Nono lugar garante hexa de Dixon contra Newgarden. Confira matemática do título

Com o nono lugar, Scott Dixon não pode mais ser alcançado por Josef Newgarden, que além da vitória, precisa dos pontos extras se quiser levantar a Astor Cup pela terceira vez em quatro anos

A Indy encerra a temporada 2020 neste domingo (25) nas ruas de São Petersburgo, na Flórida. É o 15º campeonato consecutivo da categoria com a decisão de título na rodada final, e este ano traz dois postulantes: Scott Dixon e Josef Newgarden. No total, existem 19.872 cenários de pontuação final dos dois pilotos.

Com cinco títulos, Dixon liderou o campeonato em todas as rodadas e chega em situação confortável para conquistar a sexta Astor Cup. Com 502 pontos até aqui, ele precisa de um nono lugar para não ser mais alcançado pelo rival.

Scott Dixon está perto do título (Foto: Indycar)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Diferente das temporadas mais recentes, a Indy não contará com pontuação dobrada na última corrida. O maior número de pontos a ser alcançado por um piloto é de 54. Com 470, Newgarden, com uma simples vitória, precisaria torcer para Scott chegar abaixo do 23º lugar.

Somando todos os pontos extras (pole-position, liderança de volta e mais voltas lideradas), Newgarden garante o título com a vitória caso Dixon fique abaixo da 10ª posição. O nono lugar dá o campeonato ao neozelandês por eliminar chance de ser alcançado nos critérios de desempate. Scott tem quatro vitórias contra três de Josef, além de dois segundos lugares contra um.

A disputa de Novato do Ano está praticamente fechada. Com 54 pontos de vantagem para Álex Palou, Rinus VeeKay precisa apenas largar em St. Pete para garantir o posto.

O GP de St. Pete, 14ª e última etapa da temporada 2020 da Indy, tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO. A largada da corrida está marcada para 15h (de Brasília, GMT -3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.