramoorthy penúltima volta, que fez uma ultrapassagem no Saca-Rolhas. No entanto, na última curva da corrida, acabou acertado por Lindsay Brewer, retardatária, o que danificou a suspensão dianteira direita e abriu espaço para Abel voltar ao terceiro lugar.

Sundaramoorthy ainda cruzou a linha de chegada na quarta posição, à frente de James Roe. Miles Rowe, atual campeão da USF Pro 2000, e Christian Bogle vieram na sequência. Christian Brooks, Jamie Chadwick e Jack Miller completaram os dez primeiros.

A Indy NXT retorna neste domingo (23) para a segunda corrida da rodada dupla de Laguna Seca. A largada está marcada às 16h55 [de Brasilia, -3 GMT].

Louis Foster contornando o Saca-Rolhas (Foto: IndyCar)

Confira como foi a corrida 1 do GP de Laguna Seca da Indy NXT:

A bandeira verde foi agitada às 16h35 [de Brasília, -3 GMT]. Caio Collet saiu bem e tentou ultrapassar o Louis Foster, o pole-position, por fora na primeira curva. No entanto, o norte-americano conseguiu se manter na frente.

A partir da primeira volta, Foster começou a abrir vantagem para o brasileiro. Com quatro voltas, o piloto da Andretti tinha 2s7 de diferença para Collet, que, em compensação, tinha 2s1 de vantagem para Jacob Abel, que iniciou a etapa como líder do campeonato.

A primeira bandeira amarela foi agitada na volta 6. Reece Gold bateu na barreira de pneus da curva 5. No entanto, o piloto conseguiu voltar à pista e, após fazer uma parada para trocar a asa dianteira, seguiu na corrida.

A verde veio na volta 9, com Foster relargando muito bem, enquanto Collet segurou o ímpeto de Abel para ficar em segundo. Niels Koolen, brigando pela 17ª posição, acertou leve toque em Nolan Allaer. Na sequência, o holandês precisou ir aos boxes e retornou uma volta atrás, logo à frente da disputa entre Christian Brookes e Jamie Chadwick. A britânica tentou assumir o décimo lugar com uma manobra no Saca-Rolhas, mas, após ficar lado-a-lado com o adversário, não conseguiu a ultrapassagem.

Caio Collet terminou corrida 1 de Laguna Seca em 2º (Foto: IndyCar)

Na volta 20, Bryce Aron escapou na curva 6 e rodou, atravessando a pista. Porém, o piloto da Andretti manteve o motor ligado e voltou ao traçado, sem a intervenção da bandeira amarela. Cinco giros depois, se defendendo da aproximação de Brooks e Chadwick, Jack Miller errou na curva 1 e abriu espaço para os concorrentes.

Na penúltima volta, Yuvem Sundaramoorthy assumiu a terceira colocação após superar Abel no Saca-Rolhas, mas perdeu o pódio na última curva, após se enroscar com Lindsay Brewer, retardatária. O representante da Abel Motorsports aproveitou a situação e completou o top-3, atrás de Foster e Collet.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.