VeeKay indica avanço e já conversa “parte financeira” com Dale Coyne: “Está indo bem”
Rinus VeeKay creditou ao "acaso" início da parceria com Dale Coyne e apontou para grandes chances de um desfecho feliz para temporada de 2025
Das 27 vagas disponíveis, a Indy já tem definidos 25 pilotos para a temporada completa de 2025. Falta saber quem será a dupla da Dale Coyne, única equipe que não definiu seus representantes. No entanto, Rinus VeeKay indicou que é provável que ele seja um dos dois escolhidos.
Após cinco temporadas na Carpenter, VeeKay não teve o vínculo renovado para 2025, sendo substituído por Alexander Rossi. O neerlandês chegou a ser o bola da vez na Prema, como revelou o GRANDE PRÊMIO, mas o piloto preferiu esperar pela definição do sistema de charters e viu o bonde passar — a equipe baseada na Itália fechou com Callum Ilott e Robert Shwartzman.
As duas partes estariam conversando sobre aspectos financeiros, o que indica uma conversa mais avançada. É habitual na Dale Coyne utilizar pilotos-pagantes, mas não está claro se VeeKay vai levar algum patrocinador. De todo modo, o neerlandês, em entrevista à rede Viggo Sport, acompanhou o discurso do time, que estaria trabalhando com investidores.
“Não posso responder isso ainda. Não sei, mas é meu objetivo [continuar na Indy]. Esse é o plano para próximo ano. A Dale Coyne é a única equipe com vaga disponível, então posso dizer que estou negociando com eles, pois qualquer um vai saber com quem estou trabalhando, já que quero seguir na Indy”, disse Veekay.
“Estamos conversando com eles sobre a parte financeira. E posso dizer que as coisas estão indo bem”, prosseguiu o piloto, dono de uma vitória na Indy. “Dale Coyne está trabalhando com investidores. Teve uma temporada muito ruim, com sete ou oito pilotos diferentes, terminando no último ou penúltimo lugar. Todos na equipe querem mudar isso para 2025”, completou.
A aproximação entre Dale Coyne e VeeKay aconteceu por acaso, como disse o próprio piloto. De última hora, o neerlandês foi convidado para estar no carro #18 para um teste coletivo com os motores híbridos no oval de Indianápolis, realizado em outubro. Na véspera, o monoposto estava sendo preparado para Sting Ray Robb, o que foi revelado por alguns jornalistas presentes no autódromo. No entanto, horas mais tarde, o time mudou os planos e colocou VeeKay.
“Recebi uma ligação deles para fazer o teste com os motores híbrido em Indianápolis. Perguntaram se quereria testar. Andei no único carro que não se classificou para a Indy 500 [de 2024] e fui terceiro naquele dia. Ficaram muito felizes e satisfeitos, o que me deu a confiança de que me querem naquela vaga”, disse VeeKay, lembrando que testou no monoposto que Nolan Siegel não conseguiu colocar no grid das 500 Milhas de Indianápolis.
“Algumas coisas surgem do nada e foi assim que apareceu esse teste. Estou muito feliz com isso e sei que a equipe pode fazer muito mais do que mostrou nos últimos anos”, encerrou.
Pietro e Enzo Fittipaldi são dois pilotos que estão de olho na Dale Coyne. De acordo com Geferson Kern, narrador do GRANDE PRÊMIO e TV Cultura, os irmãos cogitam dividir um carro, sendo Pietro nos ovais e Enzo nos mistos. Toby Sowery e Linus Lundqvist são outros cotados. O que se sabe é que o time, como revelou o próprio dono, não deve fazer rodízio de pilotos, como foi em 2024.
A Indy retorna somente no dia 2 de março do próximo, com o GP de St. Pete, na Flórida, que abre a temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa de todos as atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.