Menos de um mês após acidente, Newgarden faz exibição perfeita e vence etapa em Iowa. Pagenaud é 4º
Josef Newgarden deu um show em Iowa. Ainda se recuperando de um grave acidente no Texas, o americano liderou 94% das voltas e teve um ritmo avassalador, batendo Will Power, Scott Dixon e Simon Pagenaud. Tony Kanaan foi 7º e Helio Castroneves chegou em 13º
determinarTipoPlayer(“15893523”, “2”, “0”);
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
A exibição de Josef Newgarden e da Carpenter neste domingo (10) em Iowa é daquelas para ficar marcada na história. Mais rápido durante as 300 voltas, o jovem americano teve uma performance absurda, mantendo um controle quase que inacreditável para um oval como o de Newton e para uma equipe que, ainda, não é considerada de ponta. Foram 282 voltas lideradas, um recorde da categoria. As outras 18 foram de sua ida aos boxes em bandeira verde, ou seja, domínio absoluto.
Para Newgarden, o feito vai além. Não é apenas uma vitória categórica em uma pista que praticamente pertence à Andretti, não é apenas mais um triunfo na carreira do promissor piloto, mas, sim, uma ida ao lugar mais alto do pódio menos de um mês após um acidente assustador que sofreu no Texas. Newgarden venceu sem estar 100%, ainda com a mão "um pouco quebrada", como definiu.
Will Power teve 20 voltas finais espetaculares e cresceu muito de ritmo para repentinamente tirar Scott Dixon e Simon Pagenaud de sua frente.
Dixon também merece muitos aplausos. Ali, ao seu estilo, ficou quietinho boa parte da prova, mas apareceu quando mais precisava. Superou Tony Kanaan e Pagenaud para abocanhar um ótimo terceiro lugar.
Pagenaud, aliás, certamente não vai sair do carro triste. Pole, o francês foi seguro a corrida inteira e, mesmo longe do brilhantismo, garantiu um quarto posto, seguido por um inspiradíssimo Mikhail Aleshin, a zebra da corrida, em quinto.
Alexander Rossi também teve uma jornada bem positiva. Em uma Andretti medíocre, sempre se manteve perto dos líderes e chegou em sexto, seguido por Kanaan, Sébastien Bourdais, James Hinchcliffe e Charlie Kimball. Helio Castroneves deu um azar danado em duas idas aos boxes logo antes de bandeiras amarelas e foi 13º.
Confira como foi a etapa de Iowa da Indy:
A largada para a etapa de Iowa da Indy aconteceu às 18h37 (em Brasília), com céu aberto e sol brilhando. Com mais ação e velocidade, Josef Newgarden mergulhou por fora e ultrapassou Simon Pagenaud, assumindo a dianteira. Logo atrás, Helio Castroneves e Tony Kanaan brigavam duro pela terceira posição.
A Andretti durou 41 giros na mesma volta do líder, até que Alexander Rossi viu Newgarden passar ao seu lado. Assim como nos treinos livres e na classificação, o desempenho do time era miserável.
Castroneves foi aos boxes na 48ª volta, com a Penske trabalhando em sua asa dianteira. Newgarden fez o mesmo na volta 50, impulsionando Pagenaud para a liderança provisória. No 57º giro, Pagenaud e Kanaan quase se tocaram, com o baiano tirando volta e o francês não conseguindo entrar nos boxes. A parada do francês teve de ser atrasada em um giro.
Rossi foi o último a parar, já depois de 65 voltas. Com o americano da Andretti retornando para a pista, assim estava o grupo dos primeiros colocados: Newgarden, 12s6 atrás vinha Pagenaud, seguido por Castroneves e Kanaan, também na mesma volta. Montoya, Dixon, Carpenter, Aleshin, Power e Chilton fechavam o top-10 já com uma volta de atraso.
Newgarden seguia com um ritmo simplesmente absurdo. Rapidamente, o #21 partiu para cima de Kanaan e também deixou o baiano uma volta atrasado, já encostando em Castroneves. A vantagem para Pagenaud também seguia crescendo. Newgarden passava Castroneves na volta 84 e seguia enfileirando retardatários.
A corrida esfriava um pouco nas brigas por posições na frente, mas Dixon se destacava nisso tudo. O neozelandês passava, em sequência, Montoya e Kanaan, virando quarto e aparecendo 4s atrás de Castroneves. Newgarden seguia firme, prova disso é que, em 13º, Rossi vinha duas voltas atrás.
Montoya aproveitou o embalo de Dixon e superou Kanaan, assumindo a quinta colocação. Na volta 109, o motor Honda de Hunter-Reay estourou, trazendo a primeira bandeira amarela da corrida e formando a segunda rodada de paradas para Newgarden e Pagenaud. Os demais seguiam na pista para tirar a volta de atraso.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
No momento em que o restante do pelotão ia para os boxes, Carpenter por lá ficava. O americano tinha problemas em seu carro e dava adeus a um potencial top-5 em Iowa. Com a amarela e as paradas coordenadas, 11 pilotos vinham na mesma volta: Newgarden, Pagenaud, Castroneves, Montoya, Dixon, Kanaan, Power, Graham Rahal, Aleshin, Chilton e Sébastien Bourdais. Apenas Rahal e Aleshin representavam a Honda.
A prova recomeçou na volta 129 e Newgarden, mais uma vez, tratou de tomar a iniciativa e tentar fugir na frente. No grupo dos primeiros, destaque para Bourdais que passou Chilton e a disputa dura entre Dixon e Kanaan, atrapalhados por um retardatário Rossi.
A corrida chegava à metade e Chilton já tomava uma volta novamente de Newgarden. O americano do #21 tinha 2s9 para Pagenaud, 3s3 para Castroneves, 4s6 para Montoya, 7s7 para Dixon, 8s4 para Kanaan, 13s9 para Power, 15s7 para Rahal, 17s0 para Aleshin e 18s1 para Bourdais, que tomava uma volta já na volta 153.
Em uma jornada horrenda da Dale Coyne, Daly recolhia o carro na volta 164, mas já não fazia diferença alguma, já que ele e Chaves não conseguiam passar nem perto do ritmo dos rivais.
Aleshin deixava Rahal para trás com extrema facilidade e, assim, o #15 levava o carro para os boxes na volta 173, abrindo a terceira rodada de paradas. Newgarden respondia a algumas boas voltas de Pagenaud e abria 4s9 para o francês. Castroneves também ia para os boxes e levava um azar danado com o estouro do motor do companheiro Montoya no giro seguinte. Nova amarela na 181 e seguia o calvário do colombiano que sempre abandona em Iowa. Líderes nos boxes, logicamente.
A bandeira verde voltou a ser acionada na volta 189 e Newgarden teve de segurar as investidas de Pagenaud. Kanaan brigava com Power e ficava em terceiro, empurrando o australiano para Dixon. Aleshin, Bourdais, Chilton, James Hinchcliffe e Rossi fechavam o top-10 e o grupo dos pilotos na mesma volta do líder. Castroneves, com azar danado, era 11º.
A volta 200 chegava e Newgarden tinha 1s8 para Pagenaud, 3s para Power – que reassumia o terceiro posto -, 3s2 para Kanaan, 3s8 para Dixon, 4s5 para Aleshin, 10s5 para Bourdais, 11s3 para Hinch, 12s4 para Chilton e 12s9 para Rossi.
Enquanto Newgarden novamente fazia suas manobras para cima de retardatários, Dixon superava Kanaan e partia para cima de Power, com o australiano cortando o ar do neozelandês e conseguindo respirar um pouco.
Mas o ritmo de Dixon vinha excelente. Na segunda tentativa, na volta 228, o neozelandês da Ganassi tirou Power do caminho e já focou seu ataque para cima de Pagenaud. Demorou quatro giros até que Dixon passasse Pagenaud. Então, o #9 tinha 8s2 para tirar da vantagem de Newgarden.
A briga pelo terceiro lugar ficava espetacular. Pagenaud, Power e Aleshin disputavam lado a lado, com o retardatário Hinch se metendo no meio. Enquanto isso, Newgarden colocava a segunda volta em cima de Castroneves. Kanaan ia para os boxes, enquanto Aleshin superava Power. Castroneves foi aos boxes logo depois.
Inacreditavelmente, Castroneves teve outro golpe forte de azar. Saindo dos boxes, o brasileiro viu Chilton rodar e bater, causando mais uma bandeira amarela na volta 248. A ordem, antes das paradas, era: Newgarden, Dixon, Pagenaud, Aleshin – em corrida brilhante -, Power, Rossi, Bourdais, Kimball, Sato e Kanaan.
Feitas as paradas, seis pilotos vinham na mesma volta: Newgarden, Dixon, Pagenaud, Power, Aleshin e Rossi. Bourdais, Kanaan, Hinchcliffe e Kimball fechavam o top-10, um giro atrás.
A relargada veio na volta 260 com Dixon botando pressão em cima de Newgarden. Pagenaud cercava os dois, ainda no páreo. Logo atrás, Power segurava Aleshin na briga pelo quarto posto. Newgarden respondia os ataques com maestria e virava a melhor volta da corrida no giro 267.
Newgarden mais uma vez foi abrindo e sumiu na frente, deixando Dixon e Pagenaud brigando. Quando parecia um duelo pelo segundo posto, Power deu uma arrancada espetacular, espetou os dois e foi segundo, mantendo o grande momento. Dixon fechou o top-3.
Indy, Iowa, Classificação Final:
1 | 21 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | CARPENTER CHEVROLET | 300 voltas | |
2 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | +4.283 | |
3 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | +5.509 | |
4 | 22 | SIMON PAGENAUD | FRA | PENSKE CHEVROLET | +6.183 | |
5 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT PETERSON HONDA | +7.039 | |
6 | 98 | ALEXANDER ROSSI | EUA | ANDRETTI HONDA | +1 volta | |
7 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | +1 volta | |
8 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | +1 volta | |
9 | 5 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | SCHMIDT PETERSON HONDA | +1 volta | |
10 | 83 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | +1 volta | |
11 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | +2 voltas | |
12 | 26 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | +2 voltas | |
13 | 3 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | +2 voltas | |
14 | 27 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | +2 voltas | |
15 | 41 | JACK HAWKSWORTH | ING | FOYT HONDA | +2 voltas | |
16 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | +3 voltas | |
17 | 19 | GABBY CHAVES | COL | DALE COYNE HONDA | +7 voltas | |
18 | 20 | ED CARPENTER | EUA | CARPENTER CHEVROLET | +16 voltas | |
19 | 8 | MAX CHILTON | ING | GANASSI CHEVROLET | +26 voltas | |
20 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | +121voltas | NC |
21 | 18 | CONOR DALY | EUA | DALE COYNE HONDA | +159voltas | NC |
22 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | +195voltas | NC |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);