Na Garagem: novato, Dixon vence pela primeira e única vez na CART

Hoje, Scott Dixon é o maior vencedor em atividade na Indy. As idas ao ‘Victory Lane’ começaram há 15 anos, em Nazareth, na que foi sua única vitória na CART

São 38 vitórias na carreira para Scott Dixon nos monopostos dos Estados Unidos. Apenas uma delas foi conquistada na extinta CART, a primeira, há exatos 15 anos.
 
Correndo pela PacWest, Dixon largou em uma distante 23ª colocação. Ele estava na última fila ao lado de outro novato na categoria, o brasileiro Max Wilson.
 
A pole-position pertencia a mais um ‘rookie’, Bruno Junqueira, com uma média de velocidade de 172,873 mph. A média de Dixon foi de 164,674 no oval de menos de uma milha (e de velocidade relativamente baixa).
 
Mas em que Dixon é um especialista e faz com maestria até hoje? Isso mesmo, economizar combustível. A primeira vitória merecia ter a sua marca registrada.
 
O neozelandês foi para uma tática de poupar gasolina para ganhar posições e se colocar em primeiro para a última relargada, a oito voltas do fim. Ele se manteve à frente do sueco Kenny Bräck e viu antes de todo mundo a bandeira quadriculada.
 
Dixon quebrou o recorde de precocidade na CART, vencendo aos 20 anos. A marca antes pertencia ao canadense Greg Moore — em 2008, Graham Rahal, aos 18 anos, assumiria o posto.
 
Nesta corrida especificamente, seu carro tinha o patrocínio da Nextel de seu companheiro de equipe. É que Maurício Gugelmin ficou de fora da corrida devido à morte de seu filho Giuliano, de seis anos. A causa foi uma paralisia cerebral.
 
Essa foi a última vitória da PacWest, que fechou as portas no primeiro semestre de 2002. Àquela altura, Dixon tinha se mostrado bom o bastante para ganhar uma vaga na Ganassi. Em 2003, o time se mudou para a IRL, e Dixon faturou o primeiro dos seus quatro títulos.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.