A Penske segue
completamente dominante na sexta-feira (19) da
Indy em Iowa. Simon Pagenaud confirmou a ótima forma do time e cravou mais uma pole, puxando a trinca que foi completada por Will Power e Josef Newgarden.
A vantagem da Penske foi impressionante. Pagenaud garantiu a posição de honra com 35s746, combinação de voltas quase 0s5 mais veloz que a do quarto colocado, o melhor do resto, Takuma Sato.
James Hinchcliffe fez uma bela classificação e conseguiu bater Alexander Rossi, grande rival de Newgarden na luta pelo título e que vai precisar de uma certa recuperação no sábado. Graham Rahal parte de sétimo, enquanto Scott Dixon, que ainda sonha com o caneco, é apenas o oitavo. Ryan Hunter-Reay e Marcus Ericsson fecham o top-10 do grid.
Tony Kanaan teve uma de suas melhores classificações do ano. O brasileiro levou a Foyt a um surpreendente 13º lugar, enquanto Matheus Leist voltou a ter um ritmo abaixo como no TL1 e vai partir de 22º na corrida deste sábado.
Simon Pagenaud é pole (Foto: IndyCar)
Saiba como foi a classificação em Iowa
A definição do grid começou com cinco minutos de atraso por problemas causados por uma corrida de categoria-suporte da Indy. Quando a pista foi devidamente liberado, os pilotos saíram respeitando a ordem inversa da classificação do campeonato. Eram apenas duas voltas para cada, coisa de menos de 40s no somatório final. A pista estava muito quente, especialmente nas curvas 3 e 4, que passavam dos 50ºC.
Conor Daly foi o primeiro, virando uma marca pouco competitiva em 37s028. Seu companheiro, Sage Karam, saiu na sequência, praticamente empatando e se colocando em vantagem no detalhe, menos de 0s1 mais rápido que o #59 da Carlin.
Os brasileiros da Foyt foram para suas voltas rápidas logo depois, com Matheus Leist mantendo um ritmo lento que mostrou no TL1 e ficando bem longe até das Carlin. Tony Kanaan, por outro lado, voltou a ser competitivo e e colocou 0s11 em Karam, uma marca que, dependendo das condições de pista dali para frente, poderia render bom lugar no grid.
Conor Daly não foi mal com a Carlin (Foto: IndyCar)
Ainda com muitos altos e baixos, Zach Veach teve mais um momento bem fraco na classificação, passando bem alto nas marcas e ficando entre Daly e Leist, em penúltimo. Daí veio Marcus Ericsson, que foi pior que Tony na primeira volta, mas roubou a pole provisória do brasileiro no giro complementar, sendo 0s15 mais veloz no total.
A luz amarela acendia de vez na Andretti quando Marco rodava de forma parecida com Veach e se colocava apenas na frente do companheiro e de Leist. Assim, Ryan Hunter-Reay e, principalmente, Alexander Rossi teriam de fazer milagre. Outra equipe que não vinha bem desde o treino livre era a Carpenter, com a sexta marca de Spencer Pigot, entre as duas Andretti.
A confirmação da complicação da Carpenter veio com Ed, dono do time e piloto, que só foi um pouquinho melhor que Pigot, ficando na frente de Andretti. Entre os companheiros, porém, teve a tentativa de Colton Herta, que só foi inferior a Ericsson.
As Dale Coyne entraram juntas e tiveram desempenhos completamente opostos. Santino Ferrucci chegou até a sonhar com a pole provisória, mas fechou em terceiro, enquanto Sébastien Bourdais lutou com o carro desde a volta de aquecimento e só andou melhor que Leist.
Colton Herta parte do meio do grid (Foto: IndyCar)
Sob pressão, Felix Rosenqvist voltou a decepcionar. O sueco da Ganassi ficou ali entre as Carlin, em uma posição que seria meio de grid, se muito. A liderança trocou de mãos internamente na Schmidt Peterson. Tranquilo, James Hinchcliffe encaixou duas voltas boas e passou mais de 0s1 mais rápido que Ericsson.
O nível da classificação, como era de se esperar, subia bastante ali no fim e Graham Rahal conseguia se meter entre os dois carros da Schmidt Peterson. Na sequência, Ryan Hunter-Reay se colocou atrás de Rahal, dando um alívio para a Andretti e, claro, para Rossi, que seria o penúltimo a sair.
A briga pela pole começava a pegar fogo e Takuma Sato tirava Hinch dali, mas logo era batido na sequência por Will Power, que tomava a primeira posição com 35s842, quase 0s4 na frente do japonês, uma vantagem absurda.
Alexander Rossi sai de sexto (Foto: IndyCar)
Scott Dixon não chegou participando da briga, mas não foi mal, se posicionando em quinto com apenas três pilotos pela frente. Simon Pagenaud veio e deu pinta de que a Penske iria dominar a situação, conseguindo bater até Power, combinando os giros em 35s746.
Restavam apenas os dois líderes do campeonato e, no geral, ambos acabaram decepcionando um pouco. Alexander Rossi foi sexto, talvez o teto da Andretti na sexta-feira, enquanto Josef Newgarden perdeu para os companheiros e, assim, larga de terceiro.
Indy 2019, GP de Iowa, Grid de largada:
1 |
S PAGENAUD |
Penske Chevrolet |
35.746 |
|
2 |
W POWER |
Penske Chevrolet |
35.842 |
+0.096 |
3 |
J NEWGARDEN |
Penske Chevrolet |
35.870 |
+0.124 |
4 |
T SATO |
RLL Honda |
36.234 |
+0.488 |
5 |
J HINCHCLIFFE |
SPM Honda |
36.531 |
+0.785 |
6 |
A ROSSI |
Andretti Honda |
36.561 |
+0.815 |
7 |
G RAHAL |
RLL Honda |
36.602 |
+0.856 |
8 |
S DIXON |
Ganassi Honda |
36.630 |
+0.884 |
9 |
R HUNTER-REAY |
Andretti Honda |
36.652 |
+0.906 |
10 |
M ERICSSON |
SPM Honda |
36.661 |
+0.915 |
11 |
C HERTA |
Harding Honda |
36.709 |
+0.963 |
12 |
S FERRUCCI |
Dale Coyne Honda |
36.716 |
+0.970 |
13 |
T KANAAN |
Foyt Chevrolet |
36.814 |
+1.068 |
14 |
S KARAM |
Carlin Chevrolet |
36.925 |
+1.179 |
15 |
F ROSENQVIST |
Ganassi Honda |
36.943 |
+1.197 |
16 |
C DALY |
Carlin Chevrolet |
37.028 |
+1.282 |
17 |
E CARPENTER |
Carpenter Chevrolet |
37.091 |
+1.345 |
18 |
M ANDRETTI |
Andretti Honda |
37.197 |
+1.451 |
19 |
S PIGOT |
Carpenter Chevrolet |
37.469 |
+1.723 |
20 |
Z VEACH |
Andretti Honda |
37.505 |
+1.759 |
21 |
S BOURDAIS |
Dale Coyne Honda |
37.556 |
+1.810 |
22 |
M LEIST |
Foyt Chevrolet |
38.512 |
+2.766 |
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