Na Lights, Chaves tira chance de Brabham homenagear avô Jack. Razia é quarto e Austin fratura pulso em Indianápolis

Gabby Chaves devolveu a 'derrota' sofrida em 2013 e ganhou as 100 Milhas de Indianápolis passando o então líder Matthew Brabham nos metros finais. A diferença entre os dois foi de 0s005. Luiz Razia, pole, terminou em quarto a etapa que teve um acidente sério de Austin Chase

Parecia muito que Matthew Brabham homenageria o avô morto na corrida da Indy Lights nesta sexta-feira (23). O templo de Indianápolis seria o lugar perfeito para celebrar o que Jack fez para o automobilismo. Mas a categoria de base da Indy tem lá seus finais excepcionais, e foi na reta de chegada, embalado pelo vácuo, que Gabby Chaves tratou de acabar com o encanto e ficar com a vitória que não conseguiu no ano passado.

A diferença de Brabham e Chaves no cronômetro foi de 0s005. Em 2013, o colombiano perdeu a corrida para Peter Dempsey por 0s002. Coisas da vida. Quer mais? Chaves corre hoje no carro #5 da Belardi, que era de Dempsey.

Luiz Razia, que foi pole da etapa, terminou na quarta colocação, 0s210.

A corrida foi marcada por um acidente seríssimo de Austin Chase. Na volta 15, o americano escapou na entrada da curva 1, tentou consertar o carro e, perdido, deu na quina do muro interno da 2. As primeiras informações dão conta de que Chase está acordado e alerta, mas tem uma fratura no pulso.

A chegada de 2014 da Indy Lights (Foto: IndyCar)
 

Confira como foi a corrida da Indy Lights em Indianápolis

A largada foi abortada em uma volta pelo mau alinhamento das filas finais e, quando dada, viu o bom pulo de Razia para manter a ponta. Mas o vácuo forte que os carros provocam logo trouxe Brabham, que assumiu a ponta na volta 6. Zach Veach chegou a brigar por algumas voltas com o primeiro colocado até que Austin, nas últimas posições, perdesse o controle do carro #0 colocando a roda esquerda dianteira na roda. A tentativa de esterço não surtiu efeito e, já sem comando, deu direto no muro interno da curva 2, que não tem o safer-barrier. O carro ficou totalmente destruído. 
 
Chase levou um tempo até ser retirado e levado para o centro médico de Indianápolis. Acordado a todo momento, foi avaliado e transferido para o Hospital Metodista com uma fratura no pulso esquerdo já identificada. O acidente também sobrou a um fotógrafo, cujo estado de saúde não foi divulgado.
 
Brabham manteve-se em primeiro depois da relargada e até a última volta, segurando o ímpeto de Chaves. Razia, depois que caiu para terceiro, chegou a ser quinto e não tinha condições aparentes de brigar pela vitória. No ano passado, os quatro primeiros cruzaram juntos a linha de chegada, de modo que seria fisicamente possível. Mas a luta ficou apenas com os dois primeiros, mesmo. Na entrada da curva 4, embutido, Chaves tentou a linha interna, não conseguiu, pegou o vácuo novamente, foi por fora e para a galera, para desentalar a derrota que não engoliu em 2013.
Gabby Chaves celebra vitória em Indianápolis (Foto: IndyCar)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.