Pagenaud bate Kanaan no apagar das luzes e lidera primeiro treino livre em Phoenix. Leist é 9º

A briga pelo primeiro lugar no TL1 em Phoenix durou até os últimos instantes. Simon Pagenaud deu o troco em Tony Kanaan e colocou a Penske na frente. Matheus Leist ficou em nono, enquanto Pietro Fittipaldi foi o 14º

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Simon Pagenaud apareceu no apagar das luzes para vencer o duelo com Tony Kanaan e liderar o primeiro treino livre da Indy em Phoenix. Nesta sexta-feira (6), o francês da Penske cravou 20s174, apenas 0s007 mais veloz que o brasileiro da Foyt.

Sébastien Bourdais mostrou que a Dale Coyne também deve brigar no oval do deserto e cravou a terceira melhor marca, apenas 0s02 atrás do ponteiro compatriota. A Andretti também deu demonstrações de força com Ryan Hunter-Reay e Alexander Rossi dentro do top-5.

James Hinchcliffe foi o primeiro a andar rápido no dia, mas foi ficando para trás nos momentos decisivos da sessão, fechando na sexta colocação. Ed Jones teve um bom treino e se colocou em sétimo, superando o companheiro Scott Dixon, que foi 11º.

Atual campeão, Josef Newgarden teve um desempenho regular e colocou a Penske #1 na oitava posição. Logo atrás dele apareceram dois novatos: o brasileiro Matheus Leist, companheiro de Kanaan, e Robert Wickens, parceiro de Hinch e que fechou o grupo dos dez mais velozes.

A definição do grid de largada da Indy em Phoenix acontece ainda nesta sexta-feira, começando às 21h (em Brasília).

Simon Pagenaud liderou o TL1 (Foto: Penske/Twitter)

Confira como foi o TL1 em Phoenix

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O primeiro treino livre da Indy no final de semana da etapa em Phoenix começou pontualmente às 18h (em Brasília). Os minutos iniciais na tarde do deserto foram de nada mais que ambientação para os pilotos, que rodavam todos acima dos 35s.

 
A coisa começou a ficar séria quando restavam cerca de 45 minutos para o fim da sessão. James Hinchcliffe, Kyle Kaiser, Charlie Kimball e Max Chilton, nessa ordem, eram os primeiros que rodavam rápido, com o canadense da Schmidt Peterson com 20s235.
 
O primeiro brasileiro a aparecer bem no TL1 foi Matheus Leist. O gaúcho da Foyt veio forte, com 20s574 e assumindo a terceira colocação, logo atrás de Hinch e Ryan Hunter-Reay.
Tony Kanaan ficou no segundo lugar no TL1 (Foto: Indycar)
Companheiro de Leist, Tony Kanaan também cresceu na sessão ali pela metade dos trabalhos. O baiano foi ainda melhor, cravando 20s531. Ali, apenas Hinch, Alexander Rossi, Hunter-Reay, Simon Pagenaud e Josef Newgarden andavam mais rápido.
 
Pietro Fittipaldi vivia uma sessão de adaptação ao carro e ao oval. O brasileiro vinha, nos últimos 20 minutos, na última posição, com 21s551. Só que o treino entrava em mais um período de marasmo, com o top-10 congelado em Hinchcliffe, Rossi, Hunter-Reay, Pagenaud, Newgarden, Kanaan, Ed Jones, Leist, Scott Dixon e Will Power. 

Quando o primeiro treino parecia decidido, já entrando nos últimos dez minutos, Hunter-Reay saltou para a ponta com 20s214, com Sébastien Bourdais aparecendo bem pela primeira vez e colando em Hinch no terceiro lugar. 

Os últimos minutos foram uma loucura e a liderança mudou de mãos algumas vezes, passando rapidamente por Pagenaud e indo parar em Kanaan, que virou 20s181 e botou a Foyt como real candidata à pole.

Só que ainda tava tempo das coisas mudarem. No apagar das luzes, quando Kanaan parecia pronto para fechar na frente, Pagenaud deu o troco e, virando 20s174, acabou o TL1 na ponta.

Indy, GP de Phoenix, TL1:

1 22 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 20.174   34
2 14 Tony KANAAN BRA Foyt Chevrolet 20.181 +0.007 29
3 18 Sébastien BOURDAIS FRA Dale Coyne Honda 20.200 +0.026 25
4 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 20.214 +0.040 24
5 27 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 20.229 +0.055 32
6 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda 20.235 +0.061 42
7 10 Ed JONES ING Ganassi Honda 20.319 +0.145 32
8 1 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 20.335 +0.161 28
9 4 Matheus LEIST BRA Foyt Chevrolet 20.372 +0.198 42
10 6 Robert WICKENS CAN Schmidt Peterson Honda 20.416 +0.242 40
11 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 20.495 +0.321 36
12 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 20.538 +0.364 35
13 32 Kyle KAISER EUA Juncos Chevrolet 20.607 +0.433 54
14 19 Pietro FITTIPALDI BRA Dale Coyne Honda 20.657 +0.483 45
15 98 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 20.690 +0.516 23
16 21 Spencer PIGOT EUA Carpenter Chevrolet 20.715 +0.541 32
17 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 20.756 +0.582 30
18 30 Takuma SATO JAP RLL Honda 20.766 +0.592 32
19 88 Gabby CHAVES COL Harding Chevrolet 20.860 +0.686 25
20 20 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet 20.927 +0.753 38
21 26 Zach VEACH EUA Andretti Honda 21.102 +0.928 36
22 23 Charlie KIMBALL EUA Carlin Chevrolet 21.134 +0.960 28
23 59 Max CHILTON ING Carlin Chevrolet 21.420 +1.246 29
 

CEDO DEMAIS?

ALONSO ENTRA NO ‘MODO EMPOLGOU’ ANTES DO TEMPO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube