McLaren compra ações de Schmidt Peterson e vira 100% dona de time na Indy

McLaren comprou fatias que pertenciam a Sam Schmidt e Ric Peterson, se tornando única dona de equipe na Indy. Transação foi concluída em 31 de dezembro

A McLaren oficializou, nesta sexta-feira (3), que finalizou a operação para adquirir a parte restante da equipe que ainda pertencia aos donos Sam Schmidt e Ric Peterson. Agora, o time papaia detém 100% das ações da esquadra na Indy.

A parceria entre McLaren e Schmidt Peterson começou em 2020, trazendo de volta o nome da icônica equipe ao grid da Indy e utilizando da estrutura da antiga SPM. Em 2021, foi efetuada a compra de 75% das ações, mantendo Sam e Ric como donos minoritários e com lugares no conselho.

Relacionadas

“É um importante passo para a McLaren já que estamos crescendo e estreitando nossa presença na América do Norte, que é um mercado muito importante para o time e os fãs. Sam Schmidt e Ric Peterson foram grandes parceiros, e quero agradecê-los enquanto continuamos a construir o que começamos anos atrás, que é uma equipe com calibre de campeã na Indy”, comentou Zak Brown, CEO da McLaren.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: VeeKay indica avanço e já conversa “parte financeira” com Dale Coyne: “Está indo bem”

Zak Brown elogiou avanço da Indy em 2024 (Foto: IndyCar)

Ex-piloto que ficou tetraplégico após um acidente no oval da Disney em 2000, Sam Schmidt virou executivo na Indy apenas um ano depois do acidente, criando a equipe que disputou as temporadas 2001 e 2002, além de participações anuais nas 500 Milhas de Indianápolis. Em 2011, comprou a antiga FAZZT, trazendo o nome de volta para as temporadas completas, com direito a Alex Tagliani anotando a pole da Indy 500 com o carro do time.

Em 2012, o piloto Davey Hamilton ganhou o nome na equipe após trazer patrocinadores para continuar correndo na Indy. Foi só em 2013 que o empresário canadense Ric Peterson comprou boa parte das ações, transformando o time em Schmidt Peterson Motorsports, nome que manteve até 2019.

Para a temporada 2025, a McLaren terá como pilotos o mexicano Pato O’Ward, o dinamarquês Christian Lundgaard e o americano Nolan Siegel. O brasileiro Tony Kanaan recentemente foi promovido ao posto de chefe de equipe.

Indy retorna somente no dia 2 de março do próximo, com o GP de St. Pete, na Flórida, que abre a temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa de todos as atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.