O’Ward bate Dixon e põe Chevrolet na frente no Carb Day da Indy 500. Alonso é 23º
No último treino livre antes das 500 Milhas de Indianápolis, o mexicano da McLaren deu esperanças para a Chevrolet. Helio Castroneves ficou em 17º e Tony Kanaan foi 19º
O último treino livre antes da Indy 500 2020 deu sinais de que a briga no domingo pode ser mais acirrada. Nesta sexta-feira (21), Pato O’Ward liderou o Carb Day com 39s937, superando a Ganassi de Scott Dixon e colocando a McLaren e a Chevrolet finalmente no comando das ações.
Dixon ficou 0s126 atrás do líder do dia. O neozelandês completou 59 voltas, um número relativamente baixo comparado a outros pilotos. O próprio O’Ward deu 84 giros com o carro #5. Muito próximos de Scott na tabela apareceram Alexander Rossi e Takuma Sato, mais dois carros da Honda que vão largar em boas posições no grid.
Relacionadas
Mostrando a força da McLaren, Oliver Askew completou o Carb Day em quinto. A exceção da equipe foi Fernando Alonso, que voltou a destoar dos companheiros ficou apenas em 23º, quase 0s5 atrás do parceiro mexicano.
Zach Veach surpreendeu na sexta colocação, seguido pela Penske de Josef Newgarden. Marcus Ericsson, Jack Harvey e Álex Palou fecharam o grupo dos dez primeiros. Helio Castroneves foi 17º, com Tony Kanaan em 19º e o pole Marco Andretti apenas em 28º.
A largada da 104ª edição das 500 Milhas de Indianápolis está prevista para 15h30 (em Brasília).
Saiba como foi o Carb Day
Último treino livre antes das 500 Milhas de Indianápolis e mais importante deles, o Carb Day teve início pontualmente às 12h (em Brasília). Foram 120 minutos para que os pilotos tentassem os ajustes finais já pensando na corrida do domingo. A temperatura seguia na média das demais sessões, em 25ºC.
Alexander Rossi e Pato O’Ward começaram os trabalhos na frente, mas ambos ainda com marcas elevadas acima dos 40s. O primeiro a descer para 39s foi justamente o mexicano da McLaren, virando 39s937. Rossi, Scott Dixon, um surpreendente Zach Veach e Josef Newgarden apareciam atrás.
O top-5 se manteve assim na conclusão dos primeiros 30 minutos de Carb Day e o indicativo era bem positivo: Honda e Chevrolet, aparentemente, no mesmo passo. Restava saber se a corrida teria muitas ultrapassagens, algo que o treino livre não poderia assegurar pela diferença de velocidades.
Olhando para o fundo do pelotão, dois destaques: Fernando Alonso empilhava voltas e, por mais que não fosse grandes coisas, aparecia ali em 21º. Mas o mais legal veio de Ben Hanley, que mostrou que pode, sim, disputar a corrida de domingo, andando 1s3 atrás do líder e na frente até de Max Chilton.
Enquanto Helio Castroneves mostrava um ritmo interessante na nona colocação, o Carb Day entrava naquele momento tradicional de muita gente se testando no tráfego, buscando o melhor ritmo em condições bem parecidas com as que teremos no domingo.
Aí, como costuma também acontecer, veio aquela bandeira amarela para inspeção de pista, justamente na virada da primeira para a segunda metade do Carb Day. O top-10 tinha: O’Ward, Rossi, Dixon, Veach, Newgarden, Marcus Ericsson, James Hinchcliffe, Colton Herta, Castroneves e Conor Daly. Tony Kanaan era 20º, Alonso vinha em 22º e o pole Marco Andretti aparecia em 27º.
A bandeira verde voltou a ser acionada para os últimos 55 minutos de atividades e os tempos foram melhorando. Takuma Sato se meteu em terceiro, Álex Palou escalou para oitavo e puxou Charlie Kimball junto para dentro do grupo dos dez mais rápidos.
As quatro últimas colocações seguiam as mesmas de praticamente todos os treinos: os dois carros da DRR, Chilton e Hanley. Também por isso, tentando tirar mais do que dava do carro, Sage Karam deu um toque no muro, mas sem maiores problemas para ele e para a pista.
Como sempre, Scott Dixon apareceu ali nos últimos 40 minutos apenas para deixar sua marca. O neozelandês virou 40s063 e acabou sendo quem mais se aproximava, até ali, de O’Ward. Kanaan também melhorava, mas ali para o 17º lugar.
Dali para frente, porém, foram minutos em que basicamente se viu uma procissão, com muito teste de tráfego, quilometragem, mas pouca velocidade pura e quase nada de novas marcas estabelecidas em qualquer parte da tabela de tempos.
Indy 2020, 500 Milhas de Indianápolis, Carb Day:
1 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 39.937 | 84 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 40.063 | +0.126 | 59 |
3 | A ROSSI | Andretti Honda | 40.072 | +0.135 | 58 |
4 | T SATO | RLL Honda | 40.075 | +0.138 | 85 |
5 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 40.156 | +0.219 | 82 |
6 | Z VEACH | Andretti Honda | 40.186 | +0.249 | 73 |
7 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 40.221 | +0.284 | 68 |
8 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 40.233 | +0.296 | 105 |
9 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 40.243 | +0.306 | 72 |
10 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 40.256 | +0.319 | 91 |
11 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 40.270 | +0.333 | 79 |
12 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 40.276 | +0.339 | 103 |
13 | C HERTA | Andretti Honda | 40.281 | +0.344 | 88 |
14 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 40.283 | +0.346 | 89 |
15 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.285 | +0.348 | 65 |
16 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.289 | +0.352 | 92 |
17 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 40.342 | +0.405 | 93 |
18 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 40.357 | +0.420 | 78 |
19 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 40.359 | +0.422 | 51 |
20 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 40.368 | +0.431 | 73 |
21 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 40.394 | +0.457 | 95 |
22 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 40.407 | +0.470 | 81 |
23 | F ALONSO | McLaren Chevrolet | 40.417 | +0.480 | 72 |
24 | W POWER | Penske Chevrolet | 40.435 | +0.498 | 81 |
25 | G RAHAL | RLL Honda | 40.512 | +0.575 | 71 |
26 | S PIGOT | RLL Honda | 40.579 | +0.642 | 48 |
27 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 40.600 | +0.663 | 71 |
28 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 40.666 | +0.729 | 70 |
29 | J DAVISON | Dale Coyne Honda | 40.744 | +0.807 | 64 |
30 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 40.786 | +0.849 | 80 |
31 | J HILDEBRAND | DRR Chevrolet | 40.960 | +1.023 | 44 |
32 | S KARAM | DRR Chevrolet | 41.022 | +1.085 | 38 |
33 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | 41.288 | +1.351 | 104 |