McLaren escala Montoya em terceiro carro para 500 Milhas de Indianápolis em 2022

Pelo segundo ano consecutivo, a McLaren anunciou o veterano colombiano Juan Pablo Montoya em seu terceiro carro para as 500 Milhas de Indianápolis de 2022

AS NOVIDADES DA F1 2022: O QUE ESPERAR DE ALBON E ZHOU?

A McLaren terá novamente Juan Pablo Montoya para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis. A equipe britânica anunciou que o colombiano, atualmente com 46 anos, vai competir a bordo do Dallara-Chevrolet #6 na principal prova do calendário do automobilismo mundial, em 29 de maio. Será a segunda participação do sul-americano como piloto da McLaren. Além disso, no final de semana do dia 13 de maio, o veterano também será representante da equipe no GP de Indianápolis.

Montoya vai alinhar o terceiro carro da equipe e completará o trio ao lado dos titulares Pato O’Ward e Felix Rosenqvist. Será a sétima presença de Juan Pablo na Indy 500. O colombiano tem aproveitamento impressionante de duas vitórias.

A primeira delas foi conquistada em 2000, pela Ganassi, ainda em momento de cisão entre CART e a IRL. O segundo triunfo foi logrado 15 anos depois, quando Montoya era piloto da Penske.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Juan Pablo Montoya voltou à McLaren para disputar a Indy 500 em 2021 (Foto: IndyCar)

“Estou empolgado por voltar a Indianápolis com a McLaren e uma vez mais competir numa corrida que tem um lugar especial no meu coração, as 500 Milhas de Indianápolis”, celebrou Montoya. “Tive uma ótima experiência com a equipe no ano passado e estou ansioso para aproveitar o progresso que fizemos em 2021. Acho que temos uma chance real de competir na frente do grid e lutar pela vitória”, completou.

Na participação que fez pela equipe em 2021, Montoya concluiu a disputa na nona colocação, logo à frente do brasileiro Tony Kanaan, da Ganassi, e 14s8 atrás do vencedor, o tupiniquim Hélio Castroneves, pela Meyer Shank. O trio da McLaren na ocasião foi o mesmo de 2022 — O’Ward fechou na quarta colocação, enquanto Rosenqvist foi apenas o 27º.

“Estamos empolgados por ter Juan Pablo [Montoya] de volta para outra Indy 500”, adiantou o CEO da McLaren, Zak Brown. “Juan Pablo é uma instituição do esporte a motor, com duas vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis e uma carreira impressionante na Fórmula 1, com muitas vitórias pela McLaren. Ele traz uma experiência que ajuda muito nossa equipe e dá aos nossos demais pilotos o potencial para vencer a cada vez que ele entra no carro”, finalizou.

Montoya foi piloto da Fórmula 1 entre 2001 e 2006, com participações por Williams — quando chegou a ser terceiro colocado no Mundial de Pilotos em 2002 e 2003 — e McLaren. Foram 94 GPs disputados no período, com direito a sete vitórias e 30 pódios, além de 13 poles.

JUAN PABLO MONTOYA; INDIANÁPOLIS; INDY;
Em 2000, Montoya bebeu o tradicional leite ao festejar sua primeira vitória em Indianápolis (Foto: IndyCar)
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar